A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Vacina contra a Covid-19: verdades e mitos sobre as notícias que circulam nas redes sociais

Redação / AG por Redação / AG
15 de abril de 2021
em Saúde
0 0
A A
Vacina contra a Covid-19: verdades e mitos sobre as notícias que circulam nas redes sociais
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Com a chegada da vacina da Covid-19, muitas fake news sobre ela acabaram surgindo também. Mas você sabe o que significa fake news? As notícias falsas, como o próprio nome sugere, é um termo utilizado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais. Os motivos para que sejam criadas essas notícias são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o simples intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital. Porém, além da finalidade comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um determinado pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Qualquer tipo de informação falsa induz as pessoas ao erro. Em muitos casos, a notícia contém uma informação falsa cercada de outras verdadeiras.

Sendo assim, o AG reuniu algumas perguntas e dúvidas que circulam pelas redes e levou-as, com exclusividade, para a biomédica, Luana Silva, explicar um pouco mais sobre essas dúvidas corriqueiras.

A vacina causa trombose?

Não. Não há nenhum estudo relacionando a doença da trombose à vacinação.

A vacina elimina a eficácia de todas as outras vacinas?

Fake news. Nenhuma vacina elimina a eficácia de outra. As vacinas são utilizadas para induzir imunidade a vírus e bactérias causadores de algumas doenças, estimulando o organismo a produzir anticorpos contra essas doenças.

Milhares de vacinados morreram por conta da vacina?

Fake news. Vacinar previne a forma grave da Covid-19, consequentemente ajuda a diminuir a mortalidade.

A vacina é capaz de mudar o sexo da pessoa?

Mito. Ao se vacinar, ninguém “mudará de sexo”.

Vão instalar um chip, ver nossos dados e mandar informações para a China e/ou nos controlar?

Fake news. Nenhuma vacina é capaz de instalar um chip e ter acesso a informações pessoais

A China criou o vírus para vender a vacina e mudar nosso código genético? Em alguns anos a vacina vai alterar o DNA?

Mito. A vacina não causa alterações genéticas, nem mesmo as vacinas que são de RNA, uma vez que o RNA mensageiro é um fragmento do material genético do SARS-COV-2 e não altera o DNA da célula humana.

A vacina tem garantia de segurança?

Verdade. O registro na ANVISA é a garantia de segurança. Um grupo técnico da ANVISA avalia a segurança, a qualidade e a eficácia das vacinas, sendo aprovados esses parâmetros as vacinas estão aptas para uso na população.

A vacina te deixa sexualmente impotente?

Mito. A vacina contra a Covid-19 não deixará ninguém impotente.

A vacina transmite AIDS?

Mito. A aplicação da vacina é feita com material estéril, com todos os cuidados de biossegurança, seringas e agulhas de uso individual são devidamente descartadas após a aplicação em cada paciente.

Já existia a vacina antes do vírus se espalhar?

Fake news. A situação de pandemia facilitou a agilidade em se ter vacinas. Testes suficientes de segurança e eficácia foram possíveis de se realizar devido à possibilidade de se testar milhares de pessoas no mundo ao mesmo tempo. O que foi acelerado foi o processo de licenças e autorização dos órgãos regulatórios.

Como combater as fake news?

Os sites de notícias falsas tendem a usar endereços e layouts parecidos com os de grandes portais de notícias, induzindo o internauta a pensar que são páginas de credibilidade ou até mesmo as páginas reais. Por isso, todo cuidado é pouco. A maneira mais efetiva de diminuir a disseminação das fake news é cada um fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade. O ideal é duvidar sempre. Procurar informações em outros veículos, especialmente nos mais conhecidos como a grande mídia.

Tags: Campo BomCovid-19saudeVacina
Post Anterior

Infecção pela Covid-19 não garante imunidade ao vírus

Próximo post

Palestra online com o Dr. Pedro Hallal para refletir sobre a vacinação e medidas de enfrentar o colapso sanitário

Notícias relacionadas

ESF do bairro Porto Blos abre neste sábado
Saúde

ESF Porto Blos terá atendimento especial neste sábado (28)

24 de fevereiro de 2026
Gestantes já podem se inscrever para participação no curso “A Chegada do Bebê”
Saúde

Gestantes já podem se inscrever para participação no curso “A Chegada do Bebê”

9 de fevereiro de 2026
Saúde de Campo Bom recebe novo veículo para auxiliar nos atendimentos à população
Saúde

Saúde de Campo Bom recebe novo veículo para auxiliar nos atendimentos à população

9 de janeiro de 2026
Próximo post
Palestra online com o Dr. Pedro Hallal para refletir sobre a vacinação e medidas de enfrentar o colapso sanitário

Palestra online com o Dr. Pedro Hallal para refletir sobre a vacinação e medidas de enfrentar o colapso sanitário

