A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou no início do mês de fevereiro estado de emergência global em razão do coronavírus. Mediante essa preocupação, e mesmo sem ter casos suspeitos na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campo Bom está trabalhando na prevenção da doença. Na tarde de segunda-feira, 3, as equipes do NUMESC e da Vigilância Epidemiológica promoveram uma qualificação para todas as equipes das unidades municipais acerca dos fluxos e procedimentos, assim como a abordagem a possíveis pacientes com suspeita do vírus. A capacitação sobre o tema ocorreu no Auditório Marlise Saueressig e reuniu cerca de 250 profissionais.
A titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, disse que “da mesma forma que estamos capacitando os funcionários da rede, profissionais do Hospital Lauro Reus também estão sendo qualificados e preparados para tratar e notificar casos suspeitos, ou seja, pessoas que vieram da China até 14 dias ou que tiveram contato com alguém que tenha vindo das áreas conflagradas”, destaca.
Suzana ressalta ainda que, caso o cidadão apresente sintomas leves como febre, tosse e desconforto respiratório, deve procurar as unidades básicas de saúde ou o Pronto Atendimento. Em casos de sintomas de maior gravidade, como insuficiência respiratória aguda, o cidadão deve procurar o Hospital Lauro Reus.
Mas, é importante salientar que o critério epidemiológico é fundamental: todos os casos de Coronavírus devem ter ligação com a China, seja pacientes que chegaram de lá nos últimos 14 dias ou pacientes que tiveram contato próximo com pessoas que tenham vindo de lá.