A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

17º Bivaque da Poesia Gaúcha está com inscrições abertas

Redação / AG por Redação / AG
19 de julho de 2019
em Cultura
0 0
A A
17º Bivaque da Poesia Gaúcha está com inscrições abertas

Foto: Mauri Spengler/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Já estão abertas as inscrições para o 17º Bivaque da Poesia Gaúcha, tradicional concurso de poesias que reúne em Campo Bom os principais compositores, declamadores e amadrinhadores do Rio Grande do Sul. Mas é preciso ficar atento as datas, o prazo para as inscrições encerra no dia 20 de agosto e devem ser feitas no site www.festivaiscampobom.com.br/bivaque2019.php com formulário devidamente preenchido e arquivo com a letra e o título do poema em formato word. Cada poeta (compositor) poderá inscrever 3 (três) poesias inéditas, sendo que serão classificadas, uma poesia por poeta (compositor).

A comissão julgadora do concurso, cujos nomes serão divulgados até 60 dias antes do evento, será composta por três jurados que irão selecionar entre os inscritos, 10 poesias que serão declamadas no 17º Bivaque da Poesia Gaúcha, no dia 26 de outubro na sede do CTG M’Bororé.

Selecionadas as poesias participantes pela comissão julgadora, os poetas deverão indicar os declamadores das respectivas poesias. Cada declamador poderá apresentar apenas uma poesia, independentemente de ser ou não o autor. O declamador deverá trazer seu próprio instrumentista e ambos deverão estar devidamente pilchados. Será desclassificado o declamador que ler ou consultar o texto em cima do palco.

Premiação

Este ano cada poema classificado, e efetivamente declamado, sem leitura ou consulta ao respectivo texto, no palco, irá receber o prêmio de R$ 2.100,00, e os três melhores de cada categoria também receberão troféus. “Em se tratando de festival, tanto de música quanto de poesia, é comum que cada classificado receba uma ajuda de custo e os campeões recebam troféus e prêmios em dinheiro. Pela consolidação do nosso festival e pela deferência que recebemos tanto de compositores quanto de declamadores, pensamos que todos devam ser premiados em dinheiro, e os destaques levam ainda os troféus”, explicou Renata da Silva, coordenadora do Departamento de Cultura.

Categorias:

  • Para a melhor poesia, troféu Bivaque.
  • Para a segunda melhor poesia, troféu Campo Bom;
  • Para a terceira melhor poesia, troféu Campo Bom;
  • Para o melhor declamador, troféu Bivaque.
  • Para o segundo melhor declamador, troféu Campo Bom;
  • Para o terceiro melhor declamador, troféu Campo Bom;
  • Para o melhor amadrinhador, troféu Bivaque;
  • Para o segundo melhor amadrinhador, troféu Campo Bom;
  • Para o terceiro melhor amadrinhador, troféu Campo Bom.

Bivaque

O Bivaque é um concurso de poesia e declamação de conotação gauchesca, nativista, tradicionalista e social, cuja temática se identifica com o Rio Grande do Sul, abrangendo os respectivos usos e costumes. O concurso é uma promoção da Prefeitura de Campo Bom em parceria com o Departamento de Cultura e tradicionalistas voluntários das entidades com o intuito de integrar a comunidade ao movimento tradicionalista gaúcho por meio do verso e de abrir novos espaços para poetas e declamadores, além de divulgar a arte e cultura gaúcha através da poesia. Para a realização do evento, a Administração conta com o apoio do CTG M’Bororé.

Post Anterior

Inicia a distribuição da Sopa Solidária

Próximo post

Procon abre investigação preliminar e exige comprovantes dos postos de gasolina

Notícias relacionadas

Campo Bom no Oscar: Camila Blos integra bastidores de curta premiado em 2026
Cultura

Campo Bom no Oscar: Camila Blos integra bastidores de curta premiado em 2026

15 de junho de 2026
Prenda de Campo Bom transforma pesquisa em livro na Ciranda Regional
Cultura

Prenda de Campo Bom transforma pesquisa em livro na Ciranda Regional

8 de junho de 2026
Prefeitura distribuiu 1120 livros nas escolas antes da Feira
Cultura

Parceria entre a Câmara Municipal e a ALCB promove a 1ª Noite Literária

8 de junho de 2026
Próximo post
Procon abre investigação preliminar e exige comprovantes dos postos de gasolina

Procon abre investigação preliminar e exige comprovantes dos postos de gasolina

Aluno da LCBMX, morre após seis anos de luta contra o câncer

Aluno da LCBMX, morre após seis anos de luta contra o câncer

Onde está Sabrina?

Onde está Sabrina?

Discussão sobre estepost

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas no bairro Genuíno Sampaio
  • Carro é destruído por incêndio após colisão na Avenida Brasil
  • Campo Bom recebe recursos estaduais para ações de prevenção a eventos climáticos extremos

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Um homem foi preso por tráfico de drogas na noite de quinta-feira (18), em Campo Bom. A ação foi realizada por policiais militares do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), no bairro Genuíno Sampaio.

De acordo com a Brigada Militar, a prisão ocorreu durante patrulhamento de rotina, quando os policiais abordaram um veículo que estaria sendo conduzido de forma irregular e incompatível com a velocidade da via.

Durante a revista, os policiais localizaram com o condutor mais de 260 porções de crack, além de um telefone celular.

