A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Uma alternativa sustentável e inovadora para a mobilidade urbana

Redação / AG por Redação / AG
20 de fevereiro de 2025
em Comunidade
0 0
A A
Uma alternativa sustentável e inovadora para a mobilidade urbana

Briane Colissi / AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Uma nova alternativa de transporte para a população de Campo Bom está conquistando a comunidade. O uso de patinetes elétricos/scooters começa a tomar conta das ruas e ciclovias do município. Através de uma iniciativa do Jornal A Gazeta, a implementação desse serviço começa a ser discutida. A ideia visa modernizar a mobilidade urbana, oferecendo uma opção sustentável, econômica e eficiente para os moradores. Mas quais seriam os reais impactos dessa novidade para a cidade?

Sustentabilidade: transporte aliado ao meio ambiente

Os patinetes elétricos/scooters são uma alternativa de transporte ecologicamente correta, reduzindo a emissão de poluentes que contribuem para o aquecimento global. Diferente dos veículos movidos a combustíveis fósseis, eles utilizam energia elétrica, diminuindo a pegada de carbono da cidade. Além disso, com mais pessoas aderindo a esse meio de transporte, há uma tendência de redução da quantidade de veículos em circulação, o que contribui para a melhora da qualidade do ar e a diminuição dos níveis de ruído urbano.

Economia: menos gastos para os usuários e para a cidade

A implementação dos patinetes elétricos pode trazer benefícios financeiros tanto para os cidadãos quanto para o poder público. Para os usuários, o custo de deslocamento pode ser significativamente menor em comparação ao uso de automóveis, já que não há gastos com combustível, impostos e manutenção pesada. Para o município, a popularização desse meio de transporte pode significar uma redução na demanda por investimentos em infraestrutura viária voltada para veículos tradicionais, além de uma possível diminuição nos gastos com transporte público em horários de pico.

Mobilidade urbana: trânsito mais ágil e eficiente

A mobilidade urbana é um dos maiores desafios enfrentados pelas cidades, e os patinetes elétricos podem ser parte da solução. Eles facilitam deslocamentos curtos e reduzem congestionamentos, tornando o trânsito mais dinâmico e eficiente. Além disso, ao serem utilizados em ciclovias, evitam a ocupação de vias destinadas a automóveis, contribuindo para a fluidez do tráfego e tornando os deslocamentos diários mais rápidos e práticos.

O que a comunidade pensa

A implementação dos patinetes elétricos em Campo Bom pode representar um grande avanço na forma como os cidadãos se deslocam pela cidade. Com benefícios ambientais, econômicos e de mobilidade, essa iniciativa tem potencial para transformar a vida urbana, tornando-a mais sustentável, acessível e eficiente. O debate sobre essa novidade está apenas começando, mas o futuro da mobilidade pode estar a apenas um passeio de patinete de distância. O AG foi ás ruas questionar a comunidade sobre qual a sua percepção em relação a esse novo modelo de transporte.

“Acredito que eu utilizaria bastante no meu dia-a-dia e no final de semana também, para ir ao trabalho e para lazer é uma ótima opção”. Douglas Dutra, 27 anos, vendedor

“Acho que eu teria um pouco de medo de andar (risos), mas meus filhos com certeza iriam adorar.” Rosana de Lima, 52 anos, industriária

“Seria uma boa opção para ir ao centro, mais rápida e também não teria problemas com estacionamento”. Geovane Cardoso, 44 anos, mecânico

Já foi pauta no AG

O que é bom pode ser copiado | “Taí, gostei da ideia do prefeito de Novo Hamburgo Gustavo Finck em colocar à disposição dos munícipes 200 patinetes. Como Campo Bom é uma cidade especialmente privilegiada pelos seus vários quilômetros de ciclovias, esta ideia cairia muito bem para nós, afinal, boas ideias podem e, se possível, devem ser copiadas.” Coluna Rebatendo de 24/01

Post Anterior

Identificada vítima encontrada morta em arroio no bairro Rio Branco

Próximo post

ESF Operária abre neste sábado, 22.

Notícias relacionadas

Temporal causa destelhamento na sede do CTG Guapos do Itapuí
Comunidade

Temporal causa destelhamento na sede do CTG Guapos do Itapuí

4 de outubro de 2025
Prefeitura reforça orientações sobre o descarte de resíduos
Comunidade

Prefeitura reforça orientações sobre o descarte de resíduos

3 de outubro de 2025
Campo Bom reforça fiscalização para garantir segurança no consumo de bebidas em eventos
Comunidade

Campo Bom reforça fiscalização para garantir segurança no consumo de bebidas em eventos

3 de outubro de 2025
Próximo post
ESF Operária abre neste sábado, 20

ESF Operária abre neste sábado, 22.

