A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Publicações Legais
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Publicações Legais
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Onda de calor pode levar temperaturas acima de 40°C no RS

Redação / AG por Redação / AG
7 de fevereiro de 2025
em Comunidade
0 0
A A
Onda de calor pode levar temperaturas acima de 40°C no RS

Divulgação internet

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Uma intensa onda de calor atinge o Rio Grande do Sul desde o dia 3 de fevereiro e pode se estender até o dia 13, de acordo com modelos meteorológicos. O fenômeno se caracteriza quando há uma elevação significativa da temperatura, com duração mínima de cinco dias e variação de pelo menos 5°C acima da média.


Na terça-feira, 4, Campo Bom registrou a maior temperatura do ano até o momento, com 38,7°C, mas sem bater recordes históricos. No entanto, as projeções indicam que na próxima terça-feira, 12, os termômetros poderão superar a marca dos 40°C.
Nos últimos dois anos, ondas de calor também ocorreram em fevereiro. Em 2023, o evento foi registrado entre os dias 10 e 14, com recorde de 40,3°C no dia 13. Já no ano passado, o calor extremo ocorreu entre 8 e 12 de fevereiro, com a máxima chegando a 39,8°C no dia mais quente. Curiosamente, este ano o recorde de temperatura pode se repetir dentro do mesmo período, reforçando uma tendência observada nos últimos verões.

Confira o histórico de temperaturas extremas

Segundo Nilson Wolff, responsável pela estação metereológica de Campo Bom, apesar de fevereiro não ser, historicamente, o mês mais quente do ano, ele já registrou eventos de calor intenso. Em quatro décadas, o fevereiro com maior média de temperatura foi o de 2017, com 26,3°C (acima da média histórica de 24,6°C), mas sem uma onda de calor significativa. O diferencial daquele ano foi o grande número de dias quentes, com apenas duas datas registrando máximas abaixo dos 30°C.
A onda de calor mais intensa de fevereiro nos últimos 40 anos ocorreu em 2014, entre os dias 2 e 7, com média das máximas em 39,8°C (quando o normal seria 31,9°C). Naquele mês, foram registrados quatro dias seguidos com temperaturas acima dos 40°C.
A maior temperatura já registrada em fevereiro ocorreu em 2013, quando os termômetros marcaram 41,4°C no dia 1º. Outros anos também apresentaram picos acima dos 40°C, como 2012 (40,4°C em 19/02) e 2010 (40,1°C).
Com as previsões indicando mais dias de calor extremo, a recomendação é que a população redobre os cuidados com a hidratação e evite exposição prolongada ao sol, principalmente nos horários mais quentes do dia.

Notícias relacionadas

Projeto polêmico deverá lotar a Câmara na sessão de segunda-feira
Comunidade

Justiça condena ex-vereadores e servidores por improbidade em Campo Bom

7 de maio de 2025
Fios soltos ferem motociclista em avenida movimentada
Comunidade

Fios soltos ferem motociclista em avenida movimentada

7 de maio de 2025
Brigada Militar fará simulado de roubo a banco no centro de Campo Bom
Comunidade

Brigada Militar fará simulado de roubo a banco no centro de Campo Bom

7 de maio de 2025

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Justiça condena ex-vereadores e servidores por improbidade em Campo Bom
  • Fios soltos ferem motociclista em avenida movimentada
  • Brigada Militar fará simulado de roubo a banco no centro de Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Dr Carlos Eduardo França Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Saúde

A Gazeta CB

  • Uma decisão da 2ª Vara Cível da Comarca de Campo Bom condenou 10 pessoas – entre ex-vereadores, servidores da Câmara e empresários – por atos de improbidade administrativa. O caso envolve o uso irregular de diárias e ressarcimentos de deslocamento em viagens ocorridas em 2007.

As investigações apontaram que os condenados recebiam valores integrais por cursos e eventos que não frequentavam totalmente. Em alguns casos, os cursos não foram frequentados nem no primeiro nem no último dia. Mesmo assim, certificados foram emitidos como se a participação tivesse sido completa.

O juiz Álvaro Walmrath Bischoff considerou que houve apropriação indevida de recursos públicos, já que os réus utilizaram os certificados para justificar o recebimento integral das diárias. Segundo ele, os valores pagos a mais deveriam ter sido devolvidos espontaneamente.

Entre as penalidades aplicadas estão:
• Suspensão dos direitos políticos por 4 anos;
• Ressarcimento integral dos valores, com juros e correção;
• Pagamento de multa;
• Proibição de contratar com o poder público por até 6 anos.

Além disso, 6 acusados firmaram acordo de não persecução cível, comprometendo-se a devolver os valores com multa. Um dos réus foi absolvido. O processo envolveu 25 pessoas ao todo.

A decisão reforça a importância da integridade no uso dos recursos públicos e serve de alerta para que condutas semelhantes não se repitam.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • VOZES DA COMUNIDADE 🗣

No dia 11 de abril, um motociclista, ficou ferido após se envolver em um acidente causado por fios de telefonia e internet soltos na Avenida São Leopoldo, em Campo Bom. O caso, que evidencia um problema recorrente em diferentes pontos da cidade, acende um alerta para os riscos à segurança de motoristas, pedestres e ciclistas.

Maicon Wilborn, de 40 anos, sofreu um acidente após enroscar o pescoço em fios de telefonia pendurados. Sem sinalização no local, ele caiu da moto e ficou ferido. (FOTOS 2 E 3).

😔 Comerciantes contaram que os fios estavam soltos há dias, desde que um caminhão os arrebentou — e ninguém fez a manutenção. Casos como esse se repetem por vários bairros da cidade.

⚠️ A Prefeitura afirma que a responsabilidade pelos fios é das operadoras de internet e da concessionária de energia, e diz que segue cobrando providências para evitar novos acidentes.

💬 ““Quando acontece um acidente grave assim,  é que a gente começa a prestar atenção. Mas se andarmos pela cidade, vamos ver que está cheia de fios soltos” , lamenta um comerciante local.

LEIA MATÉRIA COMPLETA EM NOSSO SITE: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Brigada Militar de Campo Bom realizará, no próximo dia 20 de maio, às 9h, um simulado de “roubo a banco” no centro da cidade. A ação ocorrerá no Banco do Brasil (Av. São Leopoldo, 340), e faz parte de um treinamento estratégico da corporação voltado ao aperfeiçoamento do atendimento em situações de alta complexidade.

A orientação é para que, ao se deparar com a simulação, a população não se assuste e evite se aproximar, a fim de não interferir nas atividades da Brigada. A ação contará com movimentação intensa de viaturas e agentes em atuação, buscando tornar o cenário o mais real possível para fins de preparo tático.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Dois filhotes de cachorro foram resgatados pela Guarda Municipal de Campo Bom na manhã desta terça-feira, 06, após serem encontrados abandonados dentro de uma lixeira no bairro Santa Lúcia. Moradores da região acionaram as autoridades ao perceberem a situação.

O AG acompanhou a vereadora Kayanne Braga (PDT), na sede da Guarda Municipal, localizada na secretaria de Transito, onde estavam as bebês, fêmeas, que foram acolhidas pela ONG Campo Bom pra Cachorro e estão em busca de um novo lar. “A gente precisa de conscientização, busquem a castração, busquem a adoção responsável, porque isso, além de ser um crime, é muito cruel, elas não merecem passar por isso.” Enfatizou a vereadora.

Até o momento, a pessoa responsável pelo abandono não foi identificada.

A Guarda reforça que abandono de animais é crime e pede à população que denuncie situações semelhantes pelo telefone 153. A pena para quem pratica esse tipo de crime é de até um ano de prisão, podendo chegar a cinco anos se o abandono ocorrer em via pública, com possibilidade de aumento se houver morte do animal.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LIKN NA BIO)
  • Durante patrulhamento no bairro Imigrante Norte, a Brigada Militar localizou uma caminhonete com placas adulteradas estacionada dentro da garagem de um imóvel. O veículo estava visível da via pública, o que chamou a atenção dos policiais.

Sem obter resposta dos moradores ao tentar contato, a guarnição ingressou no pátio e iniciou a verificação do veículo. Além das placas trocadas, os policiais encontraram no local diversos objetos suspeitos, entre eles duas máquinas de cartão, um simulacro de arma de fogo com carregadores, uma coronha de revólver, uma munição calibre 2,5 e uma porção de substância semelhante à maconha.

A caminhonete foi reconhecida pelo proprietário e encaminhada à Delegacia de Polícia para registro e os devidos procedimentos legais.
  • Os policiais militares de Campo Bom têm participado de treinamentos mensais de disparo de arma de fogo, com o objetivo de manter e aprimorar a técnica e a segurança nas abordagens. A iniciativa foi determinada pelo comandante da corporação no município, Capitão Oliveira, que assumiu o compromisso de fomentar instruções regulares para a tropa.

De acordo com a Brigada Militar, os treinos já estão planejados até o fim de 2025, o que representa um importante avanço na preparação dos agentes para o enfrentamento à criminalidade.

Em caso de emergência, a orientação é para que a população acione o número 190.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Guarda Municipal de Campo Bom prendeu, nesta sexta-feira, 2, um homem por tráfico de drogas no bairro Barrinha. O suspeito é o mesmo indivíduo que, há uma semana, havia sido detido por furto de fios e cabos na Rua Coberta.

Durante patrulhamento, os agentes flagraram o homem vendendo entorpecentes a outro indivíduo. Ambos foram abordados, sendo encontrados com o primeiro 40 pedras de crack e duas porções de cocaína. Os dois foram conduzidos à Delegacia de Polícia, onde o suspeito permaneceu preso.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 02 de maio.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile