A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Air Liquide teria atrasado reposição de oxigênio no Lauro Reus, diz presidente do Hospital

Redação / AG por Redação / AG
20 de abril de 2021
em Saúde
0 0
A A
Hospital Dr. Lauro Reus restringe visitas e acompanhantes

Divulgação

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Segundo o presidente da Associação Beneficente São Miguel (ABSM), Rafael França, a empresa responsável pelo fornecimento de oxigênio ao Hospital Lauro Reus, deveria ter reabastecido o produto às 6h da sexta-feira, 19 de março, mas não apareceu. Conforme relatado pelo médico, às 8h13min, teria começado o problema que impediu que pacientes infectados pela Covid-19 intubados recebessem o oxigênio. Seis pessoas morreram. A fornecedora é a Air Liquide Brasil.

— Na véspera do evento (as mortes), o hospital entrou em contato com a Air Liquide e disse: “venham abastecer”. O funcionário entrou em contato, temos registro disso. A empresa disse: “vamos amanhã de manhã porque a gente por telemetria acompanha o oxigênio”. Disseram que 6h da manhã estariam lá para abastecer o tanque. Às 8h13min aconteceu o evento e a empresa não tinha abastecido. Essa é a informação extraoficial que chegou até nós — afirmou França.

Rafael Rança relata que há espaços que são de responsabilidade apenas da Air Liquide Brasil, que funcionários do hospital não mexem. Ele também não soube informar se a abertura da segunda bateria reserva — quando o tanque principal e a primeira reserva terminam — é feita de forma manual ou automática.

As circunstâncias das seis mortes ocorridas na manhã de 19 de março estão sob investigação da Polícia Civil, do Ministério Público e do Ministério Público Federal. Também tramita a sindicância do hospital e uma auditoria da Secretaria Estadual de Saúde.

Contraponto

O que diz a empresa Air Liquide

Air Liquide mantém a resposta enviada em nota no dia 19/3 e reforça que não está autorizada a dar mais detalhes sobre o caso, já que o mesmo encontra-se sob investigação. 

“Diante da ocorrência no Hospital Lauro Reus, de Campo Bom (RS), que suscitou questionamento quanto a possíveis falhas na distribuição interna de oxigênio, a Air Liquide Brasil esclarece:

Apesar de caber à unidade de saúde gerir o seu próprio estoque de oxigênio, a empresa mantém os tanques criogênicos monitorados por telemetria e sua equipe de logística usa esta ferramenta para garantir a confiabilidade dos abastecimentos dos clientes.

A partir das informações obtidas pelo monitoramento do tanque do Hospital Lauro Reus, a Air Liquide organizou a sua logística para reabastecer o tanque de oxigênio dentro do seu planejamento, sempre buscando otimização em virtude do apoio no combate à pandemia. Nesse intervalo, porém, na possibilidade da capacidade do tanque atingir níveis mais críticos, imediatamente um alarme é acionado para que seja ativada a central de backup de oxigênio: um conjunto de cilindros que ficam de reserva e são utilizados em situações emergenciais. 

O backup de oxigênio do Hospital Lauro Reus precisou ser utilizado e a equipe de manutenção da instituição solicitou apoio da Air Liquide para o correto acionamento da central, pedido que foi prontamente atendido. É importante esclarecer, inclusive, que as equipes de manutenção de todos os clientes atendidos pela Air Liquide Brasil contam com o treinamento de sua equipe técnica para a devida operação dos tanques em diferentes situações. 

A Air Liquide Brasil informa que o abastecimento de oxigênio do Hospital Lauro Reus foi imediatamente restabelecido. A Air Liquide Brasil tem empenhado todos os seus esforços logísticos, operacionais e de produção para garantir o abastecimento de oxigênio a todos os hospitais que atende em diferentes cidades do país, em consonância com a sua prática de proteger vidas vulneráveis.”

Post Anterior

Foragido é preso na Vila Rica

Próximo post

Projeto Pescar: atitudes que transformam vidas

Notícias relacionadas

Bloco cirúrgico do Hospital Lauro Reus passará por ampliação de R$ 6 milhões
Saúde

Bloco cirúrgico do Hospital Lauro Reus passará por ampliação de R$ 6 milhões

1 de julho de 2026
Público em geral já pode se imunizar contra a gripe em Campo Bom
Saúde

Público em geral já pode se imunizar contra a gripe em Campo Bom

2 de junho de 2026
Curso “A Chegada do Bebê” abre inscrições para gestantes em Campo Bom
Saúde

Curso “A Chegada do Bebê” abre inscrições para gestantes em Campo Bom

26 de maio de 2026
Próximo post
Projeto Pescar: atitudes que transformam vidas

Projeto Pescar: atitudes que transformam vidas

O cotidiano através da fotografia: Campo-bonense é premiada em concurso Argentino

O cotidiano através da fotografia: Campo-bonense é premiada em concurso Argentino

Após ficar intubado por 19 dias, seu Olnei é mais um sobrevivente da Covid-19

Após ficar intubado por 19 dias, seu Olnei é mais um sobrevivente da Covid-19

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Edital aberto para contratação de profissionais para a Secretaria de Educação e Cultura
  • CB Rock vai movimentar a Rua Coberta e agitar os apaixonados por música, no dia 18
  • Rio Branco, Colina Deuner e Loteamento Fauth entram no calendário da coleta de podas

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • O atleta campo-bonense Douglas Pinho conquistou, no último domingo (28), o título da prova de 8km da Megarace, realizada no Jockey Club, em Porto Alegre. A competição marcou a primeira edição do evento na capital gaúcha e reuniu mais de 400 participantes apenas na distância mais longa, considerada a principal da programação.

A Megarace é reconhecida como a maior corrida de obstáculos do Rio Grande do Sul e tem se consolidado como importante termômetro para atletas da modalidade OCR (Obstacle Course Racing), que combina corrida em trilha com a superação de desafios físicos e técnicos ao longo do percurso. Entre os competidores, estavam inclusive representantes da seleção brasileira que, semanas antes, haviam participado do Campeonato Pan-Americano, o que elevou ainda mais o nível da disputa.

Para Douglas, esta foi a nona participação em edições da Megarace, mas a primeira vez no lugar mais alto do pódio. Até então, seu melhor resultado havia sido um vice-campeonato, desempenho que, inclusive, garantiu sua classificação para o Pan-Americano da modalidade. “Quando comecei a disputar a categoria, vencer parecia algo muito distante. Agora consegui alcançar um objetivo que era quase impensável”, destacou o atleta.

A conquista, segundo ele, representa mais do que um resultado esportivo, funcionando como motivação para novos desafios. “Isso renova meu espírito esportivo e mostra que posso vislumbrar cenários ainda maiores. É seguir evoluindo e me dedicando cada vez mais aos treinamentos”, afirmou.

Recentemente, Douglas também representou o Brasil no Campeonato Sul-Americano de OCR, realizado na Bahia, onde competiu na categoria elite ao lado de cerca de 55 atletas de diferentes países da América Latina. A experiência, conforme relata, foi decisiva para seu desenvolvimento. “Foi uma virada de chave. Consegui identificar meus pontos fortes, como força e resistência, mas também percebi a necessidade de evoluir tecnicamente, especialmente em obstáculos suspensos mais complexos”, avaliou.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 06.07

➡️ Espaço Cultural Dr. Liberato celebra 10 anos com exposição de um campo-bonense. 

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpacheco 

Criado em 2009, em Campo Bom, o Projeto Criança Cidadã nasceu de uma inquietação simples: oferecer um caminho diferente para crianças em situação de vulnerabilidade social. Idealizado por André e Márcia Britto, o projeto começou de forma modesta, dentro da própria casa do casal, no bairro 25 de Julho, após perceberem que muitos jovens passavam o dia nas ruas, expostos a riscos como o envolvimento com drogas e a criminalidade.

Inspirados pela experiência de mais de duas décadas no movimento escoteiro, André e Márcia passaram a acolher crianças com atividades educativas e alimentação, estruturando, aos poucos, uma iniciativa que hoje se tornou referência. Dezessete anos depois, o projeto atende cerca de 1.600 crianças e adolescentes em diferentes regiões do Brasil e também no exterior, com unidades em Campo Bom, Novo Hamburgo, Ivoti, Panambi, Barretos – SP, Rio de Janeiro e Vitória da Conquista – BA, além de ações em Nova Deli – Índia, Huambo – Angola e Chiomio – Moçambique.

Mesmo com a expansão, o coração do projeto segue em Campo Bom, onde a estrutura foi recentemente ampliada. Em 2025, a instituição passou a contar com sede própria na Avenida Presidente Vargas, construída do zero, com acessibilidade e ambientes planejados para o desenvolvimento integral dos alunos. Antes disso, o projeto passou por espaços alugados e também por uma parceria junto ao Lar Colmeia.

No contraturno escolar, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos participam das atividades por meio do Serviço de Fortalecimento de Vínculos e Convivência, que busca promover o desenvolvimento social, emocional e educacional. No local, são oferecidas oficinas esportivas, culturais e educacionais, como judô, balé, dança contemporânea, música, informática, inglês e espanhol, culinária, artes, ciências, atividades circenses e diversas modalidades esportivas. A estrutura do espaço conta ainda com playground, quadra poliesportiva e piscina aquecida, além de cozinha industrial para a prática das oficinas e refeitório.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Em uma ação voltada ao cuidado com crianças em tratamento oncológico, o Lions Clube de Campo Bom, presidido por Leandro da Silva, uniu esforços com o Lions Clube Centro Novo Hamburgo e o Lions Clube Courocap para adquirir um veículo elétrico que foi oficialmente doado à AMO (Associação de Assistência em Oncologia).

O automóvel será destinado ao transporte de crianças de Campo Bom, Novo Hamburgo e demais municípios da região que realizam tratamentos contra o câncer. O serviço garantirá deslocamento diário, gratuito e seguro até hospitais e clínicas onde os pacientes passam por sessões de quimioterapia, radioterapia e exames médicos.

Além de reduzir os custos enfrentados pelas famílias, que muitas vezes precisam arcar com frequentes deslocamentos durante o tratamento, o veículo representa um importante reforço na proteção da saúde dos pacientes.

Segundo os organizadores da iniciativa, o transporte exclusivo evita que crianças com a imunidade comprometida devido ao tratamento fiquem expostas a vírus e bactérias presentes no transporte público, diminuindo os riscos de infecções durante esse período delicado.

A entrega do veículo reforça o compromisso dos Lions Clubes com ações de impacto social e evidencia a importância da atuação voluntária em parceria com entidades assistenciais. A iniciativa também fortalece o trabalho desenvolvido pela AMO no apoio a pacientes oncológicos e suas famílias, contribuindo para oferecer mais segurança, conforto e qualidade de vida durante o tratamento.

MAIS MATÉRIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um projeto desenvolvido pela Turma 11 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Borges de Medeiros está mobilizando estudantes, poder público e comunidade em torno de um tema de grande relevância social: a prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes. Orientados pela professora Tamara Bissigo e pela auxiliar Vera Shaefer, os alunos realizaram uma ampla pesquisa sobre as causas do desaparecimento infantil e as formas de prevenção e proteção à infância.

Ao longo das atividades, a turma promoveu pesquisas, entrevistas, análise de dados estatísticos, elaboração de gráficos e ações educativas voltadas ao autocuidado e à segurança das crianças. O trabalho também abordou a importância de conhecer informações pessoais, identificar adultos de confiança e saber como agir em situações de risco.

Além do estudo sobre o tema, os estudantes pesquisaram a legislação brasileira relacionada à proteção da infância e às políticas públicas de enfrentamento ao desaparecimento infantil, compreendendo como esses instrumentos garantem os direitos de crianças e adolescentes.

Propostas chegaram à Câmara de Vereadores

Como resultado do projeto, os alunos elaboraram 10 propostas de ações voltadas ao município de Campo Bom, com foco na conscientização da população, fortalecimento das campanhas preventivas e ampliação da rede de proteção à infância.

As sugestões foram apresentadas ao vereador Jeferson Nunes, que levou as propostas para análise na Câmara de Vereadores. Após avaliação de viabilidade técnica e legal, cinco delas receberam parecer favorável e foram transformadas em indicações legislativas, passando a integrar os encaminhamentos oficiais do Legislativo Municipal.

