A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Elias Weiss, a história reinventada de um campeão

Redação / AG por Redação / AG
26 de outubro de 2020
em Esportes
0 0
A A
Elias Weiss, a história reinventada de um campeão

Joceline Silveira/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Um ano e meio após grave acidente, um dos maiores nomes da Mountain Bike do estado foi obrigado a buscar outros objetivos, no esporte e na vida.

Às vezes não é o pódio que determina um campeão. Elias Weiss sabe disso. Um dos nomes fortes do ciclismo gaúcho, estava acostumado a trazer na mala troféus para Campo Bom. Mas no dia 26 de maio de 2019 o multicampeão viu sua vida mudar após um grave acidente durante a 4 ª etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike, realizada pela Federação Gaúcha de Ciclismo.

O ciclista liderava a competição quando teve problemas com a correia da bicicleta, o que facilitou a ultrapassagem de outros competidores. Quando resolveu o empecilho e seguia em alta velocidade em busca de recuperar a colocação, aconteceu o acidente. A partir deste momento o atleta não se recorda de mais nada. “Lembro de tudo que aconteceu até instantes antes da queda. Para mim foi como se tivesse dormido e acordado 15 dias depois já no hospital”, revelou Weiss.

Após um ano e meio, natural período de recuperação, contrariando os médicos, Elias voltou a andar, pedalar e está a todo vapor nos treinos projetando o retorno às competições. Mas com um novo foco. “Quero utilizar minha história para inspirar outras pessoas. Vou voltar a competir também, mas não pensando no pódio e sim em estar na ativa, correndo com meus amigos, respeitando minhas limitações”, revela o atleta que ficou com sequelas na visão após o acidente. “Perdi parte da percepção de espaço e hoje aprendi a conviver com a falta de nitidez em ambas as distâncias – perto e longe-, mas nada que impeça as atividades físicas. E para quem não iria falar ou caminhar, como era a previsão dos médicos, só tenho a agradecer à Deus por estar vivo e bem”.

De acordo com a família de Weiss, a expectativa era que ele acordasse ainda muito debilitado, com algumas limitações e não era descartada a possibilidade de haver sequelas. Mas quando ele acordou após 15 dias em coma, começou a falar normalmente, já conseguia caminhar com apoio e até mesmo ler. “Eu sei que tive uma segunda chance, e agora quero aproveitá-la ao máximo e ajudar outras pessoas”, afirma o atleta que em 2021 vai iniciar um ciclo de palestras. “Recebi convites de organizadores de eventos de bike e empresários aqui da região para falar sobre minha trajetória de mais de 10 anos no esporte e o retorno pós acidente”, revela.

O acidente

O acidente aconteceu no dia 26 de maio, durante a 4 ª etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike, realizada pela Federação Gaúcha de Ciclismo e que contava pontos para o Campeonato Gaúcho da categoria. Segundo acreditam os médicos, o atleta deveria estar em alta velocidade quando se desequilibrou e acabou caindo. Devido à violência do impacto no chão, Elias foi arremessado por cerca de três metros. Ele não se lembra como e nem quanto tempo depois do acidente acordou. Ele foi encontrado por um morador da localidade sentado ao lado de sua bicicleta no meio do percurso da prova. “O homem disse que achou entranho aquele rapaz sentado no chão no meio da rua. O morador comentou que tentou conversar com o Elias, mas ele parecia desorientado. Foi quando ligou para o SAMU avisando que havia localizado uma pessoa meio desnorteada”, revelou Daniele Fiorese, esposa de Weiss em entrevista ao AG após o acidente.
Weiss foi localizado três horas e meia depois do acidente e encaminhado ao Hospital Bruno Born em Lajeado onde permaneceu internado na UTI até o dia 31 de maio, quando foi transferido para o Hospital Sapiranga, onde acordou quase duas semanas depois.

Post Anterior

Feevale projeta começo da construção do Hospital Veterinário

Próximo post

Candidaturas femininas crescem 70%

Notícias relacionadas

Jogos de Verão 2026 encerram nesta semana com primeira etapa do Circuito Municipal de Vôlei de Areia
Esportes

Jogos de Verão 2026 encerram nesta semana com primeira etapa do Circuito Municipal de Vôlei de Areia

24 de fevereiro de 2026
Jogos de Verão 2026 iniciam nesta quarta-feira, com beach tennis
Esportes

Jogos de Verão 2026 iniciam nesta quarta-feira, com beach tennis

3 de fevereiro de 2026
Com ampla estrutura pública, Campo Bom consolida o esporte como marca da qualidade de vida no município
Esportes

Com ampla estrutura pública, Campo Bom consolida o esporte como marca da qualidade de vida no município