Secretaria de Meio Ambiente faz soltura de ouriço resgatado pelo Corpo de Bombeiros da cidade

Secretaria de Meio Ambiente faz soltura de ouriço resgatado pelo Corpo de Bombeiros da cidade

Professora do município recebe prêmio nacional por boas práticas durante a pandemia

Professora do município recebe prêmio nacional por boas práticas durante a pandemia

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • ESF Porto Blos terá atendimento especial neste sábado (28)
  • Feirão Auto da Ailos Viacredi Alto Vale segue até sábado em Campo Bom
  • Jogos de Verão 2026 encerram nesta semana com primeira etapa do Circuito Municipal de Vôlei de Areia

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • A Ailos Viacredi Alto Vale está promovendo, em Campo Bom, um Feirão Auto com lojas parceiras do município. A campanha iniciou nesta semana e segue até sábado (28), com atendimento das 8h às 17h nos dias úteis e das 9h às 16h no sábado.

Participam do feirão as lojas Speed Motors Multimarcas, 4A Motors, Elite Auto Center, Big Car Multimarcas, Friends Cars, Bueno Veículos, Moschen Automóveis e Car Line Veículos.

De acordo com o gerente do Posto de Atendimento da cooperativa em Campo Bom, Fernando Bugs, a iniciativa busca ampliar oportunidades tanto para os lojistas quanto para os cooperados. “Nossa proposta com essas parcerias é trazer mais possibilidades. Para os lojistas, ampliar as vendas, e para os cooperados, oferecer oportunidade de compra com taxas diferenciadas e exclusivas, além de aprovações rápidas”, destaca. Ele acrescenta que o feirão também representa a chance de concretizar um objetivo comum entre muitas famílias. “É a oportunidade de realizar o sonho da troca de carro”, afirma.

Durante o período da campanha, os interessados podem procurar diretamente uma das lojas participantes para conhecer as condições especiais de financiamento oferecidas pela cooperativa.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 23.01

➡️ Combate a Dengue em Campo Bom, previna-se.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • ESPORTE | Os Jogos de Verão 2026 entram na sua última semana, com a modalidade vôlei de areia. As atividades ocorrem nesta quarta (25), quinta (26) e sexta-feira (27). Os jogos são promovidos pela Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).

Diferentemente do beach tennis e do futevôlei, que ocorreram nas primeiras semanas de fevereiro e tiveram oficinas e profissionais para orientar os participantes, o vôlei de areia terá a primeira etapa do já tradicional Circuito Municipal. Nesta quarta (25) e na quinta (26), das 18h às 21h, acontecem as fases classificatórias, feminina e masculina. Na sexta-feira (27) serão realizadas as finais da etapa. O Circuito terá até mais três etapas classificatórias e depois a grande final. Inscrições podem ser realizadas, sem custo para as duplas, pelo telefone da SMEL (51 9283-5728).

Os Jogos de Verão, além de incentivar a prática de esportes, tem o objetivo de estimular a comunidade a ocupar os espaços públicos e a aproveitar o verão com saúde e alegria. Os jogos são abertos a toda a comunidade campo-bonense, gratuitamente, e ocorrem nas quadras de areia do Parcão.

Nas modalidades beach tennis e futevôlei, na primeira hora, em cada noite, houve oficina sobre o esporte (com orientação de profissionais da área), ótima oportunidade de aprendizado, e depois tem torneio aberto a todos os interessados.

Saiba mais em: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A família de Micael da Luz dos Santos entrou em contato com o Jornal A Gazeta pedindo apoio da comunidade para localizá-lo. Segundo relato do irmão, Márcio Santos, Micael estaria em Campo Bom e vivendo em situação de rua.

De acordo com a família, ele está fora de casa há mais de um ano. Inicialmente, Micael teria ido para um projeto em Novo Hamburgo. Posteriormente, passou a trabalhar em uma padaria com funcionamento 24 horas, mas acabou deixando o emprego. Desde então, conforme o irmão, voltou a enfrentar problemas com dependência química e passou a viver nas ruas.

Márcio esteve recentemente em Campo Bom mostrando fotografias do irmão a moradores e comerciantes, e recebeu a confirmação de que ele teria sido visto na cidade. No entanto, até o momento, não conseguiu localizá-lo.

A família pede que qualquer informação sobre o paradeiro de Micael seja repassada diretamente pelo WhatsApp (51) 98098-7783, com Márcio Santos.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O nome da vereadora Kayanne Braga (PDT) passou a integrar oficialmente a galeria de ex-presidentes da Câmara Municipal de Campo Bom. A parlamentar, que esteve à frente do Legislativo em 2025, teve seu quadro afixado na noite desta segunda-feira (23), durante a sessão ordinária.

