A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Venâncio, uma lenda do futebol campo-bonense

Redação / AG por Redação / AG
17 de fevereiro de 2023
em Esportes
0 0
A A
Venâncio, uma lenda do futebol campo-bonense

Angélica Spengler/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

“Quem é aquele senhorzinho ali no campo?”, alguns podem perguntar. “É o Venâncio!”, rapidamente alguém responde.

Muitos jogadores mirins que hoje treinam no Esporte Clube 15 de Novembro nunca viram o time profissional jogar, mas frequentam o gramado que reúne tantas histórias, assim como a velha alma que por lá permanece… ou simplesmente Roni Verruch, mais conhecido como Venâncio, de 70 anos.

A época de ouro do futebol profissional do 15 foi encerrada em 2008, mas, ao entrar no Estádio Sady Arnildo Schmidt, hoje se vê uma nova fase do clube. O campo é, grande parte do tempo, lotado de meninos fardados com uniformes verde e amarelo, sendo treinados.

E quem acompanha tudo de perto, há 10 anos, é o Venâncio que, no total, já treinou e assistiu mais de 20 mil jovens ao longo da vida. Aposentado, o morador do bairro Celeste, segue ativo. Desde a escolinha União de Jovens Campo-bonenses (UJC) até o 15 de Novembro, diversos nomes, como Marcelo Grohe e Mateus Claus, passaram por Roni.

“O Venâncio foi uma figura essencial na minha formação como atleta e pessoa”, expressa o campo-bonense e jogador do Bahia, Mateus Claus. “Como vim de uma família humilde e que não tínhamos condições de pagar as mensalidades, ele sempre deu um jeitinho de encontrar patrocinadores para cobrir esses gastos. Além da parte do futebol ele se tornou um amigo pessoal da família e uma pessoa das quais tenho maior carinho e respeito, por seu caráter ímpar. Assim como eu, ele participou diretamente na formação de milhares de garotos que tiveram o sonho de se tornar profissional do futebol, deixando assim também o legado dele, pois quem conhece o esporte na região conhece o Verruch, o nosso famoso Venâncio”, complementa.

Sob o olhar protetor dos pais

Há cinco anos, Rodrigo de Jesus e Joice de Souza, pais do hamburguense Vitor Emanuel, atleta da Sub-13 do clube, acompanham o filho nos treinos e, para eles, faltam adjetivos que expressam o tanto que o Venâncio significa para o filho e os colegas.

“O Venâncio é um patrimônio histórico aqui do clube”, brinca o pai. “Eu acho que ele representa muita coisa”, complementa a mãe. “Tanto os meninos tem um carinho enorme por ele, quanto ele tem uma dedicação especial sobre eles. Ele é um avôzão para todos eles e isso reflete muito na educação e desenvolvimento dos que passam por ele”.

Os pequenos frisam: “O véio é maravilhoso”

Conhecido por suas pegadinhas, os meninos se divertem ainda mais com Venâncio. “O véio é maravilhoso”, diz, um pouco envergonhado, o campo-bonense Leo, de 13 anos, que há sete anos joga no 15, atualmente como volante na categoria Sub-14. “Ele já estava aqui quando eu cheguei e já tava véio”, ri. “Mas ele está aí, sempre nos ajudando, nos incentivando e sempre fazendo brincadeiras com os guris do time”.

O volante recorda de uma brincadeira em questão, durante a Copa Cidade Verde, em Três Coroas, onde Venâncio recolheu todos os celulares do time, no alojamento, e os garotos colocaram todos para despertar de 15 em 15 minutos. “O véio desligava um, tocava outro, desligava um, tocava outro… ninguém dormiu”, brinca gargalhando.

Para o pequeno Pietro de Almeida, de 12 anos, o Venâncio é um cara que já tem 120 anos e é muito importante. “Para o time, ele sempre está disposto a ajudar e nos apoiar nos jogos. Para mim, eu espero que ele possa viver muitos e muitos mais anos aqui no 15”, expressa o jogador de Dois Irmãos que, há seis anos, tem o time como casa do coração.

Ao perguntar sobre alguma história do Venâncio, ele rapidamente colocou: “Eu posso contar uma pegadinha que ele fez?” e, é claro, que ele pôde. “O Lamba [técnico] estava tomando banho e o Venâncio encheu um balde de gelo e jogou nele. Aí, no outro dia, ele foi fazer de novo, mas o Lamba já estava esperando, daí ele deixou o chuveiro ligado – fingindo estar tomando banho – e ele, mais esperto, jogou um balde cheio de gelo por trás no Venâncio”, diz o capitão do Sub-13.

