A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Al-Anon: uma jornada da escuridão à luz

Redação / AG por Redação / AG
27 de outubro de 2023
em Comunidade
0 0
A A
Al-Anon: uma jornada da escuridão à luz
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Conheça mais sobre o grupo que fortalece as vidas das famílias e amigos de alcoólicos

A vida nem sempre segue o caminho esperado, e, muitas vezes, enfrentamos desafios inesperados que nos empurram para a escuridão. Para uma mulher de Campo Bom, que prefere manter seu nome no anonimato, essa escuridão surgiu na forma do alcoolismo de seu marido. No entanto, sua jornada a levou a uma luz no final do túnel: o Al-Anon.

Um raio de esperança

Iniciando sua jornada no Al-Anon em Novo Hamburgo, nossa entrevistada revela: “Comecei no grupo de Novo Hamburgo porque eu não sabia que tinha aqui. Depois comecei a vir em Campo Bom, e para mim foi ótimo, por meu marido ser alcoólico, hoje em recuperação. Para mim, o Al-Anon foi uma luz no final do túnel”.

Ela compartilha a importância do Al-Anon na sua vida, explicando que, inicialmente, ela compareceu por mera curiosidade, mas a experiência a tocou profundamente. “A gente chega no grupo, pensando em ajudar o alcoólico, mas quando participamos, percebemos que vamos para nos ajudar, que também ficamos doentes. O alcoólico bebe, fica apagado, mas a família vê o que está acontecendo o tempo todo, então muitas vezes o familiar fica mais doente que o próprio alcoólico”, disse ela.

Do silêncio à recuperação

A entrevistada detalha a dificuldade de viver com um marido alcoólico. “Meu marido não era agressivo, ele estava em casa, mas não estava presente. E aquilo machucava muito. Meus filhos queriam brincar, queriam a presença do pai”.

No entanto, após um período de luta, seu marido tomou a decisão de buscar ajuda. “Ele se internou em uma clínica por um mês, porque ele não conseguiu sozinho, porque ele teve uma recaída e não conseguiu mais. Hoje ele está bem, mas é uma doença que está sujeita a recaídas, não importa quantos anos fique sem. Após sair, ele ficou sempre indo no AA, é o remédio dele e o meu, é o Al-Anon”.

Uma comunidade de apoio

As reuniões oferecem um espaço seguro para compartilhar, com um compromisso com o anonimato: “Porque muitas vezes a pessoa se fecha e fica mal, não quer admitir que casou ou vive com o alcoólico e outros falam, mas aquilo acaba virando fofoca, o que é pior ainda”.

Ela enfatiza a transformação que o Al-Anon trouxe a sua vida, permitindo que ela se libertasse da vergonha que muitas vezes assombra familiares de alcoólicos. “Lembro que quando eu saía na rua, eu sentia que todos estavam me apontando, se tivesse um buraco eu entrava. Depois que conheci o Al-Anon deixei de ter vergonha, eu soube que o alcoolismo é uma doença, enxerguei a situação de forma diferente e aprendi a lidar.”

Como participar

Se você está passando por desafios semelhantes e deseja participar do Al-Anon, o horário das reuniões é nas sextas-feiras, às 19h30. O local é na Rua Voluntários da Pátria, 121, com entrada pela Rua Tamoio, Dep. Clube Oriente. Os telefones para contato são: 982707506 ou 33116315.

Post Anterior

Futsal de Campo Bom define finalistas nesta sexta

Próximo post

Emílio e Alegria: Cães comunitários são acolhidos pela cidade

Notícias relacionadas

Prefeitura de Campo Bom propõe acordo para quitar dívida histórica de mais de R$ 17 milhões com a RGE
Comunidade

Prefeitura de Campo Bom propõe acordo para quitar dívida histórica de mais de R$ 17 milhões com a RGE

13 de abril de 2026
Moradores relatam problemas na água; Corsan atribui a fenômeno natural
Comunidade

Moradores relatam problemas na água; Corsan atribui a fenômeno natural

13 de abril de 2026
“Sou uma longa história”: empreendedora de Campo Bom estreia na literatura com obra autobiográfica
Comunidade

“Sou uma longa história”: empreendedora de Campo Bom estreia na literatura com obra autobiográfica

13 de abril de 2026
Próximo post
Emílio e Alegria: Cães comunitários são acolhidos pela cidade

Emílio e Alegria: Cães comunitários são acolhidos pela cidade

Campo Bom terá Torneio de Xadrez em novembro

Campo Bom terá Torneio de Xadrez em novembro

Reinauguração da Escola Sempre Unidos será neste sábado

Reinauguração da Escola Sempre Unidos será neste sábado

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Inscrições abertas para a Rústica do Trabalhador, que ocorre em 1º de Maio
  • UBS Paulista dará suporte aos atendimentos do PA na próxima segunda-feira
  • Formandos do Ensino Fundamental na Emef Santos Dumont participam de visita ao Projeto Pescar

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 16.03

➡️ Rústica do Esporte em Ação no Dia do Trabalhador está com as inscrições abertas.

 MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetaCB.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem investigado por envolvimento em um homicídio ocorrido em Campo Bom, no dia 16 de fevereiro, se apresentou à polícia na cidade de Palmeiras das Missões. Ele estava foragido desde a data do crime.

De acordo com informações do delegado Rodrigo Câmara, a Polícia Civil de Campo Bom, com apoio da inteligência da Brigada Militar, realizava buscas intensas há semanas na região do Norte do Estado, após identificar que o suspeito havia fugido para o local. Conforme o delegado, ao perceber que poderia ser capturado, o investigado decidiu se apresentar espontaneamente na delegacia de Palmeiras das Missões, acompanhado de seu advogado. Em depoimento, ele alegou que deixou Campo Bom por estar sendo ameaçado por pessoas ligadas à vítima e afirmou que pretende colaborar com as investigações.

Relembre o caso: O crime ocorreu na noite de 16 de fevereiro, por volta das 19h, no bairro Jardim do Sol. A vítima foi identificada como Gleisson Elvis Gomes, de 32 anos, morador do bairro Porto Blos.

Na ocasião, equipes da Brigada Militar e da Polícia Civil foram acionadas e encontraram o homem já sem vida no local. 

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 15.04

➡️ Dra. Ivanda receberá o Título de Cidadã Campo-bonense, nesta quarta-feira (15).

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazwtacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Guarda Municipal de Campo Bom prendeu um homem por tráfico de drogas na noite de segunda-feira (13) e apreendeu aproximadamente 100 quilos de maconha durante uma ação de fiscalização em uma das vias de acesso ao município.

A ocorrência teve início durante uma operação de abordagem a veículos, quando o condutor de um automóvel desobedeceu à ordem de parada, furou o bloqueio viário e colocou em risco a integridade de um dos agentes.

Diante da fuga, as equipes iniciaram acompanhamento tático e, após cerca de dois quilômetros, conseguiram interceptar o veículo.

Na busca veicular, foram encontrados 181 tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 100,231 quilos da droga. No carro estavam três ocupantes, sendo que o motorista assumiu a responsabilidade pelo entorpecente.

Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais. A ação reforçou o trabalho das forças de segurança no combate à criminalidade e na proteção da comunidade.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na manhã de segunda-feira (13), a Guarda Municipal de Campo Bom prendeu um indivíduo pelo crime de violência doméstica, no Centro do município. A ação teve início após a Central de Operações acionar a guarnição para atender a uma ocorrência em que o suspeito teria agredido sua companheira e a ameaçado de morte com o uso de uma faca.

Ao chegarem ao local, os agentes constataram que a vítima apresentava lesões aparentes no rosto e no pescoço, enquanto o agressor ainda se encontrava na residência.

Diante da situação, ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia para o registro da ocorrência. Após análise da autoridade policial, foi determinada a prisão em flagrante do suspeito.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 14.04

➡️ Campo Bom promove concurso para escolha do logotipo da Semana Municipal do Brincar.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Polícia Civil de Campo Bom, cumpriu mandado de prisão preventiva, na manhã de segunda-feira (13), contra um homem de 26 anos, no bairro Santo Antônio.

O indivíduo estava foragido da Justiça e figurava como suspeito de uma série de furtos qualificados a residências no bairro Colina Deuner, registrados entre os meses de março e abril de 2026. Ele é investigado em ao menos seis ocorrências policiais.

Conforme a investigação, o suspeito já havia sido preso em flagrante no dia 16 de março, no contexto dos mesmos crimes, sendo posteriormente colocado em liberdade provisória com medidas cautelares. No entanto, ele descumpriu as determinações judiciais e voltou a praticar delitos poucos dias depois. O padrão de atuação foi identificado por meio de imagens de câmeras de segurança e também por reconhecimento feito por moradores da região.

Diante do descumprimento das medidas e do risco de continuidade dos crimes, foi solicitada a prisão preventiva, que foi cumprida pela Polícia Civil. Após os procedimentos legais, o preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A identidade não foi divulgada, conforme determina a Lei de Abuso de Autoridade.

A Polícia Civil reforça que a comunidade pode contribuir com informações de forma anônima pelo WhatsApp (51) 98401-3237.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na madrugada desta segunda-feira, 13, um tamanduá-mirim foi resgatado na Avenida Bibiano Trott, em Campo Bom, após sofrer um choque elétrico ao cair de um poste.

A ocorrência mobilizou a vereadora Kayanne Braga (PDT), que foi acionada por moradores da região após o flagrante. O animal foi encontrado ferido e recebeu os primeiros cuidados ainda no local.

Com o auxílio da ONG CBC, o tamanduá foi encaminhado para uma clínica veterinária em Novo Hamburgo. Posteriormente, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ele foi transferido para o projeto voluntário de fauna silvestre Toca dos Bichos, em Porto Alegre.

De acordo com as informações, o animal está em tratamento, sendo medicado, e apresenta bom estado de recuperação.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.