A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Al-Anon: uma jornada da escuridão à luz

Redação / AG por Redação / AG
27 de outubro de 2023
em Comunidade
0 0
A A
Al-Anon: uma jornada da escuridão à luz
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Conheça mais sobre o grupo que fortalece as vidas das famílias e amigos de alcoólicos

A vida nem sempre segue o caminho esperado, e, muitas vezes, enfrentamos desafios inesperados que nos empurram para a escuridão. Para uma mulher de Campo Bom, que prefere manter seu nome no anonimato, essa escuridão surgiu na forma do alcoolismo de seu marido. No entanto, sua jornada a levou a uma luz no final do túnel: o Al-Anon.

Um raio de esperança

Iniciando sua jornada no Al-Anon em Novo Hamburgo, nossa entrevistada revela: “Comecei no grupo de Novo Hamburgo porque eu não sabia que tinha aqui. Depois comecei a vir em Campo Bom, e para mim foi ótimo, por meu marido ser alcoólico, hoje em recuperação. Para mim, o Al-Anon foi uma luz no final do túnel”.

Ela compartilha a importância do Al-Anon na sua vida, explicando que, inicialmente, ela compareceu por mera curiosidade, mas a experiência a tocou profundamente. “A gente chega no grupo, pensando em ajudar o alcoólico, mas quando participamos, percebemos que vamos para nos ajudar, que também ficamos doentes. O alcoólico bebe, fica apagado, mas a família vê o que está acontecendo o tempo todo, então muitas vezes o familiar fica mais doente que o próprio alcoólico”, disse ela.

Do silêncio à recuperação

A entrevistada detalha a dificuldade de viver com um marido alcoólico. “Meu marido não era agressivo, ele estava em casa, mas não estava presente. E aquilo machucava muito. Meus filhos queriam brincar, queriam a presença do pai”.

No entanto, após um período de luta, seu marido tomou a decisão de buscar ajuda. “Ele se internou em uma clínica por um mês, porque ele não conseguiu sozinho, porque ele teve uma recaída e não conseguiu mais. Hoje ele está bem, mas é uma doença que está sujeita a recaídas, não importa quantos anos fique sem. Após sair, ele ficou sempre indo no AA, é o remédio dele e o meu, é o Al-Anon”.

Uma comunidade de apoio

As reuniões oferecem um espaço seguro para compartilhar, com um compromisso com o anonimato: “Porque muitas vezes a pessoa se fecha e fica mal, não quer admitir que casou ou vive com o alcoólico e outros falam, mas aquilo acaba virando fofoca, o que é pior ainda”.

Ela enfatiza a transformação que o Al-Anon trouxe a sua vida, permitindo que ela se libertasse da vergonha que muitas vezes assombra familiares de alcoólicos. “Lembro que quando eu saía na rua, eu sentia que todos estavam me apontando, se tivesse um buraco eu entrava. Depois que conheci o Al-Anon deixei de ter vergonha, eu soube que o alcoolismo é uma doença, enxerguei a situação de forma diferente e aprendi a lidar.”

Como participar

Se você está passando por desafios semelhantes e deseja participar do Al-Anon, o horário das reuniões é nas sextas-feiras, às 19h30. O local é na Rua Voluntários da Pátria, 121, com entrada pela Rua Tamoio, Dep. Clube Oriente. Os telefones para contato são: 982707506 ou 33116315.

Post Anterior

Futsal de Campo Bom define finalistas nesta sexta

Próximo post

Emílio e Alegria: Cães comunitários são acolhidos pela cidade

Notícias relacionadas

Promoções e horários diferenciados para a compra de presentes de Dia das Mães na Casa do Artesão
Comunidade

Promoções e horários diferenciados para a compra de presentes de Dia das Mães na Casa do Artesão

29 de abril de 2026
Vereadores aprovam projeto que suspende cobrança de água em caso de falhas no abastecimento
Comunidade

Vereadores aprovam projeto que suspende cobrança de água em caso de falhas no abastecimento

28 de abril de 2026
Recolhimento de podas segue cronograma em mais seis bairros entre 15 e 20 de julho
Comunidade

Prefeitura inicia calendário anual de podas de árvores

28 de abril de 2026
Próximo post
Emílio e Alegria: Cães comunitários são acolhidos pela cidade

Emílio e Alegria: Cães comunitários são acolhidos pela cidade

Campo Bom terá Torneio de Xadrez em novembro

Campo Bom terá Torneio de Xadrez em novembro

Reinauguração da Escola Sempre Unidos será neste sábado

Reinauguração da Escola Sempre Unidos será neste sábado

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Semifinais do Futsal Série Ouro estão marcadas para o dia 8 de maio
  • Promoções e horários diferenciados para a compra de presentes de Dia das Mães na Casa do Artesão
  • Vereadores aprovam projeto que suspende cobrança de água em caso de falhas no abastecimento

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 30.04

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ 1º de maio: a força de quem faz Campo Bom acontecer;

➡️ Campo Bom na trilha do penta com Elias Weiss;

➡️ M’Bororé lança edição histórica do 25º Sarau de Arte Gaúcha.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetaCB.com.br (LINK NA BIO)
  • Que comecem os jogos ⛹️‍♀️🤾‍♂️🏃‍♀️⚽️🥋

#40olimpiadaestudantildecampobom

📷 Briane Colissi e Mairan Pacheco/AG
  • A 40ª Olimpíada Estudantil de Campo Bom teve sua abertura oficial na manhã desta quinta-feira (30), no Ginásio do CEI, marcando o início de mais uma edição do maior evento esportivo estudantil do município.

