A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Plano de arborização projeta plantio de 15 mil mudas de árvores até 2025

Redação / AG por Redação / AG
21 de abril de 2020
em Comunidade
0 0
A A
Plano de arborização projeta plantio de 15 mil mudas de árvores até 2025

Vista aérea do Parcão de Campo Bom - Divulgação

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Estudo aponta que 61% das árvores plantadas em passeios públicos causam conflitos com equipamentos urbanos e 65% apresentam má formação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), apresentou no mês de março na Câmara de Vereadores, o Plano Municipal de Arborização Urbana. O objetivo é otimizar e modernizar as atividades de planejamento, gestão e expansão do patrimônio arbóreo em Campo Bom. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo já foi colocada em prática seguindo as regras previstas no estudo.

O plano traz um diagnóstico da arborização da cidade, caracterização urbanística, paisagística, social e econômica do município, colaborando também com o direcionamento do plantio de mudas, poda e corte de árvores. Além de pôr fim a problemas crônicos enfrentados na cidade como a ausência de informações sobre número de árvores e espécies, por exemplo.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jéferson Timm, a ausência de informações científicas e técnicas sobre como proceder com a arborização em Campo Bom vinha trazendo problemas para a população e para a administração. “O projeto vai atender diversas necessidades diferentes. Desde a arborização de áreas que hoje não tem árvores até a substituição de espécies inadequadas e melhoramento da saúde das plantas. A poda, por exemplo, é uma das práticas a ser corrigida pois da maneira como é feita tradicionalmente deixa as árvores doentes e mal formadas. As espécies também tendem a ser substituídas por plantas mais bonitas e adequadas aos locais de plantio, cuidados que hoje não existem”, detalha Timm.

Para ele, o Plano de Arborização Urbana vai ajudar, a alinhar atividades que amenizem situações de plantio de espécies inadequadas, de poda irregular e de depredação de espécies nativas, que refletirão em uma arborização mais viçosa, mais densa, e na diminuição de transtorno como quedas de árvores, principalmente. “O principal objetivo é promover a arborização como elemento essencial de desenvolvimento urbano visando a melhoria da qualidade de vida, ao incremento e à manutenção da biodiversidade e ao equilíbrio ambiental. Além de integrar e envolver a população para que participem do processo, visando à manutenção e à preservação da arborização urbana”, comenta.

Diagnóstico

O diagnóstico atual apresentado pela SEMA revela que a arborização varia na área urbana de Campo Bom. O mapeamento que teve início em 2017, apontou que no município existiam 12.000 árvores plantadas somente nos passeios públicos, sendo que destas 61% causavam conflitos com equipamentos urbanos (fiação, calçadas, postes) e 65% apresentavam má formação. “Embora o município seja relativamente arborizado, o ideal para proporcionar qualidade de vida e diminuição nas temperaturas seria que houvessem cerca de 26.500 árvores, somente nos passeios públicos, sem contar com praças, parques e áreas de preservação”, aponta Timm. De acordo com o secretário, a defasagem arbórea em Campo Bom seria de 14.500 mudas.
O estudo apontou ainda que algumas ações de manejo são necessárias. Entre elas, as podas de condução e as de levantamento de copa são as recomendações mais indicadas, seguidas da remoção com replantio. “Nossa meta é plantar de 12 a 15 mil árvores em espaços vagos nas calçadas e áreas verdes. Acredito que, executando e mantendo estas políticas de arborização em cinco anos atingimos o ideal”, ressaltou.

O Plano de Arborização também estabelece um conjunto de métodos, medidas e diretrizes a serem adotadas para o gerenciamento da arborização urbana, como o espaçamento entre as mudas, distancia adequada para não interferir no passeio público além de estabelecer normas agronômicas para o perfeito desenvolvimento de cada espécie. “As áreas verdes e ruas arborizadas trazem conforto psicológico para as pessoas, criam corredores ecológicos para animais, barreiras contra poluição e uma série de outros serviços ecológicos. Nos anos oitenta houve intensa campanha no sul do Brasil pelo plantio de duas espécies, a extremosa e o ligustro, as duas são consideradas inadequadas e hoje causam muitos problemas, junto com a canela e o jambolão. Então, no sentido de haver um planejamento com regras e espécies tecnicamente selecionadas para plantio, podemos dizer que o plano é uma iniciativa inédita na cidade”, comenta.

Segundo o secretário, o Plano de Arborização Urbana vai criar condições para que a Prefeitura possa atender às demandas e expectativas da população de forma mais rápida e eficiente. “Dessa forma, eventuais problemas com árvores tendem a diminuir com o tempo. O plano deverá nortear o trabalho da equipe técnica do setor de arborização da SEMA nas ações programadas e em alguns casos possibilita que a equipe possa agir preventivamente”, disse.

O Plano contempla ainda iniciativas como o Programa Arboriza Campo Bom que estimula a ampla participação da comunidade na manutenção do patrimônio arbóreo,w além do processamento e o emprego de resíduos de poda.

