Como presidente da Famurs, Orsi acompanha o governador Eduardo Leite de 14 a 22 de abril na Itália e na Alemanha
Uma comitiva do Governo do Rio Grande do Sul partiu para a Itália e Alemanha em missão a fim de estreitar laços comerciais e econômicos entre o estado e os dois países. Liderado pelo governador Eduardo Leite, o grupo conta com a participação do prefeito Luciano Orsi, presidente da Famurs, representando os interesses dos municípios gaúchos. Os compromissos oficiais tiveram início no domingo, 14, e vão até a próxima segunda-feira, 22.
No primeiro dia de missão, a comitiva gaúcha participou da inauguração do estande do RS na Vinitaly, em Verona, na Itália, a maior exposição de vinhos do mundo. O Brasil é o 14º maior produtor global de vinho e os municípios gaúchos são responsáveis por 90% da produção nacional (2023).
Nesta segunda, 15, a missão segue com agendas em Verona e, na terça, 16, chega a Roma, em reunião com o embaixador brasileiro, Renato Mosca. Na quarta, 17, o grupo visita o Vaticano e deve se encontrar com o Papa Francisco. Na quinta, 18, a comitiva parte para a Alemanha, onde, até segunda, 22, vai passar pelas cidades de Mainz, Wiesbaden, Hamburgo e Hannover.
Além do estreitamento dos laços comerciais e da abertura de novas oportunidades de negócios, a missão é importante para fortalecer os vínculos culturais entre o povo gaúcho e os alemães e italianos. Em 2024, celebra-se o Bicentenário da Imigração Alemã e, em 2025, os 150 anos da Imigração Italiana no RS.