Ao lado do atual presidente, João Paulo Berkembrock (MDB), Kayanne realizou o ato simbólico de fixação do retrato no espaço que reúne os 41 vereadores que já comandaram o Parlamento campo-bonense ao longo dos 67 anos de emancipação do município.

Com a inclusão, Kayanne torna-se apenas a segunda mulher a integrar a galeria de presidentes da Casa. A primeira foi Gênifer Engers, que presidiu o Legislativo em 2022.

Em seu pronunciamento, a vereadora definiu o momento como “um dia histórico e um orgulho muito grande”, agradecendo aos eleitores e aos colegas parlamentares pela confiança depositada durante sua gestão. Ao destacar a representatividade feminina, ressaltou que o número ainda é pequeno diante da trajetória institucional da Câmara. “Em 67 anos, ainda é pouco. Que seja apenas o começo de uma história com cada vez mais representatividade feminina na política”, afirmou.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 23.02

➡️ Mudanças no transporte público, veja nova tabela em nosso site.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura às crianças e adolescentes o direito de acesso e permanência na escola, em condições de igualdade, com respeito à dignidade e à convivência familiar. É justamente nesse ponto que surge uma questão recorrente na realidade de muitas famílias: o que fazer quando irmãos são encaminhados para escolas ou turnos diferentes? À luz do princípio do melhor interesse da criança, a administração pública e as instituições de ensino devem analisar pedidos de unificação de matrícula, evitando a separação desnecessária de irmãos e preservando a organização familiar. Para tanto, é necessário que a família procure a Central de Vagas do Município e formalize o pedido.
Outro tema que merece destaque é o direito à educação especial, garantido aos estudantes que demandam atendimento educacional especializado. A legislação assegura não apenas o acesso à escola, mas a inclusão em ambiente que respeite as necessidades individuais do aluno, com currículo adaptado, métodos pedagógicos adequados e interação com alunos do currículo regular, sem qualquer forma de discriminação. Sempre que necessário, o aluno tem direito ao acompanhamento por professor auxiliar ou profissional de apoio, bem como às adaptações estruturais na escola, especialmente nos casos de deficiência física, garantindo acessibilidade, autonomia e igualdade de condições no processo de aprendizagem.
O acesso à alimentação escolar adequada é outra questão relevante, especialmente para alunos que possuem necessidades alimentares específicas, como alergias, intolerâncias ou restrições médicas. As escolas públicas seguem cardápios elaborados por profissionais da área da saúde, o que, em regra, pode implicar restrições ao ingresso de alimentos trazidos de casa. Contudo, havendo necessidade especial devidamente comprovada por profissional habilitado, cada situação deve ser analisada de forma individual, devendo a alimentação oferecida no ambiente escolar respeitar essas condições, garantindo segurança, inclusão e a dignidade do aluno.

(CONTINUA NOS COMENTÁRIOS)
  • O Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, foi criado pela UICC com apoio da OMS para conscientizar e mobilizar a sociedade no controle da doença.
Parceiros da Liga reforçam que atitudes individuais e ações comunitárias fazem a diferença no enfrentamento do câncer.

“Quando olhamos algo sob o ponto de vista das terapias Integrativas, entendemos que a doença é a manifestação de algo que está ligado a vários aspectos da vida deste indivíduo. E a prevenção, por consequência, é obtida quando cuidamos do corpo, do emocional e da mente. Somos formados por estas três estruturas e somente quando olhamos para elas de forma integral, conseguimos o equilíbrio.” Michele Spindler, terapeuta Integrativa.

“Cada pessoa pode fazer a diferença cuidando da própria saúde, se informando e encorajando quem está ao seu redor. Espalhando consciência, apoiando quem enfrenta a doença e unindo forças para que juntos possamos prevenir e vencer o câncer.” Brenda Gomes, psicóloga clínica.

“Cada indivíduo pode contribuir adotando hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e a redução do consumo de álcool e tabaco, além de manter os exames preventivos em dia. No âmbito comunitário, é possível ajudar disseminando informações corretas sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, incentivando familiares, amigos e vizinhos a cuidarem da própria saúde. A participação em campanhas educativas, ações de conscientização e apoio a pessoas em tratamento também fortalece a rede de cuidado, promovendo uma cultura de prevenção, solidariedade e responsabilidade coletiva no enfrentamento do câncer.” Gustavo Marmitt, educador físico.

“Precisamos desenvolver hábitos saudáveis (pensamentos, sentimentos, alimentar e exercícios físicos), a comunidade é a extensão do cidadão. A informação de como praticar esse autocuidado, e quais os protocolos que devemos seguir ao suspeitar de algo anormal em nosso corpo deve chegar à comunidade de forma clara. Esse esclarecimento é responsabilidade de todos: o cidadão que tem esse conhecimento, o município, o estado e a União.” Rose Lemos, psicóloga clínica.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.