Brigada Militar prende último integrante de associação criminosa armada

36d9bf76 39d5 4725 a7ab 217b549374e7

Grupo atuava em roubos de veículos no Vale dos Sinos; operação conjunta foi deflagrada no início do mês

Na quinta-feira (17), a Brigada Militar de Campo Bom prendeu o último integrante de uma associação criminosa armada especializada em roubos de veículos. A ação encerra a Operação “Mercado Negro”, deflagrada em 1º de abril de 2025 em uma força-tarefa entre a Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal.

A investigação identificou que o grupo atuava de forma organizada em Campo Bom, Sapiranga e outras cidades do Vale dos Sinos, utilizando violência e ameaças para subtrair automóveis. Foram confirmados ao menos cinco roubos entre o final de 2024 e o início de 2025. Os criminosos encomendavam veículos, adulteravam sinais identificadores e revendiam os automóveis para receptadores.

Durante a apuração, os policiais descobriram que os integrantes planejavam cuidadosamente os ataques, escolhendo vítimas em locais estratégicos, como proximidades de hospitais, e priorizando mulheres, por julgarem que ofereceriam menos resistência.

Com a prisão do último envolvido, o grupo está totalmente desarticulado. No total, cinco mandados de prisão foram expedidos: dois indivíduos foram capturados, um já se encontrava preso e dois menores haviam sido apreendidos anteriormente.

Sair da versão mobile