Post Anterior

Alunos da rede municipal começam a receber kits de alimentação escolar

Próximo post

Contação de história na web para a criançada se entreter e aprender na quarentena

Notícias relacionadas

Tradição e fé: os rituais da Semana Santa que mantêm viva a Páscoa em Campo Bom
Comunidade

Tradição e fé: os rituais da Semana Santa que mantêm viva a Páscoa em Campo Bom

6 de abril de 2026
Projeto idealizado por campo-bonense transforma solidariedade em rede de apoio virtual
Comunidade

Projeto idealizado por campo-bonense transforma solidariedade em rede de apoio virtual

6 de abril de 2026
Galpão do CTG Guapos do Itapuí é desmanchado após decisão judicial
Comunidade

Galpão do CTG Guapos do Itapuí é desmanchado após decisão judicial

6 de abril de 2026
Próximo post
Contação de história na web para a criançada se entreter e aprender na quarentena

Contação de história na web para a criançada se entreter e aprender na quarentena

Homem suspeito de ter invadido três prédios pra furtar bicicletas é identificado

Homem suspeito de ter invadido três prédios pra furtar bicicletas é identificado

UBS do bairro Aurora, deve ser concluída até julho

UBS do bairro Aurora, deve ser concluída até julho

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Inscrições para vagas remanescentes na Educação Infantil ocorrem nesta segunda e terça-feira
  • Tradição e fé: os rituais da Semana Santa que mantêm viva a Páscoa em Campo Bom
  • Projeto idealizado por campo-bonense transforma solidariedade em rede de apoio virtual

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • EXCLUSIVO | Desde a quarta-feira, 25, o galpão do CTG Guapos do Itapuí, localizado na Avenida dos Estados, 911, começou a ser desmanchado, marcando o fim de um ciclo de cerca de 25 anos no local. A medida ocorre após uma decisão desfavorável em um processo judicial que tramitava desde 2011.De acordo com a patronagem da entidade, a decisão do Ministério Público determinou a adequação do espaço às exigências legais, principalmente com a implementação de isolamento acústico. Caso as medidas não fossem cumpridas, seria mantida a multa aplicada por perturbação ao sossego, que atualmente chega a aproximadamente R$ 1,287 milhão, valor corrigido ao longo dos anos.Sem condições financeiras de arcar com as adequações exigidas e diante da multa milionária, o CTG optou pela devolução do espaço como forma de obter a anistia da dívida. Conforme destacado pela patronagem, o galpão foi construído em uma área que, na época, não possuía vizinhança, sendo a ocupação do entorno posterior à instalação da entidade.
Inaugurado em agosto de 2000, o espaço foi palco de diversas atividades culturais e sociais, consolidando-se como referência na preservação das tradições gaúchas no município.Apesar da saída, o CTG Guapos do Itapuí já se prepara para um novo momento. A entidade recebeu um espaço cedido pela Prefeitura, localizado no Parque do Trabalhador, viabilizado por meio de emenda governamental. No entanto, o local é menor e ainda necessita de ampliações e adequações para atender plenamente às atividades desenvolvidas.LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Páscoa representa renovação, esperança e novos começos. Neste momento especial, desejamos que a fé se fortaleça, que o amor se faça presente e que a união esteja em cada lar. Que seja um tempo de reflexão, recomeço e de olhar para o futuro com mais leveza e confiança.Desejamos a todos, uma feliz e abençoada Páscoa 🙏🏾
  • AG CONTIGO | 03.04➡️ Sábado tem programação especial de Páscoa.MAID NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Uma residência foi atingida por um incêndio no início da tarde desta sexta-feira (3), em Campo Bom. O caso ocorreu por volta das 12h55, na Rua Guilherme Blos, no bairro 25 de Julho.De acordo com o Corpo de Bombeiros, a guarnição foi acionada por meio do telefone de emergência 193 para atender a ocorrência. O imóvel, construído em madeira, foi rapidamente tomado pelas chamas, exigindo apoio do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo no combate ao fogo.O morador da residência, conhecido como seu Aladio, sofreu ferimentos e foi encaminhado para atendimento hospitalar. Até o momento, não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde. As causas do incêndio não foram informadas.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Durante o mês de março, alunos das redes municipal, estadual e particular participaram de oficinas no Complexo Cultural do CEI, com atividades como “Hora do Conto” e pintura das casquinhas que dão vida à Osterbaum, a tradicional árvore de Páscoa no Largo Irmãos Vetter.Na manhã desta quinta-feira, 02, a equipe do AG acompanhou de perto as atividades coordenadas ela professora Silvia Soares, coordenadora do Complexo do Cei. Confira nas imagens 📸SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 02.03Destaques da edição impressa:➡️ Projeto de câmbio cresce e fortalece qualidade de vida do público 50+;➡️ Plataforma “Desejos do Coração” cria rede de ajuda colaborativa;➡️ Fim de um ciclo: galpão de CTG é desmanchado após decisão judicial;➡️ Tradições e símbolos da Páscoa seguem presentes na cidade.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰Confira a capa da edição de hoje, 02 de Abril.PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • Decoração da Semana Santa no Largo Irmãos Vetter🙏📷 @angelicaspenglerfotografias

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.