A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Pensando Direito
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Pensando Direito
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Vamos conhecer algumas aves e mamíferos que vivem na região?

Redação / AG por Redação / AG
19 de outubro de 2021
em Comunidade, Educação
0 0
A A
Vamos conhecer algumas aves e mamíferos que vivem na região?
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A série Biologia em Pauta, em parceria com a bióloga, Carolina Rangel – formada em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), está de volta. Visando, especialmente, o ensino fundamental, atendido pelo programa AG Educa de Campo Bom. Confira a seguir a segunda parte da série, que abordará mamíferos e aves da região.

Os mamíferos formam um dos grupos de animais mais conhecidos. Afinal, quem nunca ouviu falar de baleia, macaco ou gato? Inclusive, nós seres humanos também fazemos parte desse grupo, além de muitos outros animais. No Brasil, existem cerca de 650 espécies de mamíferos, das quais cerca de 185 ocorrem no Rio Grande do Sul. Já as aves formam um outro grupo de animais que apresentam uma variedade de tamanhos, cores, formas e cantos. No Brasil, existem 1.971 espécies de aves, cerca de 700 ocorrem no nosso Estado! Hoje vamos falar de cinco mamíferos comuns de serem encontrados no RS e conhecer cinco aves que vivem aqui em Campo Bom.

João-de-barro (Furnarius rufus)

biologia6 joao de barro

O joão-de-barro é comum de encontrar no município, afinal, é a ave símbolo de Campo Bom (Lei nº 3448, de 2009). Ele vive em áreas abertas e cidades, e se alimenta de minhocas, cupins e insetos, e por isso pode ser visto revirando folhas e terra pelo chão. Seu canto é alto e se torna mais frequente na primavera, quando os casais se juntam para reproduzir. O joão-de-barro possui fama de ser trabalhador e inteligente, pois constrói um ninho de barro incrível. O ninho, em formato de forno é construído em conjunto pelo casal e demora até 1 mês para ficar pronto. No interior, há uma parede que separa a entrada e o local onde vão ser colocados os ovos. Essa parede serve para aumentar a proteção dos filhotes, legal né? E apesar de todo o trabalho, o joão-de-barro nunca utiliza o mesmo ninho duas vezes, ele constrói novos ninhos e pode até fazer um em cima do outro. Quando abandonados, os ninhos podem ser utilizados por outras aves ou até outros animais, como lagartixas, pequenas cobras e abelhas.

Quero-quero (Vanellus chilensis)

biologia9 queroquero

É uma ave que vive em campos abertos e está distribuída por todo o território gaúcho. Por conta disso, é a ave símbolo do Rio Grande do Sul (Lei nº 7.418, de 1980). O quero-quero é fácil de ser reconhecido, pois possui os olhos vermelhos e um topete na cabeça. Eles costumam assustar as pessoas, pois são territorialista, ou seja, não gostam de dividir seu espaço! Se você chegar muito perto, além de emitir um som de alerta, eles podem dar os famosos ‘rasantes’ em sua direção. Por isso, é importante respeitá-los. Se alimentam de insetos e outros pequenos animais, e podem viver em grupos numerosos. Sua reprodução inicia na primavera e eles constróem seu ninho no chão. Se alguma ameaça se aproximar do ninho, o quero-quero pode fingir-se de morto, para atrair o possível predador até ele e afastá-lo de seus filhotes.

Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris)

biologia8 sabia

É considerada a ave símbolo do Brasil, pois ocorre em grande parte do país e está presente na cultura e arte brasileira, sendo o foco de muitas canções. Essa ave vive em bordas de mata e cidades, sozinho ou aos pares. Se alimenta de insetos, minhocas e frutas, e é um excelente dispersor de sementes. A época de reprodução inicia em setembro e eles constroem os ninhos geralmente em árvores e vãos de telhados. Inclusive, o sabiá-laranjeira pode confundir os vãos e construir mais de um ninho ao mesmo tempo. É comum de escutar o canto do sabiá-laranjeira antes mesmo de clarear o dia, quem aí sabe reconhecer seu canto?

Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)

biologia7 bemtevi

Muito popular, o bem-te-vi é facilmente encontrado em matas e cidades e, geralmente, vive sozinho. É territorialista e pode ser agressivo com outras aves que se aproximarem de seu espaço. Se alimenta de frutas, ovos, insetos e outros pequenos animais. O bem-te-vi é um excelente caçador, e pode capturar seu alimento durante o voo. Durante o período de reprodução, constrói um ninho grande em galhos de árvores. Seu canto é fácil de reconhecer, e foi o próprio som quem deu origem ao seu nome.

Urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus)

biologia10 urubu

Os urubus são comuns de serem vistos planando no céu em silêncio. São aves grandes que vivem em campos e cidades e se alimentam de carcaça de animais mortos. Por conta disso, são considerados os faxineiros da natureza! Você sabia que os urubus eliminam cerca de 95% da carcaça de animais mortos da natureza?

Morcegos (Glossophaga soricina)

biologia1 morcego

Os morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar! Durante o dia, eles permanecem escondidos em abrigos, como árvores, cavernas e até mesmo em telhados e forros de casas. Durante a noite, eles vão em busca de alimentos; e não, nem todos os morcegos se alimentam de sangue. Na verdade, das mais de 1.400 espécies de morcegos no mundo, apenas 3 alimentam-se de sangue! A maioria come frutos, insetos e néctar das flores. Por esse motivo, são importantíssimos para a natureza, pois fazem a dispersão de sementes, polinização de plantas e o controle de insetos. Se você não é fã de mosquitos, fique sabendo que em uma única noite, um morcego pode devorar mais de 3 mil insetos.

Qual a relação dos morcegos com a raiva? A Raiva é uma doença causada por um vírus e muito associada aos morcegos. Porém, todos os mamíferos podem transmitir essa doença. Na verdade, mais de 90% dos casos mundiais de raiva foram ocasionadas por cachorros! Mas sim, os morcegos podem ser infectados e transmitir a doença para humanos.

Como saber se um morcego está infectado? Esses animais costumam ser vistos voando ou descansando em árvores ou telhados. Se você encontrou morcegos assim, é pouco provável que eles carreguem o vírus. Na verdade, o principal indicativo de presença da doença é o morcego estar caído no chão, pois a raiva provoca a parada dos músculos e assim eles não conseguem voar.

O que fazer se isso acontecer? Primeiramente, jamais toque no animal! Você deve isolá-lo com um balde ou caixa, impedir que outros animais cheguem perto e ligar para o serviço de zoonoses do município, para que eles realizem o diagnóstico. Lembrando que a raiva não tem cura, mas tem prevenção! Vacine-se e vacine seus pets.

Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris)

biologia2 gamba

O gambá é um animal comum de encontrar durante a noite, quando ele é mais ativo. O gambá costuma se abrigar em troncos de árvores e raízes, porém também pode viver próximo a nossas casas. Se alimenta de ovos, pequenos animais, frutos e plantas! Por conta disso, são importantes dispersores de sementes e realizam o controle de animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões. No período de reprodução, é muito comum encontrar a fêmea carregando seus filhotes nas costas ou protegidos em uma bolsa que ela possui na barriga (igual ao Canguru). Quando se sente ameaçado, o gambá pode mostrar os dentes, soltar um odor ruim e até se fingir de morto. Mas esse animalzinho não faz mal sem ser provocado, portanto respeite-o! Infelizmente, o gambá é um dos animais nativos com maior índice de atropelamentos, e também sofre muito com ataque por cães e perda de habitat para o desmatamento.

Ratão-do-banhado (Myocastor coypus)

biologia3 ratao

Como o nome já diz, esse mamífero é um roedor adaptado a vida na água, como banhados, lagoas e rios. O ratão-do-banhado pode também ser avistado em terra, mas passa a maior parte do tempo em ambientes aquáticos e sabe nadar muito bem! Eles vivem em grupos e são mais ativos à noite. Pode ser facilmente confundido em aparência com a capivara, porém ao contrário dela, o ratão-do-banhado possui uma longa e grossa cauda. Ele se alimenta de capim, raízes e plantas aquáticas. Na época de reprodução, constrói um ninho com cascas de árvores e dá à luz de 4 a 6 filhotes, e quem cuida é o pai.

Bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans)

biologia5 bugio

Um mamífero muito famoso no Rio Grande do Sul é o bugio-ruivo. Esse macaco vive na copa das árvores de florestas, e é mais ativo durante o dia. Eles vivem em grupos e emitem sons que podem ser ouvidos até 5 km de distância! Esse som alto, é feito principalmente para demarcar território. Eles se alimentam de folhas e frutos e são ótimos dispersores de sementes. Infelizmente, estão em situação vulnerável de extinção, pois costumam ser vítimas de atropelamentos, ataques de cães, eletrocussões e doenças, como a febre amarela. Muitas pessoas acreditam que o bugio é transmissor do vírus da febre amarela, o que não é verdade, quem transmite é o mosquito. O bugio acaba sendo apenas mais uma vítima e nos alerta que o vírus está circulando quando adoecem, atuando como sentinelas.

Ouriço-cacheiro (Coendou spinosus)

biologia4 ourico

Apesar de comum no Rio Grande do Sul, não é tão fácil assim encontrar um ouriço por aí! Ele é um excelente escalador e vive no alto das árvores, de onde dificilmente desce. É mais ativo durante a noite e se alimenta de folhas, flores e frutos. Sua visão é bem ruim, mas possui audição e olfato excelentes! Parente do porco-espinho, ele possui as costas cobertas de espinhos e utiliza isso para se defender de predadores. Porém, ao contrário do que muitos pensam, o ouriço não arremessa os seus espinhos! Na verdade, eles apenas se desprendem do seu corpo quando tocados.

Importante: Se você encontrar algum desses animais em sua casa, ou ferido, ligue para o órgão responsável da cidade (Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Sema, através da Prefeitura, no telefone 3598-8600), caso necessário. Maltratar ou matar animais silvestres é crime ambiental (Artigo 29 da Lei nº 9.605 de 1998). Denuncie! Quer conhecer mais animais da região? Siga o Bicharada Gaúcha, um projeto de divulgação da fauna do Rio Grande do Sul. Facebook: Bicharada Gaúcha Instagram: @bicharadagaucha

Post Anterior

Passaporte vacinal agora é obrigatório no Estado

Próximo post

Prefeitura abre Processo Seletivo a fim de contratar estagiários de nível superior

Notícias relacionadas

SIM assegura qualidade dos alimentos de origem animal em Campo Bom
Comunidade

SIM assegura qualidade dos alimentos de origem animal em Campo Bom

11 de julho de 2025
ESF Quatro Colônias terá atendimento neste sábado em Campo Bom
Comunidade

Campo Bom sedia IV Open Fênix de Taekwondo neste domingo

10 de julho de 2025
Banda Municipal realiza ensaio aberto na Praça João Blos neste sábado
Comunidade

Banda Municipal realiza ensaio aberto na Praça João Blos neste sábado

10 de julho de 2025
Próximo post
Prefeitura abre Processo Seletivo a fim de contratar estagiários de nível superior

Prefeitura abre Processo Seletivo a fim de contratar estagiários de nível superior

Copas Tia Mira e Futsal 50 Anos têm jogos nesta quarta-feira, 20

Copas Tia Mira e Futsal 50 Anos têm jogos nesta quarta-feira, 20

Homem é preso por cumprimento de mandado

Corpo de morador campo-bonense é encontrado às margens da RS-290

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • SIM assegura qualidade dos alimentos de origem animal em Campo Bom
  • Campo Bom sedia IV Open Fênix de Taekwondo neste domingo
  • ESF Quatro Colônias terá atendimento neste sábado em Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Dr Carlos Eduardo França Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Saúde

A Gazeta CB

  • 🌱✨ Empreender também se aprende na escola

As alunas da E.E.E.M. Fernando Ferrari criaram a Plantchê, uma miniempresa focada em hortas urbanas sustentáveis. O projeto rendeu aprendizado, reconhecimento e até pódio: elas conquistaram o 3º lugar na Batalha de Miniempresas da Dell! 💚📦

Elas mostraram que com criatividade, propósito e união, é possível transformar ideias em impacto real. 🚀

Veja a entrevista 🎥

#EmpreendedorismoJovem #CampoBom #EducaçãoQueTransforma #Miniempresa #HortaUrbana #Plantche #AGazetaCB #IniciativaQueInspira
  • A Polícia Civil de Campo Bom prendeu, na quinta-feira, 10, um foragido da Operação Pedágio. O homem foi localizado no município de Estrela/RS e teve a prisão preventiva cumprida.

Segundo as investigações, o preso integra uma organização criminosa envolvida em crimes de extorsão e lavagem de dinheiro contra empresários do Vale dos Sinos. Após a deflagração da operação, ele havia fugido para o interior do Estado.

A Polícia Civil de Campo Bom reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo WhatsApp: (51) 98401-3237.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 11 de julho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • 🎬 Programação Cinema do CEI – 10/07 a 16/07 🍿
📍 Sala Bárbara Paz

🎟️ Ingressos:

Qua e Qui: R$ 6,00 (todas as sessões)
Sex, Sáb e Dom:
14h: R$ 6,00
16h30 e 19h: R$ 12,00
________________________________

🕑 14h00 – Lilo & Stitch (2025)

Duração: 108 min 

Classificação: 10 anos

Sinopse: Lilo, uma menina havaiana órfã, é criada pela irmã mais velha Nani. Ela adota Stitch, um alienígena experimento 626 disfarçado de cão. Juntos, aprendem sobre amizade, família (“ohana”) e empatia.
________________________________

🕟 16h30 – Como Treinar o Seu Dragão (2025)

Duração: 125 min (2h05) 

Classificação: 10 anos

Sinopse: Soluço, um jovem viking marginalizado, derrota um dragão Night Fury, mas decide poupá-lo. Ele faz amizade com Banguela e desafia as crenças de seu clã, provando que há poder na confiança e na união entre povos antes inimigos.
________________________________

🕖 19h00 – M3GAN 2.0

Duração: 120 min 

Classificação: 16 anos 

Sinopse: Dois anos após os eventos do primeiro filme, a criadora Gemma enfrenta uma nova ameaça: Amelia, uma arma robótica militar com tecnologia de M3GAN. Ela é forçada a ressuscitar a boneca original para deter essa nova inteligência artificial, numa mistura de terror, ação e dilemas éticos sobre IA.

🎟️ Garanta seu ingresso e aproveite essa seleção especial — tem aventura, emoção e até suspense na telona!
  • A Guarda Municipal de Campo Bom prendeu, na tarde de segunda-feira, 7, um homem por tráfico de drogas no bairro Rio Branco. A ação ocorreu durante patrulhamento em uma área já conhecida por movimentação de traficantes, quando os agentes flagraram o suspeito entregando algo a um motociclista.

Ao perceberem a aproximação da viatura, os dois tentaram fugir. O homem foi alcançado em uma área de mata e, com ele, os guardas encontraram nove pedras de crack, uma bucha de cocaína, R$ 4,60 em moedas e um celular. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde teve a prisão confirmada.

A Guarda Municipal reforça que atua 24 horas no combate à criminalidade e pode ser acionada pelo telefone 153.
  • Há mais de três semanas internado no Hospital Lauro Reus, o pequeno Lucca Rafael da Silva Chaves, morador de Campo Bom, enfrenta uma difícil batalha contra uma infecção respiratória. A família buscou atendimento no hospital no dia 14 de junho, acreditando se tratar de uma gripe. No entanto, o menino deu entrada com diagnóstico de pneumonia e, desde então, permanece hospitalizado.

Apesar dos cuidados médicos e dos diversos tratamentos aplicados, o quadro não apresentou melhora significativa. Em exames posteriores, os médicos identificaram uma mancha branca em um dos pulmões e constataram a evolução para broncopneumonia, uma infecção que atinge simultaneamente os pulmões e os brônquios.

Lucca apresenta secreções persistentes pelas vias aéreas e ainda precisa fazer uso de oxigênio. A equipe médica recomendou a transferência do menino para um hospital com leito de Pneumologia Pediátrica, onde poderá receber atendimento especializado.

Para isso, o hospital cadastrou Lucca no GERINT, sistema estadual de regulação de leitos, e aguarda a liberação de vaga em uma unidade de referência. Enquanto isso, a família relata viver dias de angústia e mobilização. Em relato ao AG, a mãe da criança relatou que além de buscar apoio junto à equipe médica e à direção hospitalar, os responsáveis estão tentando acelerar a transferência por vias legais, com o auxílio de uma advogada. 

O Hospital Lauro Reus emitiu uma nota:

“Reiteramos que o sistema GERINT é uma plataforma de regulação estadual. À Instituição de Saúde cabe exclusivamente o papel de inserir e atualizar, de forma regular, as informações clínicas do paciente, com o objetivo de manter o Estado informado e agilizar os trâmites necessários para a transferência.”

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Atenção, estudantes de Ensino Médio, Técnico, Tecnólogo, Superior e Pós-graduação: a Prefeitura de Campo Bom prorrogou até sexta-feira, 11, o prazo para se inscrever no Processo Seletivo Simplificado de Estágio Remunerado 12/2025. 💼

É a chance de adquirir experiência prática na sua área e ainda garantir uma bolsa auxílio que pode chegar a R$ 2.150,00! 💰

As oportunidades são para diversas áreas e cursos, com destaque para vagas nas secretarias de Administração e Educação e Cultura.

👨‍🎓 Pode se inscrever quem estuda em instituições conveniadas com o Município, e os cursos contemplados incluem:
• Administração
• Direito
• Pedagogia
• Psicologia
• Letras
• Comunicação
• Engenharia
• Nutrição
• Educação Especial
• Licenciaturas e Magistério
• Técnicos em TI, Mecânica, Edificações, Eletrônica, Segurança do Trabalho e muito mais!

🕐 A carga horária pode ser de 20h ou 30h semanais, com bolsas proporcionais:
• R$ 814,03 para estudantes de Educação Especial
• Até R$ 2.150,00 para estagiários de pós-graduação

📲 As inscrições são gratuitas e feitas de forma online.

🔗 Link do edital e inscrições em nosso site

⚠️ Não perde o prazo! Vai até sexta-feira, 11 de julho!

🔗 SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, campo-bonenses 🌫️

A cidade amanheceu coberta por névoa em algumas regiões, porém, o clima está mais ameno e a temperatura deve chegar até 21°C à tarde 🌡️

Bom início de semana a todos 🙏

📷 Briane Colissi/AG

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Pensando Direito
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile