Jovem do CTG Guapos do Itapuí se prepara para representar a cidade e o estado em um dos maiores festivais de arte e tradição gaúcha do país
O jovem campo-bonense Victor Schimmelpfening, de apenas 20 anos, está prestes a viver mais um grande momento em sua trajetória na cultura gaúcha. Integrante do CTG Guapos do Itapuí, ele representará o Rio Grande do Sul no 16º FENART, Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha, que acontece de 24 a 27 de julho, em Cristalina (GO).
A paixão pela chula surgiu ainda na infância, quando Victor assistiu a um ensaio no galpão do CTG e se encantou com o ritmo dos sapateados. Começou nas danças tradicionais, mas foi em 2015, com apenas 10 anos, que estreou na modalidade de chula, durante um rodeio, e nunca mais parou.
De lá pra cá, foram anos de treino, dedicação e títulos, entre eles, o mais recente e emocionante: o de campeão estadual de chula adulta no ENART 2023, considerado o maior festival amador de danças tradicionais da América Latina.
Para conquistar esse feito, a rotina foi intensa: “Da mesma forma que todo mundo se prepara, eu me preparei também. Me fechei aqui nesse galpão [no CTG Guapos do Itapuí], ensaiei todos os dias, finais de semana, cuidei da alimentação, da parte psicológica, fiz treinos físicos e ensaios puxados”, relembra.
A vitória ainda emociona:
“Passei pelas três etapas, classificatória, semifinal e final. Quando saiu o resultado e ouvi meu nome, vi aquele ginásio gritando, foi um sentimento único. Eu não imaginava, mas eu sonhava. Foi a sensação de dever cumprido”, conta, com a voz embargada.
Agora, o foco é o FENART
O convite veio da comissão avaliadora da 30ª Região Tradicionalista, justamente em função do título no ENART. Victor terá a honra de representar o estado ao lado de dois grandes chuleadores de Lagoa Vermelha: Henrique Zanin e Bruno Sander. “É uma responsabilidade enorme estar lá, representando minha cidade e meu estado. Agora é ensaiar e ensaiar, pra chegar lá e mostrar o que eu tenho de melhor a minha chula”, destaca.
Galeto beneficente para apoiar o sonho

Para ajudar a cobrir os custos da viagem até Goiás, a família de Victor está organizando um galeto beneficente, que acontecerá no dia 12 de julho, com retirada na Av. dos Estados, 911, pelo valor de R$ 20,00.
Quem quiser contribuir ou saber mais informações pode entrar em contato pelo telefone (51) 99809-5597.