A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Publicações Legais
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Publicações Legais
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Livro e exposição Legado que Inspira é homenagem da Amvag ao Bicentenário

Redação / AG por Redação / AG
19 de julho de 2024
em Geral
0 0
A A
Livro e exposição Legado que Inspira é homenagem da Amvag ao Bicentenário

Micael Araldi

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Publicação e painéis fotográficos foram lançados para a imprensa nesta sexta-feira, no Núcleo de Casas Enxaimel, em Ivoti

A Associação dos Municípios do Vale Germânico –Amvag, lança para a imprensa, na data de hoje, o livro Bicentenário da Imigração: Legado que Inspira. Por meio da publicação de 200 páginas e totalmente traduzida para o alemão oficial, as 14 cidades da Amvag que integram a região-berço da colonização alemã no Brasil prestam seu reconhecimento aos imigrantes que desembarcaram em São Leopoldo em 25 de julho de 1824, transformando o futuro aqui. As 321 imagens publicadas – maioria selecionadas por equipes das prefeituras – permitem observar que muito do legado germânico sobrevive e segue sendo passado de geração para geração, confirmando que o desenvolvimento conquistado é fruto do aprendizado dos que aqui chegaram há 200 anos. Além do livro, a homenagem conta com exposição fotográfica homônima formada por 14 imagens medindo 60x70cm extraídas do livro. Com tiragem de 2.100 exemplares, O Legado que Inspira será distribuído entre as prefeituras da Amvag, assim como a exposição: cada município receberá uma coleção completa que passará a integrar definitivamente seu acervo.

PERENE – “Trata-se de uma data muito importante para o Vale Germânico, por isso optamos por um projeto perene para homenageá-la. Daqui a 40, 50 ou 100 anos este livro será prova material do nosso reconhecimento a este legado e também comparativo do desenvolvimento da nossa região”, destaca Flavio Foss, presidente da Amvag. “A expressão popular de que uma imagem vale mais que mil palavras resume o livro que é essencialmente de fotos e legendas, mas muita simbologia”, destaca Flávio. Definido no final de 2023 e executado a partir de janeiro, o projeto teve coordenação e edição da jornalista Sílvia Trovo, colaboradora da Amvag.

CIDADES – Na publicação cada município está presente em sua respectiva seção onde, além de breve histórico da cidade, constam imagens selecionadas por suas equipes retratando a importância do legado. Há imagens de festas, gastronomia, folclore, espaços, pontos turísticos, igrejas, arquitetura, etc., tudo relacionado à imigração. Há fotos atuais e históricas. Um artigo de autoria dos respectivos prefeitos das 14 cidades, ressaltando a data e traduzido para o alemão, também consta do projeto. A ideia é que o artigo seja anexado ao livro quando presenteado.

SEÇÕES – Além das seções exclusivas de cada cidade, a publicação contempla três seções regionais: Da Terra à Indústria; Guiados pela Fé e Beleza Singular. “Nossa intenção foi mostrar que embora a agricultura tenha sido o início de tudo, 200 anos depois ela ainda é muito presente na região que valoriza também sua produção calçadista, uso da tecnologia e a educação”, descreve a editora. Já na seção Guiados pela Fé, optamos por publicar detalhes de imagens sacras, valorizando o imenso universo de igrejas, templos e espaços de contemplação que há no Vale Germânico”. A seção Beleza Singular destaca a natureza ímpar e também a arquitetura da região rica em cuidados e detalhes que atestam sua origem.

FOTOS – Um dos desafios do livro foi a seleção das imagens. “Recebemos quase 800 fotos. Fazer essa seleção foi o momento mais difícil devido à riqueza do material enviado pelas equipes”, relata a editora. A fim de facilitar a comunicação com o projeto, cada prefeito indicou um interlocutor de sua cidade que ficou responsável por entregar os materiais e fazer cumprir os prazos do projeto. “Acredito que se juntarmos todas as pessoas envolvidas, inclusive internamente nas prefeituras, temos quase 300 mãos que trabalharam para tornar isto possível”. A tradução do livro é da historiadora Solange Hamester Johann e o projeto gráfico, da publicitária Gabriela Michels. A foto de capa, retratando o Rio dos Sinos em São Leopoldo, praticamente no ponto de desembarque dos imigrantes há dois séculos, foi cedida pelo fotógrafo Thales Renato, da prefeitura de São Leopoldo. O livro possui selo FSC (Forest Stewardship Council), atestando que o processo produtivo utiliza insumos em conformidade com os critérios ambientais e sociais. A impressão ficou ao cargo da Gráfica Pallotti, de Santa Maria/RS. A Amvag estuda agora tornar a publicação acessível, transformando-o em áudio-livro.

ENCHENTE – “Este ano tudo está acontecendo numa velocidade alucinante e, em meio a um projeto destes, a maior enchente da história do RS não poderia ser ignorada na publicação. Praticamente à véspera de ir para a gráfica foi necessário reformatar o projeto para dar espaço a este registro e lembrar que, assim como em 1824, com foice e enxada, os imigrantes conseguiram transformar a história, e hoje, dois séculos depois, também faremos isto”, enfatiza a coordenadora do projeto.

Post Anterior

Neste domingo tem Festa dos Motoristas em Campo Bom

Próximo post

Fique atento! Obra em tubulação provoca desvio no trânsito

Notícias relacionadas

Campo Bom sedia curso de arbitragem e Festival de Mini-handebol neste fim de semana
Geral

Campo Bom sedia curso de arbitragem e Festival de Mini-handebol neste fim de semana

26 de maio de 2025
Simulado de roubo a banco mobilizou o centro de Campo Bom
Geral

Simulado de roubo a banco mobilizou o centro de Campo Bom

26 de maio de 2025
Campo Bom realiza VI Conferência da Cidade com foco em inclusão e sustentabilidade
Geral

Campo Bom realiza VI Conferência da Cidade com foco em inclusão e sustentabilidade

19 de maio de 2025
Próximo post
Fique atento! Obra em tubulação provoca desvio no trânsito

Fique atento! Obra em tubulação provoca desvio no trânsito

Brigada Militar de Campo Bom realiza palestra na EEEF João Blos

Brigada Militar de Campo Bom realiza palestra na EEEF João Blos

Obra que afetou o abastecimento de água no bairro Santa Lúcia deve ser normalizada no fim da tarde

Obra que afetou o abastecimento de água no bairro Santa Lúcia deve ser normalizada no fim da tarde

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Campo Bom é a 2ª cidade mais desenvolvida do RS, segundo a Firjan
  • Nossa primeira semana “Sem Porteiras”
  • Nova empresa assume transporte coletivo em Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Dr Carlos Eduardo França Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Saúde

A Gazeta CB

  • A partir de segunda-feira, 2, o transporte público coletivo de passageiros em Campo Bom passa a ser operado pela Viação Santa Clara Ltda. A mudança ocorreu em razão do encerramento do contrato da Prefeitura com a empresa anterior, Stadtbus Transportes Ltda.

Apesar da troca, todas as linhas e horários seguem os mesmos. Os passageiros podem continuar utilizando os vales-transporte e cartões da Stadtbus até a substituição definitiva pelos novos cartões da operadora atual.

A nova empresa assumiu o atendimento no mesmo local onde funcionava a sede da Stadtbus. Já a aquisição de novos vales-transporte por parte das empresas terá orientações divulgadas em breve, conforme informou a Administração Municipal.

CONFIRA A NOTA:

A administração municipal informa que, em razão do encerramento do contrato com a Stadtbus Transportes Ltda, a partir de segunda-feira (02), o transporte público coletivo de passageiros de Campo Bom passa a ser operado pela Viação Santa Clara Ltda.

Todas as linhas e horários continuam os mesmos.

Até a troca dos cartões de passagem, os passageiros podem utilizar os vales-transporte e cartões fornecidos pela Stadtbus.

A empresa que está chegando, atenderá no mesmo local onde hoje atende a Stadtbus.

Em relação à aquisição de novos vales-transporte, até segunda será divulgado um canal para cadastramento das empresas.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito: (51) 3598-6262.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LIKN NA BIO)
  • Após testes de iluminação e pintura da sinalização viária, a Rua Coberta, uma nova estrutura localizada na Av. dos Estados, ao lado do CEI e em frente ao Novo Parcão, estará liberada para veículos. A partir desta sexta-feira, 30, às 17h, já será possível o tráfego de veículos.

Imagens 🎥: Briane Colissi/AG
  • 🎞️ A História da Nossa Gente | Prévia 🎞️

Você já viu uma coleção com 18 mil chaveiros e 15 mil discos de vinil? 😮

📍Campo Bom tem um colecionador que transforma o passado em memória viva.

💬 “Pra mim, nada é lixo. Eu respeito todo tipo de coleção.”

✨ Confira esse trecho especial antes do vídeo completo!

🔜 Em breve: episódio completo aqui no perfil!
📲 SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

#AHistóriaDaNossaGente #AGazetaCB #CampoBom #Colecionador #Memórias #ReelsJornalismo #HistóriasQueMarcam #ReelsRS
  • Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico local, a Administração Municipal abriu inscrições para o programa Campo Bom para Negócios, que vai subsidiar ações de qualificação e expansão de mercado para empresas da cidade. A iniciativa, que pode beneficiar até 65 negócios e investir até R$ 480 mil, é destinada a empresas com pelo menos um ano de atividade em Campo Bom e que empreguem 90% ou mais de trabalhadores residentes no município.

As vagas estão distribuídas em três categorias:

35 vagas com incentivo de até R$ 3 mil para ações de qualificação;

20 vagas com incentivo de até R$ 15 mil para expansão de mercado no segmento industrial;

10 vagas com incentivo de até R$ 7,5 mil para expansão de mercado nos demais segmentos.

Entre as ações de qualificação contempladas estão: consultorias de gestão empresarial, aperfeiçoamento de processos produtivos, capacitação de mão de obra, parcerias com instituições de ensino, formação de líderes e programas de reconhecimento e valorização de talentos. Já as ações voltadas à expansão de mercado incluem participação em feiras e eventos, bem como investimentos em marketing e promoção de vendas.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Sala do Empreendedor, localizada no andar térreo do Centro Administrativo Municipal. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, e nas sextas-feiras, das 7h30 às 13h30.

Para participar, as empresas devem apresentar documentos como: registro comercial ou contrato social, alvará, certidões negativas, comprovantes de regularidade junto ao INSS e FGTS, relatório de faturamento dos últimos 12 meses, declaração do CAGED (último mês), plano de qualificação empresarial e relatório das ações de mercado de interesse.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sedetur@campobom.rs.gov.br, ou pelos telefones (51) 3598-8649 e (51) 99675-6193 (WhatsApp).

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 30 de maio.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • 🚨 Reforço na emergência do hospital!
A partir de segunda, 02, o Hospital Dr. Lauro Reus contará com um médico a mais, das 7h às 0h, para agilizar os atendimentos. A medida visa enfrentar o aumento de casos de doenças respiratórias e é custeada com apoio de emenda parlamentar de R$ 100 mil.

🏥 Além disso, três UBSs (Operária, Porto Blos e Santa Lúcia) estão com horários ampliados desde maio. E vem aí: PA 24h junto ao hospital!

💉 Enquanto isso, a vacinação contra a gripe ainda é baixa entre os grupos prioritários (idosos, gestantes e crianças): apenas 37,58% de cobertura. A vacina está disponível em todas as UBSs. Neste sábado, 31, a UBS Celeste estará aberta das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

👉 Cuide-se e vacine-se!

MAIS DETALHES : www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A mobilização da Prefeitura de Campo Bom junto ao Governo do Estado começou a gerar resultados concretos na área da segurança pública.

Desde o início do ano, três novos policiais militares foram integrados ao efetivo local. Além disso, a frota também está sendo renovada. Na tarde de terça-feira, 27, a vice-prefeita Gênifer Engers acompanhou a entrega de uma nova viatura para a Brigada Militar de Campo Bom, adquirida pelo Governo do Estado com recursos do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), viabilizados a partir de repasses do ICMS destinados por empresários campo-bonenses.

Outros reforços também já haviam sido encaminhados neste ano: uma viatura e quatro fuzis foram entregues à corporação, fortalecendo ainda mais a estrutura de trabalho dos policiais.

Para o prefeito Giovani Feltes, as ações representam um sinal positivo, mas ainda estão aquém das necessidades do município. “Reconhecemos e agradecemos o esforço demonstrado até aqui, mas certamente continuaremos a solicitar mais brigadianos a fim de garantir ainda mais segurança à nossa população”, afirmou.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Guarda Municipal de Campo Bom (GMCB) realizou mais uma prisão por tráfico de drogas na cidade. A ocorrência foi registrada na madrugada de terça-feira, 27, no bairro Porto Blos. Durante patrulhamento de rotina, os agentes encontraram dois homens em uma parada de ônibus. Ao perceberem a aproximação da viatura, um deles tentou se desfazer de uma sacola.

Ambos foram abordados, e na sacola foram encontradas 17 pedras de crack e R$ 291 em dinheiro. Diante da quantidade da droga, o material foi caracterizado como tráfico. O homem que estava com a sacola foi conduzido à Delegacia de Polícia e permaneceu preso.

Com essa ação, a GMCB chegou à marca de 53 prisões realizadas em 2024, sendo 19 delas por tráfico de drogas.

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile