A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Al-Anon: uma jornada da escuridão à luz

Redação / AG por Redação / AG
27 de outubro de 2023
em Comunidade
0 0
A A
Al-Anon: uma jornada da escuridão à luz
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Conheça mais sobre o grupo que fortalece as vidas das famílias e amigos de alcoólicos

A vida nem sempre segue o caminho esperado, e, muitas vezes, enfrentamos desafios inesperados que nos empurram para a escuridão. Para uma mulher de Campo Bom, que prefere manter seu nome no anonimato, essa escuridão surgiu na forma do alcoolismo de seu marido. No entanto, sua jornada a levou a uma luz no final do túnel: o Al-Anon.

Um raio de esperança

Iniciando sua jornada no Al-Anon em Novo Hamburgo, nossa entrevistada revela: “Comecei no grupo de Novo Hamburgo porque eu não sabia que tinha aqui. Depois comecei a vir em Campo Bom, e para mim foi ótimo, por meu marido ser alcoólico, hoje em recuperação. Para mim, o Al-Anon foi uma luz no final do túnel”.

Ela compartilha a importância do Al-Anon na sua vida, explicando que, inicialmente, ela compareceu por mera curiosidade, mas a experiência a tocou profundamente. “A gente chega no grupo, pensando em ajudar o alcoólico, mas quando participamos, percebemos que vamos para nos ajudar, que também ficamos doentes. O alcoólico bebe, fica apagado, mas a família vê o que está acontecendo o tempo todo, então muitas vezes o familiar fica mais doente que o próprio alcoólico”, disse ela.

Do silêncio à recuperação

A entrevistada detalha a dificuldade de viver com um marido alcoólico. “Meu marido não era agressivo, ele estava em casa, mas não estava presente. E aquilo machucava muito. Meus filhos queriam brincar, queriam a presença do pai”.

No entanto, após um período de luta, seu marido tomou a decisão de buscar ajuda. “Ele se internou em uma clínica por um mês, porque ele não conseguiu sozinho, porque ele teve uma recaída e não conseguiu mais. Hoje ele está bem, mas é uma doença que está sujeita a recaídas, não importa quantos anos fique sem. Após sair, ele ficou sempre indo no AA, é o remédio dele e o meu, é o Al-Anon”.

Uma comunidade de apoio

As reuniões oferecem um espaço seguro para compartilhar, com um compromisso com o anonimato: “Porque muitas vezes a pessoa se fecha e fica mal, não quer admitir que casou ou vive com o alcoólico e outros falam, mas aquilo acaba virando fofoca, o que é pior ainda”.

Ela enfatiza a transformação que o Al-Anon trouxe a sua vida, permitindo que ela se libertasse da vergonha que muitas vezes assombra familiares de alcoólicos. “Lembro que quando eu saía na rua, eu sentia que todos estavam me apontando, se tivesse um buraco eu entrava. Depois que conheci o Al-Anon deixei de ter vergonha, eu soube que o alcoolismo é uma doença, enxerguei a situação de forma diferente e aprendi a lidar.”

Como participar

Se você está passando por desafios semelhantes e deseja participar do Al-Anon, o horário das reuniões é nas sextas-feiras, às 19h30. O local é na Rua Voluntários da Pátria, 121, com entrada pela Rua Tamoio, Dep. Clube Oriente. Os telefones para contato são: 982707506 ou 33116315.

Post Anterior

Futsal de Campo Bom define finalistas nesta sexta

Próximo post

Emílio e Alegria: Cães comunitários são acolhidos pela cidade

Notícias relacionadas

Fundador da KondZilla é confirmado no Campo Bom Expo.Summit 2026
Comunidade

Fundador da KondZilla é confirmado no Campo Bom Expo.Summit 2026

15 de maio de 2026
Amor em forma de música: netas se vestem de Milionário & José Rico para emocionar avô internado em Campo Bom
Comunidade

Amor em forma de música: netas se vestem de Milionário & José Rico para emocionar avô internado em Campo Bom

15 de maio de 2026
Sugestões de projetos para a Consulta Popular 2026 podem ser enviadas até o dia 17
Comunidade

Sugestões de projetos para a Consulta Popular 2026 podem ser enviadas até o dia 17

12 de maio de 2026
Próximo post
Emílio e Alegria: Cães comunitários são acolhidos pela cidade

Emílio e Alegria: Cães comunitários são acolhidos pela cidade

Campo Bom terá Torneio de Xadrez em novembro

Campo Bom terá Torneio de Xadrez em novembro

Reinauguração da Escola Sempre Unidos será neste sábado

Reinauguração da Escola Sempre Unidos será neste sábado

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Fundador da KondZilla é confirmado no Campo Bom Expo.Summit 2026
  • Amor em forma de música: netas se vestem de Milionário & José Rico para emocionar avô internado em Campo Bom
  • Guarda Municipal prende homem por tráfico de drogas no bairro Rio Branco

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • O Campo Bom Expo.Summit 2026 segue ampliando sua programação e confirmando nomes de destaque entre os mais de 70 palestrantes do evento, que ocorre nos dias 20 e 21 de maio, em Campo Bom. Entre os confirmados está Konrad Dantas, empresário e produtor musical reconhecido nacionalmente pelo trabalho à frente da KondZilla.

Promovido pela Prefeitura de Campo Bom em parceria com a Universidade Feevale, o evento será realizado na Rua Coberta e no Complexo CEI, reunindo especialistas, empresários e profissionais de diferentes áreas em uma programação voltada à inovação, tecnologia, inteligência artificial, marketing e desenvolvimento de negócios.

Konrad Dantas sobe ao palco do Teatro do CEI na quinta-feira, dia 21 de maio, às 18h, encerrando a programação do Expo.Summit.

Criador do maior canal de música da América Latina no YouTube, a KondZilla, Konrad transformou a produtora em uma das principais referências em conteúdo audiovisual, música e economia criativa no país. Sua trajetória é marcada pela construção de marcas de grande alcance e pela capacidade de conectar criatividade, empreendedorismo e inovação.

Durante sua participação no evento, ele compartilhará experiências sobre posicionamento de marca, escalabilidade de negócios e o potencial da economia criativa como ferramenta de transformação e desenvolvimento.

Com expectativa de reunir cerca de 2 mil participantes e mais de 30 empresas expositoras, o Campo Bom Expo.Summit busca fortalecer o ecossistema regional de inovação, promovendo networking, conhecimento e oportunidades de negócios.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link em nosso site: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Guarda Municipal de Campo Bom prendeu um homem por tráfico de drogas durante patrulhamento preventivo realizado na madrugada de quinta-feira (14), no bairro Rio Branco.

Conforme a corporação, a guarnição realizava ronda em uma praça pública conhecida pelo comércio de entorpecentes quando três indivíduos tentaram fugir ao perceber a aproximação da viatura.

Durante a tentativa de evasão, um dos suspeitos descartou uma sacola, que foi localizada pelos agentes. Dentro do material, foram encontrados 11 eppendorfs contendo substância análoga à cocaína e 21 pedras de substância semelhante ao crack.

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia para registro da ocorrência e demais procedimentos legais.

Após análise da situação, a autoridade policial determinou a prisão em flagrante do suspeito pelo crime de tráfico de drogas.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Uma demonstração de carinho e união familiar emocionou pacientes, profissionais da saúde e milhares de pessoas nas redes sociais nesta semana. As primas Manuela Simmi, de 23 anos, e Antônia Eisman, de 16, decidiram surpreender o avô, Ireno Hildebrando de Mello, de 86 anos, durante sua internação no Hospital Lauro Reus, em Campo Bom.

Vestidas como a famosa dupla sertaneja Milionário & José Rico, paixão antiga do avô, elas entraram no quarto cantando e brincando, em uma tentativa de levar alegria em meio ao delicado momento de saúde vivido pela família.

Segundo Manuela, Ireno está internado desde o dia 17 de abril após sofrer o terceiro AVC. Já hospitalizado, ele acabou tendo um quarto episódio dentro da unidade de saúde. Antes das sequelas, o idoso levava uma vida bastante ativa. “Antes do AVC, o meu avô adorava cantar. Sempre foi muito ativo, cuidava da horta, jogava bola, andava de bicicleta e cuidava dos bichos na chácara”, contou.

Com o agravamento do quadro, Ireno perdeu os movimentos do braço direito e teve a fala comprometida, conseguindo pronunciar apenas algumas palavras isoladas. Mesmo assim, a família faz questão de manter o ambiente leve e acolhedor. “Nossa família sempre foi muito unida por ele e pela minha vó. Estamos sempre cantando, dançando, brincando e fazendo surpresas pra eles”, relatou Manuela.

A ideia da homenagem surgiu justamente para tentar animar o avô durante a recuperação. Como o hospital não permite a entrada de duas pessoas juntas nos quartos, as netas solicitaram autorização especial para a psicóloga da instituição, que permitiu a ação. “Fizemos isso para dar uma animada nele e pra ele se sentir melhor, porque sabemos o quanto estar lá dentro mexe com o emocional dele”, explicou.

A família de Ireno é grande: são sete filhos, 16 netos e cerca de 13 bisnetos, que se revezam diariamente nas visitas e no acompanhamento ao idoso.

O momento registrado pelas netas acabou repercutindo nas redes sociais, emocionando internautas pela simplicidade, criatividade e pelo gesto de amor em um momento tão sensível.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 15.05

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ Dupla campo-bonense soma quilômetros, pódio e admiradores por onde passam;

➡️ Campo Bom ganha destaque em testagem rápida;

➡️ Entenda as obras que estão movimentando as ruas da cidade.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 15 de Maio.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • AG CONTIGO | 14.05

➡️ É amanhã às finais do municipal de futsal 50 anos e Série Ouro.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 13.05

➡️ Participe da Consulta Popular 2026, acessando o link em nosso site.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Campo Bom registrou na manhã desta terça-feira a primeira geada de 2026. Conforme informações do coordenador da estação meteorológica local, Nilson Wolf, a temperatura mínima no município chegou a 4,4°C.

O fenômeno marcou a manhã com paisagens cobertas por fina camada de gelo em áreas de vegetação e pontos mais abertos da cidade, reflexo da intensa queda nas temperaturas registrada nos últimos dias na região.

No ano passado, a primeira ocorrência de geada em Campo Bom havia sido registrada apenas no dia 24 de junho, quando os termômetros marcaram mínima de 4°C.

A chegada antecipada do fenômeno neste ano reforça a atuação da massa de ar frio sobre o Rio Grande do Sul, mantendo as temperaturas baixas principalmente nas primeiras horas do dia.

Imagens: Nilson Wolff | Coordenador da estação metereológica de Campo Bom

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.