Antes de ir às urnas, é importante conhecer as propostas de cada candidato, suas prioridades e projetos para cada área da gestão pública. Para auxiliar o eleitor na escolha, o AG está apresentando as propostas dos candidatos a Prefeitura de Campo Bom em cinco assuntos de interesse dos cidadãos. O tema desta semana é saúde. Confira abaixo, em ordem alfabética por nome usado na urna eletrônica, as propostas dos prefeituráveis.
ALEX BLOS DIAS (PRTB) | Vice: Sandra Rorato (PRTB)
Coligação: Campo Bom Acima de Tudo | Partidos: PRTB/PSDB
Incentivar a humanização no atendimento de usuários em toda a rede de Saúde. Implementar programas de informatização e desburocratização para agilizar todos os procedimentos que envolvam a rede de Saúde. Enfatizar o pensamento da Saúde Preventiva, através de Programas que estimulem a periodicidade de exames. Implementar Consultório Odontológico nas Unidades de Saúde que não disponibilizam os serviços; construir o Novo Pronto Atendimento (PA). Este espaço deverá estar conectado com o Hospital Lauro Reus buscando agilidade nos atendimentos e servindo de retaguarda para eventuais internações. Criação do Centro Geriátrico, um ambiente projetado para atender de forma acolhedora todos os usuários. Além de consultórios de especialidades médicas do idoso, este Centro contará com uma sala para fisioterapia. Paralelamente, instalação junto ao CEI da Sala do Conselho do Idoso, Academia, Fisioterapia, Pilates, Espaço Recreativo, Salas de Leitura, Informática e Cursos e Palestras. Projeto de Construção do Complexo Municipal de Saúde Integrado a ser executado em fases anuais segundo organograma de etapas a ser desenvolvido. Complexo esse que será composto por Hospital Lauro Reus (com novos leitos) o Novo PA, Samu, CAPS e Centro Geriátrico.
CLEUSA NASCIMENTO (REPUBLICANOS) | Vice: Emerson Schneider (PTB)
Coligação: Campo Bom Para Todos | Partidos: Republicanos, Patriotas, PTB/PSL
O plano de governo comtempla uma série de medidas para melhorar o sistema de saúde de Campo Bom, prestando um atendimento mais humanizado, resolutivo e de qualidade. Trabalharemos pela implantação de uma UTI Neonatal e do novo bloco cirúrgico municipal. Além disso, vamos criar uma central de atendimento odontológico, com acompanhamento na área da Educação, retomando o Programa Odontologia nas Escolas. Também vamos adquirir novos equipamentos para a realização de exames de alta complexidade, pois atualmente os moradores precisam sair da cidade para fazer exames mais complexos. Investiremos em novas tecnologias para facilitar e agilizar o acesso aos serviços de saúde. Importante valorizar os funcionários da saúde com incentivos para melhorar o atendimento, realizando ainda a marcação das consultas através das agentes de saúde. Buscaremos apoio da iniciativa privada para execução de Plano de Saúde Popular e criaremos o Comitê Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, Reinserção Social e Atenção ao Usuário.
LUCIANO ORSI (PDT) | Vice: Paulo Gomes (MDB)
Coligação: Juntos Para Seguir Avançando | Partidos: PDT/MDB/PCdoB/PP/DEM
Entre as principais propostas na área da saúde para nosso segundo mandato estão ampliar e qualificar ainda mais o atendimento de especialidades médicas e odontológicas através do Centro Vida de Saúde; reforma e ampliação da Emergência do Hospital Lauro Reus, cujo projeto está pronto e o recurso garantido; realização de procedimentos cirúrgicos oncológicos no Hospital Lauro Reus; reforma de unidades de saúde e adotar o agendamento de consultas por telefone; fortalecer a parceria com universidades, trazendo mais opções de serviços, com a possibilidade de utilização da Residência Médica; manter a central de marcação de consultas sem lista de espera. Na atual gestão, aumentamos a oferta de procedimentos essenciais, zerando a fila em várias especialidades. A endoscopia teve oferta aumentada e saltou de 191 exames oferecidos em 2015 para 1.032 em 2019, um incremento de 440%; a Eco-Doppler Venosa teve incrementos de 248% em sua oferta, pulando de 180 exames em 2015 para 626 em 2019. Além disso, continuaremos com todos os cuidados necessários para mantermos o controle da Covid-19 em nosso município.
MARCO “MIKONGA” (PV) | Vice: Jaquiel de Oliveira (PV)
Coligação: Campo Bom Verde Sustentável | Partidos: PV
Criaremos Saúde Tecno. Será um Sistema Moderno que vai agilizar o atendimento e garantir ao usuário o acompanhamento completo de toda a sua ficha médica sempre que ele retornar as unidades de Saúde, haverá integração que acompanhará desde a sua entrada nos postos de saúde a todo o tratamento contendo as informações do paciente. É segurança para paciente e o médico na consulta. Atuaremos forte na Saúde preventiva. As consultas serão marcadas via telefone ou o aplicativo Saúde Tecno, sem ficar em filas em buscas de fichas de consultas. Ampliaremos as consultas médicas por meio virtual, serão implementadas facilitando a vida do cidadão. Os investimentos serão possíveis por que somente os candidatos do Partido Verde Mikonga prefeito e Jaquiel vice irão reduzir os cargos de confiança em 25% com isso teremos maior recurso para sanar os problemas identificados pelo sistema de coleta de dados do município que identificará os Índices de Vulnerabilidade por Bairro ( IVB ), que dará informação para agirmos nos pontos críticos de nossa saúde e demais campos de atuação de responsabilidade da administração pública.
VICENTE SELISTRE (PSB) | Vice: Rosalina Cardoso (PSB)
Coligação: Campo Bom Com Desenvolvimento e Participação | Partidos: PSB/PT
Nosso modelo de gestão é compartilhado e participativo, na saúde será fortalecido o papel do Conselho de Saúde, com organização nos bairros, e comissão especial na fiscalização e publicização dos recursos repassados ao Hospital, a sua aplicação e a qualidade do atendimento como um todo; Fazer um amplo estudo na infraestrutura hospitalar, buscando parâmetros de equilíbrio entre oferta e demanda e a sintonia com a realidade regional; Valorização e capacitação permanentes dos profissionais – em técnica de saúde, tecnologia da informação, inovação e na transparência. Possibilitando que os usuários tenham ampla clareza nos dados e nas políticas de saúde; ampliar os investimentos e formular projetos que ampliem o SUS desde o atendimento preventivo-primário, o secundário e o terciário- de alta complexidade. Aperfeiçoar e ampliar o atendimento em saúde preventiva, sobretudo no Estratégia da Saúde da Família, implementando efetivamente A Política Nacional de Atenção Básica nas todas unidades de saúde, com a organização local de usuários; buscar convênios e acordos de cooperação e formação, apoiar programas em parceria com laboratórios e centros de pesquisa nacionais e internacionais, buscando neste momento a prioridade no acesso a vacina COVID-19.