Projeto “Olha que legal, tem uma galinha no nosso quintal!”, da EMEI D. Pedro I, concorre com outros nove trabalhos de vários estados do Brasil
A Educação de Campo Bom poderá repetir o feito de 2022 e conquistar, mais uma vez, o título de melhor do Brasil no Prêmio Meu Pátio é Meu Mundo, realizado pelo Instituto Arcor Brasil. Naquela ocasião a conquista foi da EMEI Claudy Schaefer, do Bairro Morada do Sol. Agora, o projeto “Olha que legal, tem uma galinha no nosso quintal!”, da EMEI D. Pedro I, do bairro Mônaco, concorre com outros nove trabalhos de vários estados do Brasil.
A ação realizada na EMEI D. Pedro I ocorreu a partir da implementação de um projeto institucional onde, com a ajuda da comunidade escolar, foi construído um galinheiro no quintal da escola. A proposta principal do projeto é que, além de plantas e outros elementos naturais, o educandário tenha a presença de animais. O trabalho é acompanhado por todas as turmas, desde o início, que se deu com os ovos sendo chocados em uma chocadeira, até a construção do galinheiro, e, no momento atual, no cuidado com os animais, como limpeza, alimentação e afeto. Educadores e crianças juntos cuidando, explorando e aprendendo com o ambiente natural e todas as experiências que ele traz. Além disso, o projeto visa aproximar escola e comunidade escolar, com vivências como a construção do galinheiro e cuidado com as galinhas.
O projeto da EMEI D. Pedro I concorre com trabalhos de Bertioga/SP, Blumenau/SC (02), Barra Mansa/RJ, Estância Velha/RS, Morro Reuter/RS, Itanhaém/SP, Salvador/BA e São Paulo/SP. O Prêmio Meu Pátio é o Mundo, realizado pelo Instituto Arcor Brasil, em conjunto com outras organizações internacionais, incentiva e reconhece boas práticas em educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), realizadas por instituições da primeira infância no Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Paraguai e Uruguai.
Após uma avaliação minuciosa, análise e discussão por parte da comissão julgadora, 10 projetos foram selecionados para a próxima etapa. De agosto a outubro, os selecionados receberão acompanhamento virtual de um tutor para elaborar um artigo sobre a experiência, que concorrerá ao prêmio. O projeto vencedor no Brasil deve ser conhecido em novembro, e será premiado com uma ordem de compra de material didático relacionado ao projeto apresentado no valor de R$ 8.000,00. O júri selecionará, entre os artigos pré-selecionados, um vencedor e uma menção honrosa.