Com o tema “Caminhos da Educação: Incluir, Aprender e Inovar”, o 35º Seminário Municipal de Educação de Campo Bom reunirá mais de mil profissionais da área na próxima segunda-feira, 04 de agosto, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. A programação inicia às 13h30 e é voltada a professores, auxiliares de ensino, gestores escolares e à equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).
Promovido anualmente pela Prefeitura, por meio da SMEC, o evento tem como objetivo estimular a reflexão sobre o papel dos educadores e o compartilhamento de práticas pedagógicas qualificadas. A edição deste ano contará com duas palestras principais:
🔸 “Ações Educativas para pensar a inclusão: como sustentar a escola como um espaço para o comum”, com a professora Simone Bicca Charczuk (FACED/UFRGS);
🔸 “Entre a Inovação e a Regulação: o futuro da Tecnologia na Educação Básica”, com a jornalista e pesquisadora Bruna Provenzano.
A abertura do seminário contará com a apresentação da Orquestra de Novo Hamburgo, exibição do Curta Educação Integral – Campo Bom – EMEF Dona Augusta e pronunciamentos da secretária de Educação e Cultura, Mara Daubermann, do reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, e do prefeito Giovani Feltes.
— Os cuidados com o aprendizado e o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes são fundamentais para a formação de cidadãos conscientes. O preparo dos nossos educadores é essencial nesse processo — destacou o prefeito Feltes.
Para a secretária Mara Daubermann, o seminário é um espaço de acolhimento e formação:
— Queremos valorizar os profissionais da educação, fortalecer o bem-estar docente e promover práticas institucionais de cuidado e apoio mútuo nas comunidades escolares.
















