A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Tentativa de fraude eleitoral com uso de inteligência artificial esquentam a disputa à prefeitura de Campo Bom

Redação / AG por Redação / AG
18 de setembro de 2024
em Política
0 0
A A
Tentativa de fraude eleitoral com uso de inteligência artificial esquentam a disputa à prefeitura de Campo Bom
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A disputa eleitoral em Campo Bom, tomou um novo rumo com o surgimento de acusações envolvendo dois candidatos à prefeitura. O candidato Giovani Feltes (MDB), publicou nas suas redes sociais um vídeo onde relata um esquema de criação de conteúdo falso, que poderia influenciar diretamente o resultado das eleições.

Na denúncia encaminhada para a Justiça Eleitoral, Feltes revelou que um designer gráfico, especialista em criar deepfakes – (vídeos falsos gerados com o uso de inteligência artificial ) – o procurou afirmando ter sido contratado por seu adversário, Faisal Karam (Republicanos), para produzir um vídeo incriminador. Segundo o designer, o material teria o intuito de mostrar Feltes supostamente recebendo propina de uma empreiteira há cerca de 20 anos, quando era prefeito de Campo Bom.

Ainda no vídeo divulgado, Feltes afirma que, junto à sua equipe jurídica, orientou o designer a procurar o Ministério Público e apresentar provas sobre o suposto esquema. O candidato frisou a importância de esclarecer o caso de forma legal, buscando evitar que um crime eleitoral prejudicasse o processo democrático.

Diante da gravidade das acusações, foi solicitado um trabalho de análise forense para verificar a veracidade dos vídeos que mostram reuniões entre Faisal Karam e o designer. De acordo com os peritos contratados, as imagens das reuniões são autênticas e confirmam o encontro.

O episódio levantou preocupações em Campo Bom sobre o impacto de possíveis crimes eleitorais no resultado das urnas, e autoridades já se mobilizam para investigar o caso e assegurar que o pleito ocorra de forma justa. O Ministério Público está apurando os fatos e promete uma resposta rápida à comunidade.

A Central A Gazeta de Eleições, em contato com a candidatura e a equipe jurídica, de Faisal Karam, representada pelo advogado, Vanir de Mattos se pronunciou relatando que essa é uma denúncia grave e fantasiosa. “É uma acusação de algo que nunca aconteceu. Ficou muito claro para nós que foi uma situação arquitetada. Esse rapaz foi colocado na frente do Faisal. Ele insistentemente quis vender um produto de tecnologia da informação que não era só inteligência artificial. Mas nada disso aconteceu no plano da realidade. As conversas sim aconteceram, porque esse rapaz foi plantado para desde o primeiro encontro,  fazer a gravação as imagens ambientais do encontro. Quem vai oferecer um produto honestamente e vai gravar o comprador? Agora vamos trabalhar perante a opinião pública para revelar que essa acusação é fantasiosa”, afirma Mattos.  

Post Anterior

Clube 15 de Novembro entra em campo pela Sulicampe no domingo

Próximo post

Imobiliária Brasil recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Campo Bom

Notícias relacionadas

Vereadores aprovam criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher
Política

Vereadores aprovam criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher

23 de junho de 2026
Em nova série, Jornal A Gazeta esclarece dúvidas recorrentes sobre a doação de órgãos
Política

Campanha Municipal Permanente de Incentivo à Doação de Sangue e de Órgãos é instituída pela Câmara

8 de junho de 2026
Vereadores vão a Chapecó conhecer projetos de acolhimento a pessoas em situação de rua
Política

Vereadores vão a Chapecó conhecer projetos de acolhimento a pessoas em situação de rua

3 de junho de 2026
Próximo post
Imobiliária Brasil recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Campo Bom

Imobiliária Brasil recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Campo Bom

Concept Contabilidade de Campo Bom promove rodada de negócios beneficente

Concept Contabilidade de Campo Bom promove rodada de negócios beneficente

ESF do bairro Celeste abre nesta sexta

ESF do bairro Celeste abre nesta sexta

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Homem é preso por suspeita de violência doméstica em Campo Bom
  • Domingo tem Corrida Contra o Frio com percurso de 5 km em Campo Bom
  • 1º Seminário de Hedong Kumdo será realizado neste domingo no Ginásio Municipal

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 26.06

Destaques da edição impressa 📰

🇧🇷 Série de reportagens: O mundo joga, Campo Bom vibra! 🇧🇷

➡️ Colégio Santa Teresinha transforma figurinhas da Copa em cidadania e solidariedade;

➡️ Escola Dona Augusta veste as cores do Brasil e vive o espírito da Copa do Mundo.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem foi preso pela Guarda Municipal de Campo Bom, suspeito de violência doméstica, nesta semana. A ocorrência foi registrada durante uma visita do acusado ao filho, na residência da ex-companheira.

Conforme a Guarda Municipal, a vítima relatou que o homem a ameaçou após puxá-la pelo braço e empurrá-la contra os cômodos da casa.

