Caminhada das Lanternas do Natal da Integração é nesta quinta-feira

Foto: Weslei Fillmann/PMCB

Saída é às 19h30 em frente às igrejas da Avenida Brasil com percurso até o Largo Irmãos Vetter

O Natal da Integração promove, nesta quinta-feira, 7, a Caminhada das Lanternas, ação comunitária que tradicionalmente abre o natal na Alemanha. O objetivo é homenagear as tradições natalinas dos imigrantes germânicos que chegaram em Campo Bom há quase 200 anos. Com concentração a partir das 19h, a saída é às 19h30 em frente às igrejas da Avenida Brasil, no arco de boas-vindas do evento, com percurso até o Largo Irmãos Vetter.

Com produção do grupo de artesanato As Arteiras do CEU Sady Arnildo Schmidt, do bairro Operária, estarão à disposição dos campo-bonenses 400 lanternas que serão trocadas por litros de leite. A troca ocorre no local de saída da caminhada e o que for arrecadado será doado para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Campo Bom.

No natal alemão, a caminhada das lanternas lembra São Martinho, que, numa época em que a lanterna era a única opção de iluminação noturna, caminhava nas ruas a fim de encontrar e ajudar os necessitados. O objetivo é, no período do advento, em encontro comunitário, evocar a fé e a solidariedade. A ação em Campo Bom é organizada pelos centros culturais Eintracht e Glockenthal que, juntos à Prefeitura, por meio da pesquisa, estão garantindo as referências que homenageiam o Bicentenário da Imigração Alemã.

Ao fim da caminhada, no Largo Irmãos Vetter, tem início a noite dos corais do Natal da Integração. A ordem das apresentações é a seguinte: 20h, Coral Infantojuvenil da Escola de Arte-Educação (EAE); 20h15, Coral Vozes da Cidade da EAE; e 20h30, Coral Júlio Kunz, o mais antigo em atividade na região. A prática de canto coral também é uma herança dos primeiros imigrantes germânicos.

Sair da versão mobile