Campo Bom está representado em uma importante iniciativa nacional voltada à qualificação dos profissionais da Educação Infantil. Em junho, teve início o curso de especialização em Docência na Educação Infantil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa de Formação Continuada de Educação Infantil (PROEI), da Secretaria de Educação Básica.
O curso tem como objetivo qualificar três mil professores de todo o Brasil, com foco no atendimento a crianças de 0 a 5 anos. Para a Região Sul, foram destinadas 600 vagas, com as formações realizadas em quatro instituições públicas de ensino superior: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Na UFRGS, em Porto Alegre, a turma reúne educadores das redes públicas de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Cachoeirinha e Campo Bom. O município é representado por 14 profissionais da rede municipal de ensino, entre professoras, uma coordenadora pedagógica, uma diretora de escola e duas integrantes do Setor Operacional e Pedagógico da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).
A secretária de Educação e Cultura, Mara Daubermann, destacou a importância da formação. “Investir na formação dos nossos profissionais da Educação Infantil é investir diretamente no futuro das nossas crianças. A participação de Campo Bom nessa especialização nacional reforça o nosso compromisso com a qualidade do ensino desde os primeiros anos de vida”, afirmou.
A presença de Campo Bom no programa reafirma o compromisso da gestão municipal com a formação continuada e com a promoção de práticas pedagógicas significativas, respeitando as especificidades da infância e contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos desde os primeiros anos escolares.