Para os colegas, uma lenda viva

Há oito anos, Alan Ferreira, de 32 anos, integra o corpo docente do Clube 15 de Novembro. Coincidentemente, antes de tornar-se professor, Alan foi aluno de ninguém menos que Venâncio. “Conheço ele do meio do futebol há muito tempo já. Inclusive, foi ele quem me ajudou a entrar aqui no 15, quando mandei meu currículo. Ele é uma pessoa única, que nunca mediu esforços pelos nossos meninos da escolinha.”

Ele relembra que, quando necessário, Venâncio até levava os alunos na garupa da bicicleta para jogos e treinos. “Hoje já não precisa mais tanto né, véio?”, ele brinca ao ver Venâncio se aproximar. “Eu sei que, com certeza, ele participou da vida de muitos e ajudou a formar bons cidadãos, não só craques do futebol. O importante é o que ele deixa para a sociedade”, finaliza Alan.

“Ele é um pai aqui dentro”, acrescenta o treinador Roger “Lamba” Lima, de 34 anos, que foi quem convidou Venâncio para acrescentar o Clube, já que antes treinava o time rival, o UJC. “Foi muito difícil, ainda lembro como se fosse hoje de nós sentados na sala conversando e tentando convencer ele para vir pra cá”, recorda. “Ele relutou muito, mas eu segui dizendo da importância e da diferença que ele faria se viesse pro 15, por toda a experiência dele”.

No fim, Venâncio se rende e hoje é, como Lamba havia previsto, uma das peças mais importantes do Clube. Ele é um facilitador, como foi descrito, pois ele dá apoio a todos, trazendo excelência para o trabalho dos demais colegas. “O material que vamos usar está sempre pronto, ele atende os meninos, corrige erros fora de campo, dá conselhos… Ele soluciona muitos problemas”, frisa Lamba. “Ele é um cara magnífico, com uma história incrível dentro do futebol, porém pouco conhecido na nossa cidade, por tudo que ele já fez”.

“Eu tive o privilégio de ser treinado por ele, mesmo que em um curto período de tempo. Hoje, tenho a honra de dividir vestiário, brincadeiras, conversas com ele e, principalmente conselhos”, diz Lamba emocionado, com lágrimas nos olhos.

“O Venâncio é um pai aqui dentro e, só de ver o sorriso e a motivação dele, nos motiva a seguir em frente sempre”, finaliza.

Post Anterior

Campo Bom bate recordes meteorológicos neste verão

Próximo post

Reforço contra a Covid-19 agora é anual e começa na quarta-feira, 22 em Campo Bom

Notícias relacionadas

Campo Bom Futsal faz estreia em casa na Série Ouro neste sábado
Esportes

Campo Bom Futsal faz estreia em casa na Série Ouro neste sábado

22 de maio de 2026
Atleta campo-bonense garante vaga na etapa nacional de corrida de rua no Rio de Janeiro
Esportes

Atleta campo-bonense garante vaga na etapa nacional de corrida de rua no Rio de Janeiro

11 de maio de 2026
40ª Olimpíada Estudantil de Campo Bom inicia oficialmente na próxima quinta-feira
Esportes

Provas da 40ª Olimpíada Estudantil são realizadas na Pista de Atletismo nesta terça e quarta-feira

5 de maio de 2026
Próximo post
Quais são os grupos que ainda não podem tomar a vacina?

Reforço contra a Covid-19 agora é anual e começa na quarta-feira, 22 em Campo Bom

Secretaria do Meio Ambiente monitora a morte de dezenas de peixes em Campo Bom

Secretaria do Meio Ambiente monitora a morte de dezenas de peixes em Campo Bom

Concursos artísticos em destaque no segundo final de semana do Rodeio de Campo Bom

Concursos artísticos em destaque no segundo final de semana do Rodeio de Campo Bom

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Campo Bom Futsal faz estreia em casa na Série Ouro neste sábado
  • Adolescente é apreendido por tentativa de homicídio
  • Rede municipal de ensino participa da Semana do Brincar, que inicia neste sábado

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Campo Bom, cumpriu na manhã desta sexta-feira (22) um mandado de busca, apreensão e internação provisória contra um adolescente de 16 anos investigado por ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio doloso.