A guarnição foi acionada pelo Centro de Operações (COP) e, ao chegar ao endereço, ouviu o relato da mulher. Em seguida, os agentes localizaram o suspeito nas proximidades da residência. Ele foi abordado, identificado e encaminhado ao Hospital Dr. Lauro Reus para a realização do exame de corpo de delito. Posteriormente, foi apresentado na Delegacia de Polícia de Campo Bom, onde a ocorrência foi registrada.

A mulher informou aos agentes que pretende solicitar uma medida protetiva de urgência, afirmando temer pela própria segurança e pela integridade do filho.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 26 de junho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • AG CONTIGO | 25.06

➡️ Cadastro Único Itinerante, acontece neste sábado. Para mais informações: (51) 99660-8193 | (51) 98033-2298
  • A Câmara Municipal promoveu, na tarde de terça-feira (23), uma reunião para discutir temas relacionados à segurança pública e à situação das pessoas em situação de rua no município. O encontro, convocado pela Mesa Diretora, reuniu secretários municipais, representantes das forças de segurança, vereadores e dezenas de comerciantes da região central da cidade.
Segundo o presidente da Câmara, João Paulo (MDB), a iniciativa teve como objetivo aproximar os diferentes setores envolvidos para construir soluções conjuntas para as demandas apresentadas pela comunidade. “A segurança, junto com a saúde e a educação, são sempre as pautas mais importantes para a população. Por isso, é preciso sentar e conversar quando há algum problema. Esse era o objetivo quando propusemos o encontro: colocar todas as partes na mesma mesa para, juntos, vermos o que pode ser feito”, destacou.
O vice-presidente da Câmara, Cleber Nunes (MDB), explicou que a reunião foi motivada por relatos de comerciantes sobre casos de importunação e furtos registrados na área central da cidade. Conforme ele, os vereadores foram procurados pelos empresários e buscaram promover o diálogo entre os órgãos responsáveis e a comunidade.
Representando o Executivo Municipal, participaram do encontro os secretários Gabriel Colissi, do Desenvolvimento Social, e Fernando Luz Lehnen, da Segurança. Colissi apresentou dados sobre o trabalho de abordagem social realizado pelo município, destacando os encaminhamentos para tratamento de dependência química e as ações que contribuíram para a redução do número de pessoas em situação de rua nos últimos anos.
Já o secretário Fernando Luz Lehnen e o tenente Escobar, representante da Brigada Militar, ressaltaram a importância do registro de boletins de ocorrência para subsidiar o trabalho das forças de segurança no combate à criminalidade. Diante das instabilidades registradas no telefone 190, Escobar informou que a população também pode acionar diretamente a Sala de Operações da Brigada Militar pelo número (51) 98413-9809.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A equipe Paulista é a grande campeã do Campeonato Municipal de Bocha Veterano de Campo Bom. Após ser derrotada no primeiro confronto da decisão por 12 a 10, na cancha da Acofe, a equipe reagiu diante de sua torcida e garantiu o título ao vencer o jogo de volta por 12 a 5, no último sábado (20).

A conquista coroou a campanha da Paulista, que também precisou superar um resultado adverso nas semifinais. Contra a Sociedade Primavera, a equipe perdeu o jogo de ida por 12 a 11, mas se recuperou em casa com uma vitória expressiva por 12 a 0, assegurando vaga na final.

Já a Acofe chegou à decisão após eliminar a Operária com duas vitórias: 12 a 8 em casa e 12 a 11 atuando na cancha adversária.

Além da definição do campeão, a competição também premiou os destaques individuais. Chico, da Acofe, foi eleito o melhor ponteiro; César, da Paulista, recebeu o prêmio de melhor bochador; e Lico, também da Acofe, foi escolhido como destaque da competição.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 24.06

➡️ Liga de Combate ao Câncer de Campo Bom, é ponto de coleta de eletroeletrônicos.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Os campo-bonenses vêm enfrentando uma semana marcada pelo frio intenso. Na manhã desta quarta-feira (24), a Estação Meteorológica de Campo Bom registrou a menor temperatura de 2026 no município: apenas 1,7°C. O dado foi informado pelo coordenador da estação, Nilson Pedro Wolff.

Além dos termômetros próximos de zero grau, a cidade amanheceu coberta por uma forte geada, cenário que pôde ser observado em gramados, telhados, veículos e áreas abertas. A combinação entre céu limpo, ar seco e a atuação de uma intensa massa de ar polar favoreceu a formação do fenômeno.

De acordo com Wolff, a previsão é de que o frio persista. “Amanhã repete”, afirma o meteorologista, indicando a possibilidade de uma nova madrugada com temperaturas muito baixas e ocorrência de geada.

A onda de frio atinge todo o Rio Grande do Sul e faz parte da massa de ar polar que vem derrubando as temperaturas em diversas regiões do Estado. Em Campo Bom, a previsão aponta mínimas próximas dos 3°C a 4°C nos próximos dias, com manhãs geladas e tardes de temperatura mais amena. 

A orientação é para que a população redobre os cuidados com crianças, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade e animais de estimação durante este período de frio intenso. Também é recomendado atenção ao uso de aquecedores e outros equipamentos para evitar acidentes domésticos.
X
Registros: @nilsonpedrowolff 

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.