O evento ocorre na próxima quarta-feira (2), às 19h, na Câmara Municipal, onde será realizada a cerimônia de diplomação dos estudantes indicados por escolas municipais, estaduais e particulares para participar do projeto Câmara Mirim em 2025.
Logo após a diplomação, acontecerá a primeira sessão oficial dos jovens parlamentares, marcando a instalação da Câmara Mirim.
Confira quem são os vereadores mirins:
- Annie Valenthina Brentano de Oliveira (EMEF CEI)
- Arthur Rodrigues da Silva (EMEF Santos Dumont)
- Fernanda Zucolotto Luz (EMEF 25 de Julho)
- Isabelli Mileni Cardoso (Colégio Sinodal Tiradentes)
- Larissa Luísa Fiuza da Silva (EEEM Fernando Ferrari)
- Laura dos Santos Ferreira (EMEF Borges de Medeiros)
- Mariana Jung Gussulli (Colégio Santa Teresinha/Rotary Club)
- Nicolly de Godoy Pakulski (EMEF Edmundo Strassburger)
- Phillipy Letieri Becker Dias (EMEF Marcos Silvano Vieira)
- Thailana Gabriely da Serpa (EMEF Morada do Sol)
- Thauana Passinni Sander (EEEM 31 de Janeiro)
Os alunos já estiveram reunidos anteriormente na Câmara, no dia 5 de junho, quando se conheceram pela primeira vez. A eleição da mesa diretora ocorreu em 12 de junho. Isabelli Cardoso foi eleita presidente; Nicolly Pakulski, vice-presidente; Thauana Sander, primeira-secretária; e Annie Valenthina, segunda-secretária. Nesta quarta-feira (26), ocorreu o último encontro antes da diplomação, com a presença do vereador Professor Jeferson Nunes, que orientou os estudantes e respondeu a perguntas sobre o funcionamento da Câmara.
Depois da primeira sessão, o projeto prevê mais três encontros oficiais. Em agosto, os vereadores mirins irão à Prefeitura para conversar com o prefeito Giovani Feltes e a vice-prefeita Gênifer Engers, aprendendo mais sobre a relação entre os poderes Legislativo e Executivo. Em setembro, haverá uma sessão especial de homenagens, quando os jovens poderão reconhecer personalidades da comunidade. Em outubro, ocorre a sessão final da Câmara Mirim, com apresentação e votação de ideias de projetos para a cidade. Essas propostas serão simbolicamente entregues ao prefeito.
Durante todo o processo, os estudantes terão contato direto com os vereadores, que os orientarão na elaboração dos documentos e propostas.