O mandado foi expedido pelo Fórum da Comarca de Campo Bom no âmbito de um Processo de Apuração de Ato Infracional, a partir de representação da Polícia Civil e do Ministério Público. O adolescente foi localizado em sua residência, no bairro Metzler.

Conforme a investigação, o caso ocorreu na noite de 11 para 12 de abril deste ano, quando a vítima foi encontrada caída em via pública na Avenida São Leopoldo com duas perfurações causadas por arma branca.

Ainda consciente, a vítima identificou o adolescente como autor das agressões. Segundo a Polícia Civil, o reconhecimento foi posteriormente confirmado pelas diligências realizadas durante a investigação.

Os laudos médicos apontaram que a vítima sofreu trauma toracoabdominal grave, com hemopneumotórax, laceração pulmonar e lesões abdominais.

De acordo com a Polícia Civil, o adolescente possui histórico infracional com registros por ameaça, lesão corporal, roubo de veículo, roubo a pedestre, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa, além de descumprimento anterior de medida socioeducativa.

A gravidade do caso e a reincidência nas condutas motivaram o pedido de internação provisória apresentado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público ao Poder Judiciário.

Após os procedimentos legais, o adolescente foi encaminhado ao sistema socioeducativo, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Denúncias anônimas podem ser realizadas à Polícia Civil de Campo Bom pelo WhatsApp: (51) 98401-3237

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 22.05

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ Jovens atletas da AECB brilham em competições pelo país;

➡️ Homenagem de netas emociona avô internado e viraliza nas redes;

 ➡️ Filho cria vakinha virtual para manter cuidados do pai;

➡️ Campo Bom Expo.Summit reúne inovação, negócios e milhares de participantes.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 22 de Maio.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • A primeira edição do Expo.Summit CB chegou ao fim nesta quinta-feira (21) deixando sua marca no calendário de eventos de Campo Bom. 🚀

Voltado à tecnologia, inovação e empreendedorismo, o evento reuniu palestrantes e painelistas do município e de diversas regiões do Brasil, além de estandes com empresas locais e centenas de visitantes que passaram pelo Complexo do CEI durante os dias de programação.

E claro, nós estivemos por lá registrando muitos momentos especiais dessa grande experiência. 📸

Até a próxima, Expo.Summit CB! 💜💚
  • Ultimo dia de Expo.Summit por aqui 😊

📷 Briane Colissi/AG
  • AG CONTIGO | 21.05

➡️ Se tu ainda não veio pro Expo.Summit, a hora é agora! Vem ver o que tá rolando por aqui.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Três pessoas foram presas por tráfico de drogas durante uma ação da Brigada Militar realizada na noite de terça-feira (20), no bairro Imigrante, em Campo Bom.

Conforme informações da corporação, por volta das 19h30, uma guarnição realizava patrulhamento tático motorizado pela Rua Fridolino Martin, local conhecido pela comercialização de entorpecentes, quando visualizou a entrega de um invólucro entre um homem e uma mulher.

Diante da suspeita, os policiais realizaram a abordagem e localizaram drogas, materiais utilizados para fracionamento e comercialização de entorpecentes, dinheiro em espécie e equipamentos eletrônicos.

Os suspeitos foram encaminhados para atendimento na UPA de Campo Bom e, posteriormente, apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo para os procedimentos legais.

Durante a ação, foram apreendidos:

* 50 gramas de cocaína;
* 49 eppendorfs de cocaína;
* 33 porções de cocaína embaladas em plástico branco;
* duas porções escuras de cocaína;
* dez porções de cocaína em sacolas brancas;
* 15 porções de maconha tipo skunk;
* três porções médias de maconha prensada;
* um drone e acessórios da marca LSRC;
* sete aparelhos celulares;
* uma câmera de monitoramento;
* um caderno de anotações;
* embalagens ziplock utilizadas para fracionamento;
* plástico filme;
* uma balança de precisão;
* R$ 903 em dinheiro.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O primeiro dia do Expo.Summit CB foi um sucesso!

Centenas de pessoas passaram pelo evento ao longo desta quarta-feira, acompanhando palestras, painéis e cases voltados à tecnologia, inovação e novas oportunidades.

O Jornal A Gazeta esteve presente fazendo a cobertura completa de tudo o que movimentou o evento. E amanhã tem mais por aqui! 👏🔥

#ExpoSummitCB #CampoBom #Inovação #Tecnologia #Empreendedorismo

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.