2 de fevereiro de 2026
Próximo post
Candidaturas femininas crescem 70%

Candidaturas femininas crescem 70%

Brigada Militar realiza apreensão de drogas

Brigada Militar realiza apreensão de drogas

Homem é preso por cumprimento de mandado

Confira o funcionamento dos serviços da Prefeitura no feriado desta quarta-feira

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Corsan será convocada a prestar esclarecimentos na Câmara de Vereadores sobre episódios de falta de água
  • Câmara de Vereadores realiza primeira sessão de homenagens do ano nesta quarta-feira
  • ESF Porto Blos terá atendimento especial neste sábado (28)

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • A Ailos Viacredi Alto Vale está promovendo, em Campo Bom, um Feirão Auto com lojas parceiras do município. A campanha iniciou nesta semana e segue até sábado (28), com atendimento das 8h às 17h nos dias úteis e das 9h às 16h no sábado.

Participam do feirão as lojas Speed Motors Multimarcas, 4A Motors, Elite Auto Center, Big Car Multimarcas, Friends Cars, Bueno Veículos, Moschen Automóveis e Car Line Veículos.

De acordo com o gerente do Posto de Atendimento da cooperativa em Campo Bom, Fernando Bugs, a iniciativa busca ampliar oportunidades tanto para os lojistas quanto para os cooperados. “Nossa proposta com essas parcerias é trazer mais possibilidades. Para os lojistas, ampliar as vendas, e para os cooperados, oferecer oportunidade de compra com taxas diferenciadas e exclusivas, além de aprovações rápidas”, destaca. Ele acrescenta que o feirão também representa a chance de concretizar um objetivo comum entre muitas famílias. “É a oportunidade de realizar o sonho da troca de carro”, afirma.

Durante o período da campanha, os interessados podem procurar diretamente uma das lojas participantes para conhecer as condições especiais de financiamento oferecidas pela cooperativa.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 23.01

➡️ Combate a Dengue em Campo Bom, previna-se.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • ESPORTE | Os Jogos de Verão 2026 entram na sua última semana, com a modalidade vôlei de areia. As atividades ocorrem nesta quarta (25), quinta (26) e sexta-feira (27). Os jogos são promovidos pela Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).

Diferentemente do beach tennis e do futevôlei, que ocorreram nas primeiras semanas de fevereiro e tiveram oficinas e profissionais para orientar os participantes, o vôlei de areia terá a primeira etapa do já tradicional Circuito Municipal. Nesta quarta (25) e na quinta (26), das 18h às 21h, acontecem as fases classificatórias, feminina e masculina. Na sexta-feira (27) serão realizadas as finais da etapa. O Circuito terá até mais três etapas classificatórias e depois a grande final. Inscrições podem ser realizadas, sem custo para as duplas, pelo telefone da SMEL (51 9283-5728).

Os Jogos de Verão, além de incentivar a prática de esportes, tem o objetivo de estimular a comunidade a ocupar os espaços públicos e a aproveitar o verão com saúde e alegria. Os jogos são abertos a toda a comunidade campo-bonense, gratuitamente, e ocorrem nas quadras de areia do Parcão.

Nas modalidades beach tennis e futevôlei, na primeira hora, em cada noite, houve oficina sobre o esporte (com orientação de profissionais da área), ótima oportunidade de aprendizado, e depois tem torneio aberto a todos os interessados.

Saiba mais em: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A família de Micael da Luz dos Santos entrou em contato com o Jornal A Gazeta pedindo apoio da comunidade para localizá-lo. Segundo relato do irmão, Márcio Santos, Micael estaria em Campo Bom e vivendo em situação de rua.

De acordo com a família, ele está fora de casa há mais de um ano. Inicialmente, Micael teria ido para um projeto em Novo Hamburgo. Posteriormente, passou a trabalhar em uma padaria com funcionamento 24 horas, mas acabou deixando o emprego. Desde então, conforme o irmão, voltou a enfrentar problemas com dependência química e passou a viver nas ruas.

Márcio esteve recentemente em Campo Bom mostrando fotografias do irmão a moradores e comerciantes, e recebeu a confirmação de que ele teria sido visto na cidade. No entanto, até o momento, não conseguiu localizá-lo.

A família pede que qualquer informação sobre o paradeiro de Micael seja repassada diretamente pelo WhatsApp (51) 98098-7783, com Márcio Santos.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O nome da vereadora Kayanne Braga (PDT) passou a integrar oficialmente a galeria de ex-presidentes da Câmara Municipal de Campo Bom. A parlamentar, que esteve à frente do Legislativo em 2025, teve seu quadro afixado na noite desta segunda-feira (23), durante a sessão ordinária.

Ao lado do atual presidente, João Paulo Berkembrock (MDB), Kayanne realizou o ato simbólico de fixação do retrato no espaço que reúne os 41 vereadores que já comandaram o Parlamento campo-bonense ao longo dos 67 anos de emancipação do município.

Com a inclusão, Kayanne torna-se apenas a segunda mulher a integrar a galeria de presidentes da Casa. A primeira foi Gênifer Engers, que presidiu o Legislativo em 2022.

Em seu pronunciamento, a vereadora definiu o momento como “um dia histórico e um orgulho muito grande”, agradecendo aos eleitores e aos colegas parlamentares pela confiança depositada durante sua gestão. Ao destacar a representatividade feminina, ressaltou que o número ainda é pequeno diante da trajetória institucional da Câmara. “Em 67 anos, ainda é pouco. Que seja apenas o começo de uma história com cada vez mais representatividade feminina na política”, afirmou.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 23.02

➡️ Mudanças no transporte público, veja nova tabela em nosso site.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura às crianças e adolescentes o direito de acesso e permanência na escola, em condições de igualdade, com respeito à dignidade e à convivência familiar. É justamente nesse ponto que surge uma questão recorrente na realidade de muitas famílias: o que fazer quando irmãos são encaminhados para escolas ou turnos diferentes? À luz do princípio do melhor interesse da criança, a administração pública e as instituições de ensino devem analisar pedidos de unificação de matrícula, evitando a separação desnecessária de irmãos e preservando a organização familiar. Para tanto, é necessário que a família procure a Central de Vagas do Município e formalize o pedido.
Outro tema que merece destaque é o direito à educação especial, garantido aos estudantes que demandam atendimento educacional especializado. A legislação assegura não apenas o acesso à escola, mas a inclusão em ambiente que respeite as necessidades individuais do aluno, com currículo adaptado, métodos pedagógicos adequados e interação com alunos do currículo regular, sem qualquer forma de discriminação. Sempre que necessário, o aluno tem direito ao acompanhamento por professor auxiliar ou profissional de apoio, bem como às adaptações estruturais na escola, especialmente nos casos de deficiência física, garantindo acessibilidade, autonomia e igualdade de condições no processo de aprendizagem.
O acesso à alimentação escolar adequada é outra questão relevante, especialmente para alunos que possuem necessidades alimentares específicas, como alergias, intolerâncias ou restrições médicas. As escolas públicas seguem cardápios elaborados por profissionais da área da saúde, o que, em regra, pode implicar restrições ao ingresso de alimentos trazidos de casa. Contudo, havendo necessidade especial devidamente comprovada por profissional habilitado, cada situação deve ser analisada de forma individual, devendo a alimentação oferecida no ambiente escolar respeitar essas condições, garantindo segurança, inclusão e a dignidade do aluno.

(CONTINUA NOS COMENTÁRIOS)
  • O Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, foi criado pela UICC com apoio da OMS para conscientizar e mobilizar a sociedade no controle da doença.
Parceiros da Liga reforçam que atitudes individuais e ações comunitárias fazem a diferença no enfrentamento do câncer.

“Quando olhamos algo sob o ponto de vista das terapias Integrativas, entendemos que a doença é a manifestação de algo que está ligado a vários aspectos da vida deste indivíduo. E a prevenção, por consequência, é obtida quando cuidamos do corpo, do emocional e da mente. Somos formados por estas três estruturas e somente quando olhamos para elas de forma integral, conseguimos o equilíbrio.” Michele Spindler, terapeuta Integrativa.

“Cada pessoa pode fazer a diferença cuidando da própria saúde, se informando e encorajando quem está ao seu redor. Espalhando consciência, apoiando quem enfrenta a doença e unindo forças para que juntos possamos prevenir e vencer o câncer.” Brenda Gomes, psicóloga clínica.

“Cada indivíduo pode contribuir adotando hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e a redução do consumo de álcool e tabaco, além de manter os exames preventivos em dia. No âmbito comunitário, é possível ajudar disseminando informações corretas sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, incentivando familiares, amigos e vizinhos a cuidarem da própria saúde. A participação em campanhas educativas, ações de conscientização e apoio a pessoas em tratamento também fortalece a rede de cuidado, promovendo uma cultura de prevenção, solidariedade e responsabilidade coletiva no enfrentamento do câncer.” Gustavo Marmitt, educador físico.

“Precisamos desenvolver hábitos saudáveis (pensamentos, sentimentos, alimentar e exercícios físicos), a comunidade é a extensão do cidadão. A informação de como praticar esse autocuidado, e quais os protocolos que devemos seguir ao suspeitar de algo anormal em nosso corpo deve chegar à comunidade de forma clara. Esse esclarecimento é responsabilidade de todos: o cidadão que tem esse conhecimento, o município, o estado e a União.” Rose Lemos, psicóloga clínica.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.