O Jornal A Gazeta passa, a partir desta edição, a publicar a série de reportagemns“A Questão é”, que irá apresentar as principais propostas dos cinco candidatos à prefeitura de Campo Bom. Visando a melhor e mais completa cobertura jornalística da campanha eleitoral local, oportunizando aos leitores o acesso à informação com total transparência. Aos candidatos foram solicitados temas como obras, habitação popular, geração de emprego, saúde e educação. A disposição dos candidatos se dará por ordem alfabética em espaços igualmente distribuídos.
Nesta primeira semana, a “Questão é Obras”. Confira as propostas de cada candidato.
ALEX BLOS DIAS (PRTB) | Vice: (Indefinido)

Coligação: Campo Bom Acima de Tudo | Partidos: PRTB/PSDB
Considerando que as atividades referentes a esta Secretaria também são de grande relevância para a Comunidade, o Plano de Governo contempla as seguintes prioridades na Execução de Obras e Serviços a teor das já mencionadas: Execução das obras com máxima eficiência evitando desperdícios de custos com Homem /Hora e Máquina/Hora. Planejamento das obras com responsabilidade com menor interferência na vida cotidiana dos cidadãos. Priorizar técnicas construtivas com menor impacto ambiental e menor custo. Priorizar, nos termos legais, processos licitatórios as empresas locais para aquisição de produtos e serviços. Revitalização das principais vias da cidade, buscando uma padronização e tornando o fluxo de veículos, pedestres e ciclistas mais funcionais e eficazes. Realizar um estudo de Engenharia de Trânsito a fim de avaliar o excesso de sinaleiras no centro da cidade que historicamente apresentam defeitos e falta de sincronismo e adotar meios alternativos de organização de fluxo de trânsito, a exemplo das Rotatórias. Modificar, mediante estudos técnicos, o sentido de algumas vias, a fim de melhorar o fluxo de veículos, como por exemplo a Rua Tiradentes.
CLEUSA NASCIMENTO (REPUBLICANOS) | Vice: Emerson Schneider (PTB)

Coligação: Campo Bom Para Todos
Partidos: Republicanos, Patriotas, PTB/PSL
Nosso plano de governo está estruturado em três grandes pilares: Saúde, Emprego/Renda e Educação. Por sua vez, essas áreas estão subdividas em outras de suma importância, para fazer de Campo Bom uma cidade melhor e surpreender a comunidade em cada ação.
Com relação as obras, retomaremos as ações de gestões anteriores que não foram finalizadas como: postos de saúde, malha viária, escolas e prédios públicos. Além disso, trabalharemos na readequação do Plano Diretor, em conjunto com a comunidade, que tem papel fundamental nesse processo. Nosso objetivo é regularizar os prédios públicos e ampliar a oferta de loteamentos populares, com a construção de, no mínimo, dois durante o nosso governo. Vamos nos empenhar na revisão da malha viária, na instalação de energia sustentável em todos os prédios públicos, no saneamento básico e sistema cloacal, inclusive buscando definição junto ao Comitê Sinos e em várias ações para melhorar Campo Bom.
Conto com o apoio de vocês, nessa caminhada!
LUCIANO ORSI (PDT) | Vice: Paulo Gomes (MDB)

Coligação: Juntos Para Seguir Avançando
Partidos: PDT/MDB/PCdoB/PP/DEM
Nossas propostas de obras para meu segundo mandato são: manter o desenvolvimento sustentável, com políticas de inclusão e uso responsável dos recursos públicos continuará sendo o nosso principal compromisso. Dentre as obras definidas como prioritárias está a reforma e ampliação da Emergência do Hospital Lauro Reus; reforma de unidades de saúde; implantação de uma escola técnica de ensino médio com cursos profissionalizantes na área de tecnologia da informação além da construção de uma escola no bairro Firenze e obras de reforma em outras instituições. Implantação de um centro integrado de segurança e de novas câmeras de videomonitoramento também estão previstos bem como a construção de um espaço voltado ao turismo com vistas a impulsionar negócios nas áreas de lazer, gastronomia e artesanato, entre outras. O Largo Irmão Vetter e a Av. Brasil passarão por obras de revitalização na próxima gestão, quando também serão finalizadas as obras do Centro Vida, do Distrito Industrial Norte e de expansão da rede de iluminação em LED por toda a cidade. Rede digital ampliada, mais academias de ginástica ao ar livre e reformas e melhorias em quadras esportivas, estão no radar da nova gestão que vai ainda realizar a obra do Novo Parcão, suspensa esse ano devido à pandemia.
MARCO “MIKONGA” (PV) | Vice: Jaquiel de Oliveira (PV)

Coligação: Campo Bom Verde Sustentável
Partidos: PV
Sobre obras, nossa candidatura tem como seguintes propostas; conduzir as obras estruturantes para que a cidade evolua do ponto de vista sustentável, economicamente e ecologicamente. Implantaremos sistemas modernos de tratamento de nossos esgotos perceptíveis em nossos arroios que cortam nossa cidade, oferecendo maior conforto e bem estar para os campo-bonenses. Todos os prédios públicos terão um viés sustentável com estudo técnico para implantação de uso de água da chuva nos sanitários e outros fins para uso não potável, alimentação de energia fotovoltaica e redesenho da bioarquitetura afim de perceber maior luz e sombra, além de economia, maior conforto para os campo-bonenses. Faremos as obras necessárias para que nossa cidade seja referência internacional de qualidade de vida com selo de sustentabilidade. Vamos resolver de uma vez por todas o problema dos acúmulos de lixos nos bairros, faremos um sistema de dragagem deste lixo para usinas de pavimentação e reciclagem dos materiais descartados. Compreendemos como uma obra relevante passar o rodo e rever a quantidade de cargo de comissão reduzindo em 25% entre Ccs e estagiários. A ação de sustentabilidade será transversal passando por todas as secretarias e administração pública. Tratando com respeito cada centavo do povo de Campo Bom e mediante legislação empregar em benefício de todos.
VICENTE SELISTRE (PSB) | Vice: Rosalina Cardoso (PSB)

Coligação: Campo Bom Com Desenvolvimento e Participação
Partidos: PSB/PT
As obras serão pautadas democraticamente através de plenárias, em micro e macrorregiões do município, com participação de moradores. Recuperar e rever os estudos e projetos desenvolvidos pelo poder público ao longo da nossa história, referentes ao planejamento urbano do município com mobilidade e acessibilidade. Participação de técnicos, urbanistas, engenheiros, arquitetos e gestores ambientais. Repensar o planejamento urbano de forma inovadora, criativa e sustentável; através do Conselho Municipal de Habitação, aplicar recursos em obras que promovam o acesso a casa própria e organização das famílias que moram em condições subumanas, criando loteamentos com oferta de moradia digna e parcelas compatíveis com a renda de pessoas carentes. Efetivar e ampliar um plano para tratamento de esgoto com preservação e recuperação ambiental, em parceria com a CORSAN, sendo fiscalizada. Instituir uma política de reuso de águas em todas as atividades do governo municipal. Procurar universidades e parcerias, para nossas construções públicas e privadas, atendam novas tecnologias e inovações em sustentabilidade.
CONFIRA O CRONOGRAMA DA SÉRIE DE REPORTAGENS “A QUESTÃO É”
- 02/10: Obras
- 09/10: Habitação
- 16/10: Empregos
- 23/10: Saúde
- 30/10: Educação