O Rotaract Club vai botar Campo Bom pra correr contra a poliomielite. A 1º edição do Rotaract Night Run acontece no dia 18 de abril a partir das 19hs e promete reunir apaixonados por esportes unidos por uma causa muito especial: a erradicação da paralisia infantil. A iniciativa faz parte da campanha mundial End Polio Now promovida pelo Rotary Internacional para produção de vacinas destinada a países onde a pólio ainda está ativa: Paquistão, Afeganistão e Nigéria, além de contar com parceria da Chip Brasil Sul e da Secretaria de Esporte de Campo Bom. “O mote principal é mostrar que todos podem colaborar e que pequenas ações fazem uma grande diferença. Queremos transmitir a informação e arrecadar recursos para a campanha”, explica a vice-presidente do Rotaract Club Campo Bom, Larissa Dadaut. No último ano 12 casos de poliomielite foram registrados no mundo, nenhum no Brasil. “A campanha acaba quando a doença for erradicada”, complementa.
A Pólio afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade e apesar dos casos terem diminuído mais de 99% nos últimos anos: dos 350 mil casos estimados em 1988 para 29 casos notificados em 2018, a pólio ainda preocupa pois uma em cada 200 infecções leva a uma paralisia irreversível (geralmente das pernas). Entre os acometidos, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios.
De acordo com estudos enquanto houver uma criança infectada, crianças de todos os países correm o risco de contrair a poliomielite. “Se a doença não for erradicada, podem ocorrer até 200 mil novos casos no mundo, a cada ano, dentro do período de uma década. A erradicação da pólio está ao nosso alcance, mas se não conseguirmos agir rapidamente esta doença continuará a ameaçar as crianças de todo o mundo. Você pode ajudar o Rotaract a completar este trabalho. Basta contribuir com a campanha ou conscientizar as pessoas sobre a doença”, explica Larissa.
Modalidades e Percurso
O evento terá como modalidades 3km caminhada, 3km e 6km corrida a caminhada. Além dos benefícios físicos e mentais e a superação dos limites, os participantes da corrida ajudarão uma causa social de impacto mundial capaz de salvar inúmeras vidas. “Trata-se de uma verdadeira confraternização que reúne saúde, esporte e lazer. Uma oportunidade única de ajudar ao próximo. Comprando o kits da corrida você estará efetivamente ajudando a erradicar a pólio, o dinheiro do kit tem essa finalidade de financiar as vacinas. As doações rotarianas já ajudaram a imunizar mais de 2.5 bilhões de crianças em 122 países. Falta pouco, juntos podemos vencer a pólio.”, esclareceu.
O percurso terá a largada e chegada nas proximidades do Teatro Marlise Saueressig (Avenida dos Estados número 1080) que terá uma estrutura montada com foods trucks, e apresentação de artistas locais. “A ideia é além de fomentar a prática de atividade física e promover qualidade de vida é reunir a família toda em um evento cultural”, finaliza.
As inscrições seguem até o dia 5 de abril e podem ser feitas acessando o link: https://www.youmovin.com.br/evento/rotaract-night-run_7087