A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Pensando Direito
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Pensando Direito
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Aos cinco anos, Suany conseguiu caminhar sem dor pela primeira vez

Redação / AG por Redação / AG
27 de janeiro de 2020
em Comunidade
0 0
A A
Aos cinco anos, Suany conseguiu caminhar sem dor pela primeira vez

Angélica Spengler/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Quando Maria Suany Becker Ferreira, 5 anos, ficou em pé, a menina e sua mãe, Edna Becker, se entreolharam como se dividissem intimamente uma alegria contida, celebrassem uma aguardada conquista. 22 dias após o Natal, finalmente o presente tão esperado chegou, depois de ter enfrentado anos de muitas dores físicas em tentativas médicas de “corrigir seus defeitos de nascimento”, Suany recebeu a órtese e a palmilha feitas sob medida, que poderão ser um divisor de águas em sua qualidade de vida.

A compra dos acessórios foi feita através de uma campanha solidária que o AG lançou no dia 6 de dezembro. Em menos de uma semana a vakinha virtual arrecadou os R$850,00 necessários para a aquisição. A família humilde do oleiro Marcos Roberto Ferreira e da dona de casa Edna não teria como arcar com as despesas. O casal, que têm mais quatro filhos além de Suany, com idades entre 16 e um ano vive com renda que o pai ganha trabalhando em uma olaria no bairro Barrinha.

A entrega foi feita quinta-feira, 16, na sede da Apae em Campo Bom. (Assista o vídeo clicando aqui).

Material anatômico

Produzidos em polipropileno, EVA e velcros tanto a órtese Suropodálica, para tornozelo e pé- semelhante a uma bota-, como a palmilha com elevação do arco longitudinal e preenchimento dos metatarsos são leves e se ajustam à anatomia atípica do corpo da menina. A partir de agora, a pequena deve ganhar maior capacidade para correr, pular, saltar, dançar e brincar, sem dor. “Nunca desisti da minha filha, por mais difícil que parecesse o caminho. Demorei anos para entender que ela não tinha de fazer cirurgias dolorosas para ficar com os pezinhos iguais aos das outras crianças. Ela precisava era de uma adaptação que se ajustasse a seu corpo”, afirma a mãe, que lutou contra o diagnóstico médico. Durante cinco anos a equipe médica que acompanhou Suany apontava que a retirada dos membros e a colocação de próteses era a melhor forma para a menina conseguir levar uma vida normal.

Contrariando expectativas de médicos, a menina que nasceu sem os dedos dos pés conseguiu ficar em pé aos 9 meses e andou antes de completar um ano e meio de vida, como todos os bebês. “A opção que me apresentaram era a amputação, desde o nascimento dela. Me falavam que minha vida nunca iria andar, que passaria a vida se arrastando no chão e hoje olha ela aí, caminhando”, emociona-se a mãe.

O primeiro teste de Suany com os acessórios parecia a exibição de uma veterana. Desfilou usando o que gosta de chamar de botas, com aparente facilidade e desempenho de profissional. Confecionada em cor de rosa e com estampa de um dos seus desenhos preferidos “Masha e o Urso”, a menina parecia não acreditar que finalmente poderá brincar e andar sem dor. “A capacidade de adaptação das crianças é enorme e quase instantânea. Elas não reclamam das dores do andar, não sentem tontura, não querem fazer reparos em nada. Nosso papel é dar o máximo de conforto e promover um alinhamento perfeito da órtese para ela”, revelou Claudio Aldaves, técnico ortesista.

Pela vontade de Suany, nenhum ajuste era necessário na bota, mas o técnico notou um pequeno desnível que foi corrigido em minutos na sala de fisioterapia mesmo.

Aluna da Emei Princesinha, ela corre, pula, dança, brinca. Como todas as crianças de cinco anos de idade. Com um brilho incontestável no olhar, a pequena testava as possiblidades que os equipamentos poderão lhe proporcionar. Um deles, o tão esperado tênis que brilha no escuro. Anteriormente a menina conseguia usar apenas botas devido a falta de sustentação de seus pés. “Agora calço número 25”, informou Suany.

Acessórios deverão ser trocados

A menina, parobeense que mora no bairro Barrinha há cerca de sete meses deve usar o equipamento por cerca de um ano, quando deverá ser trocado, acompanhando seu crescimento. Com a órtese e a palmilha ela vai calçar numeração 25 e quer ganhar um tênis que brilha o mais breve possível. “O mais importante é a Suany estar se sentindo bem, sem dor, como se estivesse usando um sapato confortável. Ela vai trocar o equipamento de tempos em tempos, mas sempre será ela quem deverá decidir como se sente melhor em sua mobilidade”, declarou a fisioterapeuta Patricia Velho Premaor, que acompanha o tratamento da criança desde que a família chegou ao município.

Entenda o caso

Embora tenha nascido saudável, Suany possui má-formação congênita dos membros inferiores (pés e tíbia), incluindo a cintura pélvica. No pé direito a menina possui quatro dedos (um deles interno) e no esquerdo, o calcanhar não se desenvolveu e o membro sem ossos conta com apenas dois dedinhos. O diagnóstico médico aponta ainda alteração entre o comprimento das pernas – a esquerda é 4.5cm menor. Segundo a mãe, a malformação ocorreu devido o bebê permanecer sentado sobre as pernas durante toda gestação.

Post Anterior

Morre, aos 87 anos, a professora Ria Blos

Próximo post

ONG lança calendário com fotos de pets com noite de AUtógrafos

Notícias relacionadas

Bombeiros controlam incêndio em caminhão de piche na RS-239
Comunidade

Bombeiros controlam incêndio em caminhão de piche na RS-239

26 de agosto de 2025
Recolhimento de podas atinge quatro bairros até dia 29
Comunidade

Recolhimento de podas atinge quatro bairros até dia 29

26 de agosto de 2025
AG 39 anos: Conheça a host do AG CAST
Comunidade

AG 39 anos: Conheça a host do AG CAST

25 de agosto de 2025
Próximo post
ONG lança calendário com fotos de pets com noite de AUtógrafos

ONG lança calendário com fotos de pets com noite de AUtógrafos

APAE é alvo do segundo arrombamento em um mês

APAE é alvo do segundo arrombamento em um mês

Sorteio do Comprar Aqui é Bom Demais acontece na próxima semana

Sorteio da Campanha Comprar Aqui é Bom Demais acontece nesta quarta-feira

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Prefeito e lideranças pedem melhorias na RS-239
  • Vereadores querem novo CEP nas placas de ruas de Campo Bom
  • Bombeiros controlam incêndio em caminhão de piche na RS-239

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Dr Carlos Eduardo França Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Saúde

A Gazeta CB

  • A segurança no trecho da RS-239 que corta Campo Bom voltou a ser pauta nesta segunda-feira (25). O prefeito Giovani Feltes, acompanhado de secretários, vereadores, empresários locais e do deputado estadual Issur Koch, reuniu-se com o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacor, para tratar das principais demandas da comunidade.

📍 O encontro aconteceu às margens da rodovia, em frente à empresa Box Print, e teve como foco segurança, mobilidade e infraestrutura.

Entre as reivindicações apresentadas estão:
✅ Implantação de novos acessos e rotatórias;
✅ Instalação de controladores de velocidade;
✅ Revitalização da sinalização da via e dos acessos;
✅ Construção de um novo retorno no km 22;
✅ Instalação de uma passarela para pedestres.

O prefeito destacou que o ideal seria a construção de um viaduto no município, obra que poderia ser viabilizada com recursos do Funrigs. “Como isso demandaria mais tempo, pedimos medidas rápidas, como passarela e redutores de velocidade, que exigem menos recursos e podem salvar vidas”, afirmou Giovani Feltes.

O presidente da EGR reconheceu a legitimidade das solicitações e confirmou que a empresa deve reduzir o limite de velocidade na rodovia, de 80 km/h para 60 km/h, assim como já aconteceu em Sapiranga. Ele ainda informou que está em estudo a construção de uma passarela e outras intervenções que possam ser aplicadas em breve.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO
  • Desde abril, os campo-bonenses convivem com uma novidade: cada rua da cidade passou a ter um CEP próprio, substituindo o antigo 93700-000, que era geral para todo o município.

A mudança, feita pelos Correios, trouxe mais precisão na entrega de correspondências, mas também gerou uma dificuldade: quase ninguém sabe de cor o novo CEP da sua rua. Pensando nisso, os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (25) um requerimento do Professor Jéferson (PDT), que pede à Prefeitura a inclusão dos novos códigos nas placas de identificação das ruas.

➡️ A ideia não é trocar todas as placas de uma só vez, mas ir implantando gradualmente. Assim, os moradores poderão se acostumar e memorizar novamente essa informação essencial do dia a dia.

Além dessa proposta, a sessão também aprovou:

✅ Projeto do vereador Paulo Silveira (MDB) pedindo a criação de escolinhas de bocha em parceria entre clubes e Município;
✅ Pedido do vereador Marasca (Republicanos) para que seja estudada a implantação de um crematório municipal, diante da superlotação do cemitério;
✅ Uma menção honrosa à estudante Maria Eduarda Pandolfo, que conquistou o prêmio de melhor roteiro com o curta “E se…” na 1ª Mostra Estudantil do Festival de Cinema de Gramado.

Os parlamentares ainda aprovaram cinco projetos de lei da Prefeitura. Entre eles:

🏠 Isenção do ITBI para beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida (compra assistida), criado para atender famílias que perderam suas casas nas enchentes;
🏛️ Autorização para contratação de crédito junto ao BRDE, que deve financiar melhorias na cidade.

Foto: Emerson Santos/CMCB

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O Corpo de Bombeiros de Campo Bom foi acionado por volta das 12h14 desta terça-feira (26) para atender a um incêndio em um caminhão que fazia parte de uma empresa responsável pelo recapeamento asfáltico da RS-239. O fato ocorreu nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária.

