Rede municipal já superou a meta que o Plano Nacional de Educação tem para 2024
A rede municipal de ensino de Campo Bom tem 43 escolas, sendo 30 delas (69,77%) de tempo integral. Dos 9.337 alunos, 4.219 estão de forma integral, assim 45,18% dos estudantes têm atendimento o dia inteiro. Isso significa que no município, a Meta 6 do PNE – Plano Nacional de Educação está atendida. A Meta 6 do PNE determina que, até 2024, no mínimo, 50% das escolas públicas, atendam, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica em tempo integral.
As escolas municipais de ensino fundamental (EMEFs) de Tempo Integral têm um diferencial, todas têm aulas, durante o dia todo, de forma contínua em sua organização curricular. “As áreas do conhecimento e as atividades complementares são integradas ao longo do dia. Os alunos recebem três refeições diárias, incluindo o almoço e, na sua maioria, os professores têm dedicação exclusiva à escola, ou seja, 40 horas semanais”, destaca o prefeito Luciano Orsi. Outro diferencial são as aulas de alfabetização para primeiro e segundo anos e de cultura gaúcha do terceiro ao quinto ano.
A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, observa que o resultado na aprendizagem é muito positivo. “De 2015 a 2019, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) tem aumentado consideravelmente nessas escolas. Em 2021, devido ao período pandêmico, algumas seguiram crescendo, outras, estabilizaram”, diz a secretária.
Atividades nas escolas integrais
Dona Augusta – Nas aulas de Aprendizagem Criativa são estimuladas a criatividade e o empreendedorismo. O trabalho todo é “mão na massa” e os alunos se sentem capazes de criar soluções para as diversas situações que surgem na escola e na comunidade escolar.
Emílio Vetter – Ênfase nas atividades realizadas no pátio em contato com a natureza, permitindo que os alunos aproveitem os diferentes espaços. Essa abordagem reconhece a importância do ambiente para o desenvolvimento integral dos alunos.
Octacílio Fauth – A escola se destaca pela recente formação da sua banda escolar, composta por alunos do 4º e 5º ano, um sonho antigo de toda comunidade do bairro.
Edmundo Strassburger – Os primeiros anos têm semanalmente aulas de alfabetização que contemplam o processo de alfabetização de forma lúdica.
Esperança – No projeto de Matemática os alunos constroem e exploram jogos pedagógicos que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem.
Marcos Silvano – O Grupo de Dança Gaúcha “Marcos da Tradição” conta com 46 alunos do 3º ao 8º ano, sendo divididos em dois grupos, mirim e juvenil.
Princesa Isabel – O projeto de xadrez é realizado com todos os alunos do 1º ao 5º ano, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, imaginação, concentração, pensamento crítico e autoestima.