Com expectativa de mais de 9 mil inscrições ao longo do ano, a competição reúne estudantes das redes municipal, estadual e privada em diversas modalidades esportivas, promovendo integração, espírito esportivo e formação entre os jovens.

A cerimônia contou com o tradicional acendimento da pira olímpica e homenagens a pessoas que contribuíram para a história da Olimpíada ao longo de suas quatro décadas.

As disputas seguem até novembro, com encerramento e premiação dos destaques de cada categoria.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 30 de Abril.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • EXCLUSIVO | ✍️ @mairanpacheco 

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Amarelinha, no bairro Porto Blos, recebe mais de 130 crianças, desde o berçário até o pré-2, acolhendo os pequenos de 0 a 5 anos. É neste palco de desenvolvimento desde os primeiros passos que a escola se destaca por uma ideia que reúne literatura, representação e construção de cidadania: a Afroteca.

Idealizada em 2023, a Afroteca nasceu da reformulação da biblioteca escolar, com o intuito de ampliar os debates sobre questões étnico-raciais no ambiente educativo.

O projeto ganhou ainda mais força em 2025, motivado pelas discussões pedagógicas e pelas experiências relatadas pela professora do Projeto da Diversidade. A troca de ideias entre a equipe, somada ao entusiasmo geral, levou à criação de um espaço especial no saguão da escola. O local, que antes abrigava a Geladeira Literária, ação que permite o empréstimo de livros pela comunidade, passou a receber também obras que valorizam diferentes etnias, ampliando o acesso à diversidade cultural.

Além dos livros, a Afroteca reúne instrumentos, brinquedos, tecidos e outros materiais que conversam com as histórias disponíveis no acervo, proporcionando uma experiência sensorial e educativa. As obras não são exclusivas do público infantil, sendo acessíveis também aos adultos que frequentam o espaço.

A formação do acervo contou com sugestões vindas de cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação, além da participação de membros da escola em eventos como o projeto Descolonizando Saberes e o Simpósio de Educação Infantil, que trataram do tema em oficinas e palestras. Entre os critérios de seleção, destaca-se a valorização de autores negros, fortalecendo a representatividade nas histórias apresentadas às crianças.

Com uma proposta pedagógica focada na educação antirracista, o projeto vai além do cumprimento de regras e se integra à vida da escola.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 29.03

➡️ Inscrições abertas para o curso básico de informática voltado à inclusão digital.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Os vereadores de Campo Bom aprovaram por unanimidade, na sessão ordinária desta segunda-feira (27), um projeto de lei que determina a suspensão da cobrança da tarifa de abastecimento de água em situações de descontinuidade do serviço ou quando o fornecimento ocorrer fora dos padrões de potabilidade.

A proposta, assinada por todos os parlamentares da Câmara Municipal, representa mais um passo no trabalho de fiscalização dos serviços prestados pela Corsan e agora segue para sanção do prefeito Giovani Feltes.
O projeto tem como objetivo garantir que a cobrança da tarifa ocorra apenas quando o serviço for prestado de forma eficiente, contínua e segura. A medida também busca coibir falhas e inadequações no abastecimento, prevendo a criação de um mecanismo administrativo que permita à Prefeitura suspender a cobrança sempre que forem constatadas irregularidades.

Durante a mesma sessão, os vereadores também aprovaram, por unanimidade, uma moção de repúdio à Aegea/Corsan, em razão da precariedade do serviço prestado no município.

Além disso, foram aprovados três pedidos de informação, três requerimentos, dois projetos de lei e uma moção. A sessão contou ainda com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Gabriel Colissi, que apresentou dados e detalhou as ações do município em relação ao atendimento às pessoas em situação de rua.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Inicia nos próximos dias, o calendário anual de podas de árvores, com cronograma organizado por regiões da cidade. O cronograma começa no dia 29 de abril e segue até 7 de maio, atendendo moradores da região Centro Norte e parte do bairro Genuíno Sampaio, abrangendo a área entre as avenidas Brasil, dos Estados e Emílio Vetter.

Na sequência, entre os dias 5 e 14 de maio, os serviços contemplam a região Centro Sul e parte do bairro Celeste, incluindo o trecho localizado entre as avenidas Brasil, Independência, Willy Reichert e Gustavo Vetter. A Administração Municipal reforça que os moradores devem realizar as podas dentro do período estabelecido para cada região e depositar os materiais corretamente nas calçadas, exclusivamente nos dias programados para recolhimento. O descarte fora do cronograma é considerado irregular e pode resultar em multa.

A Prefeitura orienta ainda que apenas resíduos de poda devem ser descartados, sem mistura com outros tipos de lixo. O cronograma poderá sofrer alterações em caso de condições climáticas desfavoráveis. Para os moradores que não puderem aguardar o período previsto para sua região, os resíduos podem ser destinados diretamente à Horta Comunitária da Aurora ou ao espaço ao lado da Usina de Reciclagem, na Estrada do Mônaco.

A Administração Municipal destaca ainda que a poda corretiva nas calçadas, quando necessária, é realizada pelo próprio município, contribuindo para a manutenção adequada da arborização urbana e reforçando o compromisso com a organização da cidade, a preservação ambiental e a colaboração entre poder público e comunidade.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.