A educação pública campo-bonense é a melhor do Vale do Sinos, de acordo com o Ideb. Isso se dá pela preocupação incansável com a qualidade do ensino aplicado nas escolas municipais e com a valorização dos professores, o que levou a Prefeitura a buscar formas de garantir 1/3 de hora-atividade na jornada de trabalho dos docentes já em 2023.
Uma comissão integrada por professores, diretores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) foi responsável por encontrar caminhos para que a medida fosse adotada plenamente já neste ano. “Reestruturamos e readequamos a rede sem que precisasse haver a contratação de mais professores, garantindo a presença do substituto em cada escola e assegurando o contraturno escolar, uma conquista não só dos docentes, mas também dos alunos e de todos os campo-bonenses”, observa Simone Schneider, secretária da Smec.
Esse 1/3 da jornada de trabalho será para planejar as aulas, avaliar o trabalho didático, colaborar com a administração da escola, participar de reuniões pedagógicas e de capacitações profissionais – antes, eram apenas 20%. O aumento, 13,33%, é exclusivo para o planejamento. É um direito reconhecido e garantido pela administração pública de Campo Bom a partir de 2023.
Os professores devem cumprir mínimo de 50% do 1/3 de hora-atividade na escola ou em locais definidos pela Smec. As reuniões pedagógicas e atividades obrigatórias de formação continuada não aumentaram, o que significa um ganho real para o planejamento dos professores.
Para o prefeito, Luciano Orsi, a medida é importante, pois assegura aos professores parte da carga horária para o planejamento. “Preparar as aulas é fundamental para que se tenha uma educação de qualidade, por isso trabalhamos para garantir, da forma mais breve possível, esse tempo aos docentes”, afirma. O novo plano de carreira do magistério, sancionado em junho de 2022 (Lei Municipal nº 5.305), previa implantação gradual até 2024.
E os alunos?
Na Educação Infantil, quando o professor titular da turma estiver planejando as aulas, os alunos desenvolverão projetos com outros professores da rede. No Fundamental, sempre haverá um professor em sala de aula também.