O homem foi preso em flagrante e encaminhado para os procedimentos legais. O material apreendido foi recolhido e apresentado à autoridade policial.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um automóvel Chevrolet Corsa branco pegou fogo no início da tarde desta sexta-feira (19), na Avenida Brasil, em Campo Bom. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros às 12h43, nas proximidades do número 1546.

Segundo informações repassadas pela corporação, o proprietário relatou que havia se envolvido em uma colisão traseira com outro veículo na própria Avenida Brasil. Após o acidente, ele estacionou o carro para almoçar. Pouco tempo depois, enquanto estava no estabelecimento, foi avisado por populares de que havia fumaça saindo da região do motor.

Conforme a avaliação preliminar dos bombeiros, o incêndio pode ter sido provocado por um curto-circuito na parte dianteira do veículo, próximo ao conjunto de iluminação, local onde as chamas teriam iniciado. As causas exatas, no entanto, não foram oficialmente confirmadas.

Quando a guarnição chegou ao local, o fogo já havia sido controlado por populares com a utilização de extintores. Os bombeiros realizaram o gerenciamento de riscos e os procedimentos de segurança para evitar uma possível reignição das chamas.

Apesar dos danos materiais no veículo, ninguém ficou ferido.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetaCB.com.br (LINK NA BIO
  • Campo Bom foi incluído entre os 141 municípios gaúchos contemplados pelo programa Fundo a Fundo – Preparação e Mitigação, iniciativa do Governo do Estado voltada ao fortalecimento da capacidade de resposta das cidades diante de eventos climáticos extremos. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (17), durante o lançamento de novas ações do programa RS Tá Preparado, em Porto Alegre.

Representaram o município no evento o prefeito Giovani Feltes e o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Gabriel Colissi. Pelo critério populacional, Campo Bom foi enquadrado na Faixa 3, destinada a municípios com mais de 50 mil habitantes, garantindo o repasse de R$ 300 mil para investimentos em ações preventivas, infraestrutura e preparação para situações de emergência.

Segundo informações divulgadas pelo Estado, os recursos poderão ser utilizados em medidas de mitigação de riscos e fortalecimento da estrutura municipal para atuação em cenários adversos, ampliando a capacidade de prevenção e resposta da cidade.

Além da participação no programa estadual, Campo Bom também está trabalhando na atualização de seu Plano de Contingência, documento que estabelece protocolos, responsabilidades e estratégias de atuação em casos de emergências e desastres naturais.

Também na quarta-feira (17), o coordenador da Defesa Civil de Campo Bom, Jarbas Bilhar, participou de uma reunião técnica promovida pela Procuradoria-Geral de Justiça para discutir a atualização do Plano Metropolitano de Proteção Contra as Cheias.

O encontro reuniu representantes de municípios da Região Hidrográfica do Lago Guaíba e teve como foco a análise de medidas estruturais e estratégias de prevenção, especialmente após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos anos.

A participação do município integra as ações de acompanhamento e articulação regional voltadas à prevenção de desastres e à proteção da população diante de possíveis eventos climáticos extremos.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Rua Coberta de Campo Bom receberá novamente a celebração das tradições juninas nos dias 11 e 12 de julho. Vem aí o  Arraial de Campo Bom, que promete reunir famílias, amigos e visitantes em dois dias de muita música, dança, gastronomia típica e atividades para todas as idades.

A programação ocorrerá das 14h às 22h, oferecendo uma série de atrações que buscam resgatar o clima das tradicionais festas juninas e fortalecer a convivência entre a comunidade. Embora a programação completa ainda não tenha sido divulgada, a expectativa é de que o evento conte com apresentações culturais, brincadeiras, comidas típicas e diversas opções de entretenimento.

A iniciativa integra o calendário oficial de eventos do município. A programação completa será anunciada nos próximos dias.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 19 de junho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • AG CONTIGO | 18.06

 ➡️ Afroteca vira projeto inspiração para outras cidades.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A conta de luz dos gaúchos atendidos pela RGE, empresa do grupo CPFL Energia, vai ficar mais cara a partir desta sexta-feira (19). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou um reajuste médio de 16,06% nas tarifas.

Na prática, isso significa que o valor pago todos os meses pela energia elétrica deve aumentar já nas próximas faturas. O reajuste não é igual para todos: consumidores residenciais terão um aumento médio de cerca de 14,97%, enquanto indústrias e grandes empresas, que utilizam alta tensão, terão alta ainda maior, chegando a cerca de 19%.

Segundo a Aneel, o aumento acontece principalmente por causa de custos que fazem parte da conta de luz, como a compra de energia, o uso das redes de transmissão e encargos do setor elétrico. Esses valores não são definidos pela empresa distribuidora e acabam sendo repassados ao consumidor.

Outro fator importante é a recuperação de valores que deixaram de ser cobrados nos últimos anos. Em 2024, após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o reajuste foi adiado para evitar um impacto imediato na população. Agora, parte desses custos está sendo incluída nas tarifas atuais.

A RGE atende mais de 3 milhões de unidades consumidoras em centenas de municípios do estado, o que faz com que o reajuste tenha impacto direto no orçamento de grande parte das famílias gaúchas.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 17.05

➡️ Conferência Municipal de Saúde, acontece neste sábado, 20.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.