Amigos do Papai Noel: Uma história de solidariedade que cresce a cada natal

Jéssica Kinast compartilha a trajetória do grupo que transforma Natal em esperança para crianças carentes em Campo Bom

Em 2016, Jéssica Kinast e sua família decidiram tornar o Natal de algumas crianças em Campo Bom mais especial. O gesto inicial, motivado por uma cartinha pedindo material escolar e comida, cresceu ao longo dos anos e se transformou no grupo “Amigos do Papai Noel”. Hoje, com 14 membros dedicados, o grupo realiza uma impactante ação solidária que vai muito além da entrega de presentes.

Tudo começou com uma simples cartinha e a generosidade da família Kinast. Jéssica e sua irmã Tamara organizaram doações improvisadas, distribuindo alimentos e brinquedos para cerca de 10 crianças no bairro. No ano seguinte, a iniciativa se ampliou, mas a verdadeira virada ocorreu quando perceberam a necessidade de uma abordagem mais organizada.

Jéssica relata: “Foi então que pensamos em fazer uma rifa, juntar o valor e nós mesmos comprarmos tudo. Começamos com 2000 números e hoje estamos vendendo 4500.”

O caminho para transformar o Natal dessas crianças é longo e desafiador. Por trás da magia do dia 25, há uma rifa a ser montada, patrocinadores a serem encontrados, orçamentos a serem ajustados, divulgação, venda de números e uma série de outras atividades que demandam dedicação e tempo.

Foco de 2023

Este ano, o foco do grupo foi montar mais cestas básicas. Jéssica destaca: “A necessidade de ter mais alimentos foi percebida no Natal passado.” Apesar de terem entregues mais de 800 brinquedos nos últimos dois anos, a ênfase agora foi em proporcionar não apenas momentos de alegria, mas também garantir uma mesa farta para as famílias atendidas.

Integrantes que foram para a Austrália continuam a participar, doando prêmios e contribuindo de forma remota. “O projeto é aberto a novos integrantes, que apenas precisam estar dispostos a se doar e pegar junto com a gente durante todo o processo”, disse ela.

Sair da versão mobile