Índices integram o programa Previne Brasil e os avanços garantem mais recursos federais para o município
A saúde em Campo Bom atingiu índices significativos nos atendimentos em 2023. Os principais indicadores monitorados pela pasta são definidos pelo programa Previne Brasil, lançado em 2019 e que altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios.
Das metas do programa, todas as relacionadas à saúde da mulher foram alcançadas. São elas: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas (meta 45%, alcançado 70%); proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV (meta 60%, alcançado 83%); proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado (meta 60%, alcançado 83%); e proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS (meta 40%, alcançado 42%).
O prefeito Luciano Orsi valoriza esses números e destaca que os resultados passam pelo trabalho em equipe na secretaria. “Nós temos a convicção que estamos fazendo o nosso melhor. Estamos melhor preparados para enfrentar as dificuldades do cotidiano. Toda qualificação e parceria com as equipes são importantes para que possamos atender da melhor forma a nossa população”.
A melhora dos índices representa também aumento nos repasses federais, por meio do Previne Brasil, por ser um dos requisitos. “A sensação é de gratidão. Os nossos indicadores melhoraram a partir de pequenas mudanças que fizemos internamente, trazendo mais recursos para a saúde. Isso amplia as possibilidades de investirmos em outras áreas”, comenta a secretária de Saúde, Drª. Suzana Ambros Pereira.