A iniciativa demonstra como a participação das crianças pode contribuir para a construção de políticas públicas e reforça a importância da educação para o exercício da cidadania desde os primeiros anos escolares.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍️ @mairanpacheco 
Se para a maioria de nós a Copa do Mundo é acompanhada pela televisão, para o campo-bonense Luis André Natus Júnior, 30 anos, o maior espetáculo do futebol ganhou som, cor e emoção ao vivo, diretamente dos Estados Unidos. Natural de Campo Bom e atualmente morando no Rio de Janeiro, ele viveu, pela primeira vez, aquilo que por muito tempo parecia distante: assistir a uma Copa do Mundo de dentro dos estádios e entre torcedores de todas as partes do planeta.
Coordenador comercial em uma grande varejista brasileira, Luis viu o sonho começar a se tornar realidade de forma inesperada. A viagem surgiu como premiação após vencer uma competição interna da empresa, que levou os melhores coordenadores para acompanhar um jogo da Seleção Brasileira em Miami. Mas o que já era especial ficou ainda maior: aproveitando o período de férias, ele decidiu estender a experiência e seguiu viagem até Nova York, mergulhando ainda mais no clima do Mundial.
A estreia não poderia ser diferente. No estádio, ele acompanhou de perto a goleada da Seleção Brasileira em cima da Escócia pelo placar de 3 a 0. O jogo ocorreu no último dia 24 de junho, no Hard Rock Stadium, em Miami. Já em Nova York, viveu outra faceta da Copa ao assistir à emocionante virada brasileira por 2 a 1 contra o Japão, após sair perdendo na etapa inicial. O placar garantiu a classificação do Brasil para as oitavas-de-final. Luis acompanhou a partida em uma fan fest, cercado por torcedores de diferentes nacionalidades, todos unidos pela paixão pelo futebol.
Mais do que os jogos, no entanto, o que tem marcado profundamente a experiência são os encontros. Em meio à multidão, Luis construiu amizades improváveis e especiais. Conversou, trocou histórias e celebrou o futebol com escoceses, japoneses e tantos outros torcedores que, mesmo vindos de culturas diferentes, compartilham o mesmo entusiasmo. “Essa troca de experiências e amizades entre as nações é algo marcante”, resume.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Campo Bom dará início a uma importante obra de drenagem urbana voltada ao combate dos alagamentos na Região 9. O investimento total será de R$ 4,3 milhões, sendo R$ 2,5 milhões provenientes do Governo do Estado, por meio do programa de prevenção a eventos climáticos, e cerca de R$ 1,8 milhão de recursos próprios da Prefeitura.

Nesta sexta-feira (3), o Estado realizou o pagamento da primeira parcela do repasse, no valor de R$ 833 mil. A partir da liberação, o município terá até 90 dias para realizar o processo licitatório que definirá a empresa responsável pela execução da obra.

A intervenção foi escolhida pelos moradores durante assembleia do Conselho Comunitário da Região 9. Após estudos técnicos da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos, o projeto foi ampliado para atender toda a bacia de drenagem da região, e não apenas os pontos inicialmente indicados pela comunidade.

A obra prevê o reforço da drenagem pluvial da Rua Santa Maria, no trecho entre as ruas César Maurer e 24 de Agosto, abrangendo os bairros Gringos e Cohab Sul. Segundo a Prefeitura, além de aumentar a capacidade de escoamento da própria via, a intervenção também deverá reduzir os alagamentos registrados em trechos da Avenida Independência, das ruas Avelino Ritzel, César Maurer e em outras vias próximas.

O prefeito Giovani Feltes afirmou que o projeto representa um investimento estratégico em infraestrutura e prevenção, destacando que a iniciativa busca preparar o município para enfrentar eventos climáticos cada vez mais frequentes.

A secretária-geral de Governo, Beatriz Fagundes, ressaltou que a obra foi definida pela própria comunidade por meio do Conselho Comunitário, reforçando a participação popular na escolha dos investimentos públicos.

Já o secretário de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos, Paulo Gomes, explicou que os estudos técnicos apontaram a necessidade de uma intervenção mais abrangente para ampliar a eficiência do sistema de drenagem e minimizar os impactos das chuvas intensas.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Brigada Militar prendeu um homem na tarde desta sexta-feira, no bairro Rio Branco, por suspeita de tráfico de drogas.

Segundo a corporação, durante patrulhamento em uma área conhecida pelo comércio de entorpecentes, os policiais perceberam que o suspeito demonstrou nervosismo ao notar a aproximação da guarnição e escondeu um objeto em meio a entulhos próximos a uma ponte.

Na averiguação, os policiais localizaram um estojo contendo 26 porções de cocaína, acondicionadas em pinos do tipo eppendorf, totalizando aproximadamente 18,2 gramas da droga.

O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao Hospital Dr. Lauro Reus para a realização de exame de rotina. Em seguida, foi apresentado na Delegacia de Polícia de Campo Bom, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por tráfico de entorpecentes.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.