A redução dos indicadores criminais em Campo Bom vem refletindo diretamente na segurança da população. Em 2021, houve uma queda de 5,9% de crimes no município, em relação a 2020. Segundo dados apresentados pelo Governo do Estado, Campo Bom teve redução significativa de crimes onde, no total, em 2020 foram registrados 1.574 delitos e em 2021, ocorreram 1.480 registros.
Furtos de veículos tiveram queda de 43,2%. Da mesma maneira, a posse de entorpecentes caiu 42% e o tráfico de entorpecentes caiu 50%. Entretanto, alguns crimes tiveram aumento, sendo estes, homicídio, furtos e estelionato. O aumento foi de 50%, 6,1% e 19,3% consecutivamente.
A redução da criminalidade é resultado direto do policiamento realizado pela Brigada Militar e Polícia Civil em Campo Bom. Além disso, a ampliação de investimentos e a integração com as demais forças de segurança também tem sido fator essencial para o aumento da sensação de segurança.
“É o resultado de um trabalho integrado, aliado ao cercamento eletrônico e ao videomonitoramento, que a Administração Municipal possibilitou para as forças de segurança local. Foi primordial principalmente na questão de roubos e furtos. São ações conjuntas, nas quais além da Secretaria de Segurança, ainda entra a fiscalização, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária e o Corpo de Bombeiros da nossa cidade, para que esses índices diminuam e a segurança dos moradores aumente”, afirma o secretário de Segurança e Trânsito, Rosalino Seara.
“Trabalhamos constantemente em conjunto das forças de segurança local, isso desde o primeiro mandato, para que números como esses pudessem ser atingidos em nosso município, dentro dos segmentos que o Poder Público consegue intervir. Colhemos esses menores índices já mirando no futuro com a implantação da Guarda Municipal, que hoje está em fase de capacitação. Sabemos que a qualidade de vida é cartão de visita de Campo Bom e prezar pela segurança constrói isso”, destaca o prefeito Luciano Orsi.
Você sabia?
Roubo e furto são crimes contra o patrimônio. Furto é crime menos grave, pois não há violência. Já o roubo é crime mais grave, descrito na lei como subtração mediante grave ameaça ou violência.