3º Encontro Científico do SAMU de Campo Bom ocorrerá em junho

Giordanna Vallejos/AG

Evento contará com participação de estudantes e profissionais de mais de 50 cidades

Por Giordanna Vallejos

No dia 3 de junho, Campo Bom sediará o evento que reunirá especialistas da área da saúde interessados em discutir o papel e os progressos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O terceiro encontro é organizado pela unidade localizada em Campo Bom. Até agora, representantes de 50 municípios do Rio Grande do Sul e mais seis de Santa Catarina já garantiram sua participação, que somam mais de 240 alunos. “O nosso primeiro evento foi quando assumimos o SAMU. O primeiro foi uns 100 alunos, o segundo uns 140 e agora são mais de 240”, acrescenta Luíz Flavio de Brito, coordenador dos condutores do SAMU de Campo Bom.

O Encontro Científico ocorre das 8h30 às 17h30, na Sociedade de Canto Progresso (Rua José de Anchieta, 9 – Imigrante Sul). O 3º Encontro Científico do SAMU-VS/RS marca também o aniversário de 14 anos da unidade de Campo Bom. À noite, a partir das 20h30, tem jantar campeiro no Progresso, com animação do Grupo Armada Campeira. O ingresso é R$ 40. O credenciamento para o evento tem início às 7h30. As inscrições seguem abertas para trabalhadores da saúde, bombeiros e estudantes e devem ser feitas pelo e-mail samu@campobom.rs.gov.br.

“É um evento bem grande, ao nível Estadual, mas sem custo nenhum para o município. O evento começa às 7h30, no sábado, mas com abertura oficial entre 08h30 e 9h. Até o meio-dia, vai transcorrer no Progresso, e a tarde é a parte mais dinâmica com as oficinas, sendo que a maioria será na Escola La Salle. É importante ressaltar que a administração atual tem olhado muito para a saúde, só nesses dois últimos anos foram conseguidas cinco ambulâncias, coisa que nós não tivemos em muitos anos”, explica Fábio André Schwan, enfermeiro do SAMU de Campo Bom.

Programação diferenciada

A programação do evento prevê palestras sobre “Manejo de situações especiais do paciente adulto e pediátrico grave” e “Abordagem e estabilização veicular”, ambas durante a parte da manhã. Os palestrantes, o enfermeiro Roberto Tyska Bueno, do SAMU de São Leopoldo, e o fisioterapeuta e bombeiro voluntário Leandro Balbinot, foram convidados e aceitaram participar, sem custos para o município.

Depois, à tarde, no Progresso e na Escola La Salle, serão realizadas as oficinas práticas. São 19 oficinas: suporte básico de vida adulto; condutas para o parto de urgência; manejo de choque hipovolêmico grave; suporte básico e avançado e tecnologias em saúde; manejo de via aérea básica e avançada; condutas em situações de catástrofe; método start; manejo em paciente queimado; APH tático; APH pediátrico; abordagem e estabilização veicular; suporte básico de vida pediátrico; IA no ultrassom a beira do leito/APH; extração veicular; APH adulto, manejo do paciente grave na sala de politrauma; acesso intraósseo; animais peçonhentos; espaço confinado; e Resgate em altura.

Sair da versão mobile