De acordo com os bombeiros, o fogo iniciou em um equipamento utilizado para aquecer o piche, se espalhando rapidamente pelo veículo. Funcionários ainda tentaram conter as chamas com extintores, mas não tiveram sucesso. O caminhão ficou totalmente destruído, mas ninguém se feriu.

Fotos: Mateus Ferrandin e Magno Molina/CBMRS
  • AG CONTIGO | 26.08

DESTAQUES:

➡️ Prefeitura confirma mais R$ 1 milhão para a saúde municipal

➡️ Qualifica Campo Bom inicia com mais de 50 cadastros e inscrições abertas

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • 💬 Campo Bom mais perto de ti!

O AG CONTIGO chega pra resumir as notícias do nosso dia a dia de um jeito prático e objetivo, com a jornalista Mairan Pacheco.

📲 Informação de qualidade, do jeito que tu, campo-bonense, merece 💙💛
  • AG CAST | #EP02

No próximo episódio do AG CAST tu vai conferir como a Diêni, da Diêni Cakes Confeitaria Artesanal transformou paixão em negócio e os desafios de empreender em Campo Bom.

Histórias emocionantes, desafios, momentos engraçados e muitas inspirações estão no 2º episódio do AG Cast, que vai ao ar nesta quinta-feira! 🎙️🔥

👉 confere um trechinho da conversa
  • Na manhã desta segunda-feira (25), o Hospital Lauro Reus recebeu a confirmação de mais uma emenda parlamentar, desta vez no valor de R$ 1 milhão, destinada pelo deputado federal Márcio Biolchi. O recurso foi entregue pela chefe de gabinete, Cristiane Lohmann, ao prefeito Giovani Feltes e à gerente administrativa do hospital, Tamara Reis, em ato realizado na instituição.

Também participaram da solenidade a secretária de Saúde, Luana Schnorr, a secretária-geral, Beatriz Fagundes, o secretário de Finanças, Nilson Parnow, o secretário de Obras, Paulo Gomes, e a diretora do Espaço CEU, Anita Schneider, além dos vereadores João Paulo, Paulo Silveira e Cleber Nunes.

O valor se soma a outro R$ 1 milhão já destinado anteriormente pelo deputado ao município, totalizando R$ 2 milhões em emendas para Campo Bom em 2025. Os recursos serão aplicados na aquisição de uma nova van para transporte de pacientes e em investimentos na saúde municipal.

O prefeito Giovani Feltes destacou a importância da conquista. “Seguimos empenhados em buscar recursos que fortaleçam o Hospital Lauro Reus e tragam melhorias diretas no atendimento à nossa comunidade. Cada investimento conquistado representa mais qualidade, mais acesso e mais cuidado para os campo-bonenses. Essa emenda é um passo importante, mas continuaremos trabalhando para garantir ainda mais avanços na saúde do nosso município”, afirmou.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • ESPECIAL AG 39 ANOS | Por: Daiane Ferraz

Sou Daiane Ferraz, nascida e criada em Campo Bom, no querido bairro Operária, onde vivi até os 17 anos. Hoje, aos 37, moro no bairro Imigrante, casada há 22 anos, mãe de dois filhos e filha de empresários do setor coureiro-calçadista. Desde pequena, aprendi que o mundo dos negócios vai muito além de números: envolve esforço, cobrança, clientes, contas a pagar e receber, mas, acima de tudo, envolve pessoas.

Minha trajetória sempre foi marcada pela comunicação e pela participação na comunidade. Na escola, estava em tudo: teatro, feiras de ciências, cursos de informática, inglês, desfiles cívicos e até concursos de beleza. Aos 13 anos, criei meu primeiro negócio: fazia cartões de visita para os comércios locais. Depois, vieram experiências no telemarketing, na área hospitalar como tesoureira, e também como gerente e executiva de vendas.

Em 2024, dei um passo importante: criei o ElaPod, um podcast para contar a história de mulheres empresárias da nossa cidade, mostrando como a resiliência é combustível para equilibrar a vida entre casa, filhos e trabalho. Descobri, nesse processo, que comunicação é ponte — e que, muitas vezes, o que mais falta não é produto ou serviço, mas conexão real.

É justamente esse propósito que me trouxe até aqui: o AG Cast nasceu para aproximar ainda mais a população campobonense de seus empreendedores. Quero mostrar que, por trás de cada CNPJ, existe um CPF que acorda cedo todos os dias para servir, movido pelo seu ikigai — sua razão de ser.

O meu relacionamento com A Gazeta foi mais que um presente. Enquanto o jornal já idealizava o projeto, eu já carregava comigo o sonho — e esse encontro foi o mais bacana de todos. Sou profundamente grata pela confiança que a família A Gazeta me concedeu. Estou cercada de profissionais competentes, com trajetórias admiráveis e valores sólidos. Quero deixar registrado aqui meu agradecimento por poder dar voz a essa nova versão de comunicar.

(Continua nos comentários)

#AG39anos

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Pensando Direito
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile