Com peças exclusivas e para todos os manequins, marca campo-bonense está ganhando o mercado da moda.
A necessidade do consumidor é um ponto que sempre deve ser acompanhado de perto pelas marcas, afinal, são os clientes que movimentam o sucesso de um negócio. E a questão da representatividade se revela cada vez mais presente neste contexto. Há poucos anos, temas considerados tabus na sociedade eram pouco observados pelas marcas. Contudo, a evolução da sociedade, como um todo, fez com que empresas mostrassem uma nova perspectiva para alcançar mais públicos engajados e com uma identificação mais eficaz.
Um exemplo dessa mudança vem do bairro Santa Lúcia, em Campo Bom onde uma jovem de 23 anos levantou uma questão: Afinal para quais corpos a moda trabalha? Este é o principal questionamento da Kamona. Marca criada pela campo-bonense Rúbia Witeck, a iniciativa surgiu da necessidade de levar à indústria informações mais consistentes pela moda. Desafios que a estilista enfrenta diariamente e pelos quais luta com o objetivo de ver acontecer a quebra de estereótipo da moda all size e o fim da falta de informação. “Somos uma marca all size e nossa proposta é que você se sinta bem usando as nossas peças independe do seu tamanho. Acredito que a Kamona saia dos padrões principalmente pela estética apresentada, sempre com a preocupação da representatividade”, afirma a estilista.
De acordo com Rúbia, o interesse pela moda inclusiva surgiu ainda na faculdade. “Quando comecei a fazer pesquisas para projetos da faculdade e comecei a questionar os tamanhos disponíveis no mercado hoje em dia e a partir daí eu tive relatos que me fizeram entender meu propósito na moda”.
Foi então que veio o estalo: e se ela criasse a sua própria marca? Em 2015, aos 18 anos Rúbia deu o pontapé inicial neste projeto. “Eu queria que as pessoas vestissem o que sentissem vontade e não apenas o que tem no disponível no tamanho dela. Isso tanto nos tamanhos maiores quanto pessoas que precisam comprar em seção infantil, muitas vezes. Eu acredito que isso toca diretamente na nossa autoestima”, comenta a estilista.
Seja você, seja real
Com peças do PP ao 5G, sob medida, masculina e feminina a empreendedora vem conquistando espaço no cenário da moda no Vale do Sinos com a aceitação e o amor próprio como principal ponto de partida para esse novo posicionamento. “É incrível a troca e conexão que venho criando com quem consome a marca, eu intitulo de “kamoners” por não ver apenas como clientes de um negócio, mas também uma comunidade de pessoas que compactuam com as mesmas ideias e acaba que o consumo se dá não só pelo produto, mas por tudo que a marca significa. Sempre frisando: seja você, seja real”. Mas Rúbia quer mais. “O propósito da Kamona é mudar o mundo, acreditamos que podemos fazer isso juntos, de forma transparente, sustentável e incluível”, completa a estilista.