Um retrato emocionante da mulher que transformou a política em afeto e a história em legado.
A força, o legado e a humanidade de Eva Perón ganham novo respiro no palco da Casa das Artes, em Novo Hamburgo, com a estreia do espetáculo “Evita – Por amor a um povo”, no dia 29 de novembro, às 20h. A produção, escrita e dirigida pelo argentino Fabián Abud, promete ser um dos marcos culturais do ano no Vale do Sinos, e traz no elenco o destaque de três atores campo-bonenses: Cleide Valente, Bruno da Silva e Eliézer Künast, que integram a Companhia Entretextos.
O projeto nasceu de uma inspiração profundamente pessoal. Abud conta que a primeira semente da peça veio das memórias de sua mãe, que faleceu em 2023. Ela lembrava com emoção das ações de Evita, das distribuições de alimentos, dos abraços em crianças e idosos, da construção de hospitais, escolas e moradias. Esses relatos familiares, somados a uma extensa pesquisa baseada em obras como Santa Evita, Por toda a minha vida e Essa mulher, deram origem ao texto teatral que o diretor finalizou no fim de 2023.
A montagem reúne 14 atores de diversas cidades da região, entre eles Novo Hamburgo, Campo Bom, São Leopoldo e Dois Irmãos. A peça percorre a trajetória de Eva Duarte de Perón entre 1935 e 1952, até sua morte aos 33 anos, retratando sua ascensão política, o trabalho social e a busca incansável por dignidade, educação, moradia e oportunidades para o povo argentino. “Evita lutou para que seu país fosse de primeiro mundo e para que todos tivessem orgulho de ser argentinos. Sua história segue viva até hoje”, explica Abud.
O processo de criação também carrega o peso da superação. Os ensaios, que já haviam acumulado um ano de trabalho, precisaram ser interrompidos em razão da enchente que atingiu o Estado, em maio de 2024. Ao retornarem, a equipe precisou recomeçar praticamente do zero, reafirmando o comprometimento do elenco com a obra.
Entre os nomes que integram a produção, os campo-bonenses ganham destaque especial. A atriz Cleide Valente, que interpreta dois papéis na trama: a mãe de Evita quando ela era criança e uma Dama da Sociedade, descreve a experiência como emocionante. “Contar a história dessa grande mulher é uma responsabilidade enorme. Estou realizando meu sonho de atriz, estudando muito e buscando novas oportunidades. Aos 64 anos, eu sigo me divertindo, vivendo a arte e aprendendo todos os dias”, celebra. Assistente social aposentada, Cleide participa de grupos teatrais em Novo Hamburgo e mantém formação contínua em aulas e oficinas na região.
A presença de Bruno da Silva e Eliézer Künast reforça a representatividade de Campo Bom em um espetáculo que valoriza talentos locais e evidencia a potência cultural da região. Bruno faz o papel de radialista e estilista de Evita, enquanto Eliézer interpreta dois personagens: um ator de radionovela e um político da burguesia. Para a Companhia Entretextos, fundada em 2015 e hoje também marca registrada, o trabalho simboliza um novo patamar artístico. Abud, que soma dezenas de produções e prêmios como ator e diretor, afirma que a expectativa é elevada. “Acredito que todos precisam assistir. É um espetáculo grandioso, com grandes artistas do Vale do Sinos”, reforça.
Os ingressos estão esgotados. A apresentação de estreia ocorre no dia 29 de novembro, às 20h, no Auditório Kinho Nazário, na Casa das Artes de Novo Hamburgo. Em Campo Bom, a peça está prevista para apresentação em 29 de março de 2026. Logo após, deve ser apresentada também em São Leopoldo e Porto Alegre.
Ficha técnica
Paulo Krug (Perón), Vivian Quadros (Evita), Bruno Eduardo Silva, Bruno Krug, Eliézer Kunast, Gilberto Bauer, Antonio Borges, João Koehler, Meg Yllana, Cleide Valente, Circe de Aguiar, Nataly Pinheiro, Shanddy Finotti, Rodrigo Zago (vinheta e trilha sonora), Cleber Monteiro (cenário e iluminação), Jardel de Oliveira (maquiagem), Entretextos (figurino) e Fabián Abud (texto e direção geral).
















