Desde às 8h desta sexta-feira, 11, o Ginásio Municipal Karl Heinz Kopittke está sendo palco da maior ação de castração de animais já realizada em Campo Bom. A iniciativa pretende castrar cerca de 300 cães e gatos durante o final de semana, nos dias 11 e 12 de abril.
O mutirão é promovido pela ONG Campo Bom Pra Cachorro, em parceria com o gabinete da vereadora Kayanne Braga (PDT). A ação foi organizada após o sucesso da primeira edição do Castramóvel no município, em 2024, quando mais de 150 animais foram castrados em celebração ao Dia Mundial dos Animais. A grande procura motivou a realização desta nova etapa.
A carreta especializada em castrações, foi trazida para Campo Bom por meio de articulação da vereadora Kayanne Braga com profissionais do GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres). Com o apoio de empresas privadas, a ação conseguiu oferecer as cirurgias a um custo reduzido
Segundo a vereadora, serão 300 castrações gratuitas, totalmente custeadas pela organização. Além disso, existe a possibilidade de realizar até 100 castrações extras por dia, a baixo custo, para quem desejar. “Nós estamos priorizando cadelas e gatas, já que são as fêmeas que podem gerar novas crias, mas também realizaremos a castração de animais machos. O pessoal da carreta tem capacidade de castrar cerca de 25 animais a cada 30 minutos, com uma equipe formada por aproximadamente 17 profissionais”, explica Kayanne. A vereadora também reforça a importância da castração para o controle populacional dos animais e a saúde pública: “Para quem ainda está em dúvida se deve castrar ou não seu animal, recomendo conversar com um veterinário ou pesquisar na internet sobre os benefícios da castração. Mais de 300 castrações em um único final de semana não é algo comum. Eu torço muito para que todas as cidades possam um dia alcançar esse nível de trabalho e compreendam o controle populacional dos animais como uma questão de saúde pública também”, destaca.
A expectativa é reduzir significativamente o número de animais abandonados nas ruas, promovendo o controle populacional de forma ética e segura.