Guarda Municipal atendeu 130 ocorrências eprendeu em média oito pessoas por mês em 2024

Guarda Municipal ganha reforços com aumento do efetivo

A rota dos PEVS

A rota dos PEVS

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Temporal causa destelhamento na sede do CTG Guapos do Itapuí
  • Primeira edição do Biergarten Fest vai agitar a Rua Coberta
  • Prefeitura reforça orientações sobre o descarte de resíduos

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Saúde

A Gazeta CB

  • Patrão relata incerteza sobre o futuro da entidade tradicionalista campo-bonense

O forte temporal que atingiu Campo Bom na tarde deste sábado (4) causou prejuízos significativos em diferentes pontos da cidade. Um dos locais afetados foi a sede do CTG Guapos do Itapuí, situada no Parque do Trabalhador, que teve o telhado parcialmente destruído pela força do vento.

O patrão do CTG, Lúcio Veleda, relatou ao AG a situação delicada enfrentada pela entidade. “Esse temporal deu um estrago grande no nosso espaço novo lá junto ao Campo Verde. Agora mais essa… o futuro do Guapos é incerto”, lamentou.

Atualmente, o CTG não possui mais sua sede antiga, próxima ao Fórum, e está impossibilitado de realizar eventos ou ensaios no local devido a um processo em andamento com o Ministério Público. Segundo o patrão, o espaço vinha sendo utilizado apenas como depósito.

A direção do CTG deve avaliar os danos neste domingo, quando a situação poderá ser observada com mais clareza à luz do dia.
  • A Prefeitura de Campo Bom, em parceria com o Centro Cultural Eintracht e a Glockenthal, e com apoio da Cervejaria Imigração, promove nos dias 11 e 12 de outubro a primeira edição do Biergarten Fest. O evento integra o calendário cultural do Festival da Primavera e promete reunir música, gastronomia, cerveja artesanal, jogos típicos, atrações culturais e momentos de lazer para toda a família na Rua Coberta.

O prefeito Giovani Feltes destaca a relevância da iniciativa para a preservação das tradições locais.
“Mais do que um evento de lazer, ele é um espaço para celebrarmos nossas origens e oferecermos à população momentos de convivência, alegria e fortalecimento da nossa identidade cultural”, afirma.

Programação

Sábado, 11/10
	•	13h – Beer Run Imigração (até 19h)
	•	Atrações:
	•	DJ Kalunga
	•	Banda Fronte Rock – 13h30
	•	Banda Canecão do Vale – 13h30
	•	Jogos Germânicos (chope em metro, arremesso de chope, esqui de 3, corrida de obstáculos com chope)
	•	Banda Icona – 16h30
	•	Banda Eccos – 19h
	•	Resenha do Tchocha – 21h
	•	MC Zaac – 23h30

Domingo, 12/10
	•	13h – Atividades culturais e infantis:
	•	Bandinha Típica Bremen
	•	Personagens Fritz e Frida
	•	Bolhas de sabão, oficinas de colorir e pintura facial
	•	Brinquedos infláveis
	•	13h30 – Herta
	•	14h15 – Grupos Infantojuvenis
	•	15h30 – Banda Baila Baila
	•	18h – Banda Flor da Serra

Com entrada gratuita, o Biergarten Fest é um convite para celebrar a cultura alemã, fortalecer laços comunitários e dar boas-vindas à primavera em um ambiente festivo e acolhedor.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazeta.com.br (LINK NA BIO)
  • ESTA NO AR 🎙️

No episódio 06 do AG CAST, recebemos uma estrela dos palcos: Camila Cantora!

Ela compartilha sua trajetória inspiradora, desde os primeiros passos na música dentro da igreja até o processo de reinvenção que a levou ao sucesso atual em eventos e pubs. 🎶

Uma conversa cheia de histórias, superação e, claro, muito talento!

O episódio completo, tu encontra em nosso canal do YouTube (LINK NA BIO)
  • A Prefeitura de Campo Bom concluiu recentemente um mutirão de recolhimento de resíduos em diferentes pontos da cidade. Apesar da ação, novos focos de acúmulo continuam sendo identificados, o que evidencia a necessidade de maior conscientização da comunidade.

Conforme a Lei Federal nº 9.605/1998, artigo 54, o descarte irregular de resíduos é considerado crime ambiental, sujeito a penalidade de reclusão. Por isso, o poder público reforça a importância da participação da população tanto no descarte adequado quanto na fiscalização.

Denúncias de descarte irregular podem ser encaminhadas para a Secretaria de Meio Ambiente, pelo e-mail sema@campobom.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3598-8643. Em casos de flagrante, é possível acionar o número 153, com a opção de enviar fotos e vídeos de forma anônima.

Para orientar a população, a Prefeitura destaca os locais corretos para descarte de diferentes materiais:
	•	Restos de jardinagem (grama e folhas): Horta Comunitária do bairro Aurora – Rua Três Passos, nº 1895, Aurora. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30.
	•	Móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos: Caco Treco, mediante agendamento pelo telefone (51) 3598-8643.
	•	Remédios vencidos: Farmácia Municipal.
	•	Pilhas e lâmpadas: Pontos de Entrega Voluntária (PEV) na Prefeitura, CEMEA, CEMPRA e algumas escolas.
	•	Materiais de construção civil (portas, tijolos, etc.): Contratar serviço de tele entulho.
	•	Vidros: PEVs da empresa Verallia.
	•	Latas de tinta: Retorno ao estabelecimento onde foram adquiridas. Latas vazias podem ser descartadas junto ao lixo seco.
	•	Óleo de cozinha: Embalado em garrafa plástica bem fechada e colocado no lixo seco.
	•	Podas de árvores (galhos): Usina de Reciclagem (bairro Mônaco).
	•	Lâminas de raio-X: Hospitais ou local onde o exame foi realizado.

A Prefeitura reforça que o descarte correto de resíduos é essencial para a preservação ambiental, a saúde pública e a manutenção de uma cidade mais limpa e organizada.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Os recentes casos de intoxicação e mortes provocados pelo consumo de bebidas adulteradas com metanol em São Paulo acenderam um alerta em todo o país. A gravidade da situação reforça a necessidade de fiscalização rigorosa e do consumo consciente, especialmente em eventos que reúnem grande público.

Em Campo Bom, a Prefeitura mantém um sistema contínuo de controle e fiscalização durante os eventos oficiais da cidade. Apenas comerciantes credenciados e cervejarias locais, com autorização e procedência comprovada, podem comercializar bebidas, medida que assegura a proteção da população e fortalece a economia dos empreendedores que atuam de forma regular e responsável.

A ação é conduzida pela Fiscalização Municipal, com apoio da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, além da atuação conjunta da Brigada Militar e da Guarda Municipal. O trabalho inclui tanto a prevenção quanto o combate à comercialização ilegal, coibindo a ação de ambulantes sem credenciamento e a venda de produtos de origem desconhecida.

Com medidas preventivas e fiscalização intensificada, Campo Bom reafirma seu compromisso em oferecer momentos de lazer e cultura em um ambiente seguro, justo e confiável para todos.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 03.10

➡️ Inicia na segunda-feira, a votação na Consulta Popular;

➡️ Está nas ruas a edição 2.260 do jornal A Gazeta 🗞️

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 03 deoutubro.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • Projeto das escolas Princesa Isabel e Princesinha, do bairro Barrinha, é o único representante gaúcho na disputa nacional. 

As águas da enchente histórica de 2024 levaram móveis, livros e materiais, mas não conseguiram levar a força da comunidade escolar do bairro Barrinha, em Campo Bom. 

Das perdas nasceu um novo olhar: reconstruir não apenas os espaços físicos, mas também semear uma consciência mais sustentável, resiliente e coletiva. Foi assim que professores, alunos e famílias da EMEF Princesa Isabel e da EMEI Princesinha uniram forças para criar o projeto “Escola que renasce: sustentabilidade e comunidade no pós-enchente”.

A iniciativa transformou dor em oportunidade e, mais do que restaurar salas de aula, plantou hábitos que podem mudar o futuro: descarte correto do lixo, cuidado com o meio ambiente e valorização da comunidade como agente de transformação. 

Esse esforço emocionante levou o projeto a estar entre os dez melhores do Brasil no Prêmio Meu Pátio é o Mundo, realizado pelo Instituto Arcor Brasil. E mais: é o único representante do Rio Grande do Sul ainda na disputa pelo primeiro lugar, que será revelado em 15 de dezembro.

O prefeito Giovani Feltes destacou a importância dessa conquista: “Não é tarefa fácil retomar depois de um infortúnio tão grave. Mas a comunidade escolar do Barrinha mostrou força e determinação para transformar destruição em reconstrução.”

Mais do que um prêmio, esse reconhecimento é a prova de que educar também é plantar sementes para um futuro mais consciente e solidário. 

Parabéns à comunidade escolar do Barrinha por mostrar que juntos podemos superar desafios e inspirar o Brasil inteiro.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile