Com as escolas fechadas desde março, após o decreto de situação de emergência em Campo Bom em função do novo Coronavírus, o município adotou medidas para tentar não gerar insegurança alimentar às crianças que estudam na rede municipal de ensino. Em alguns casos de famílias de baixa renda, a merenda era a única refeição adequada do dia para os estudantes.
Os alimentos deixaram as dispensas das escolas e ganharam outra destinação. A Prefeitura deu início na quarta-feira, 15 à entrega de 500 kits aos pais ou responsáveis pelos alunos. Por se tratar de alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a ação teve autorização do governo federal e decreto específico emitido pela Prefeitura.
Segundo a secretária de Educação e Cultura Simone Schneider, a direção das instituições de ensino se encarregou pela triagem de seus alunos, tendo em vista o fato de conhecerem a realidade das famílias de sua comunidade escolar. Segundo Simone, famílias que já recebem cesta básica por meio de outro programa social de âmbito municipal, como os pertinentes ao CRAS, não receberão este kit.
A entrega dos produtos é realizada nas próprias escolas em que os alunos estudam e segundo a secretária a equipe diretiva está tendo todo o cuidado para evitar a aglomeração de pessoas, como preconizam os órgãos de saúde como medida preventiva do Coronavírus.