A série Multiplicando Vidas, realizada ao longo do mês de setembro pelo Jornal A Gazeta, em parceria com o gabinete da primeira-dama, Kátia Orsi, a Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a Fundação Cultural e Assistencial (Ecarta), de Porto Alegre, foi assunto e proporcionou discussões dentro da sala de aula.
O 8º ano do Colégio Sinodal Tiradentes utilizou a terceira parte da série, intitulada “O que as religiões e filosofias falam sobre a doação de órgãos?”, como complemento do conteúdo abordado sobre “Sociedade Plural”, na disciplina de Ensino Religioso.
“A reportagem veio como suporte de pesquisa para o estudo que traz como reflexão a vivência de cada um em uma sociedade com grande diversidade religiosa, divergentes opiniões, classes”, explica a professora de Ensino Religioso, Scheila Machado Gerhard. “Por vivermos em um país Laico sabemos que o respeito religioso é um dever e a liberdade de expressão e crença é um direito de todos.”
Segundo a professora, a reportagem proposta pelo AG trouxe motivação para que os alunos seguissem a reflexão apresentada em aula e pudessem complementar toda a abordagem crítica instigada através do conteúdo a este tema tão singular.
“Em grupos, os alunos leram sobre as religiões, distribuídas na reportagem, e apresentaram aos colegas, em formato PowerPoint, a opinião de cada religião e filosofia sobre a doação de órgãos”, explica. “Foi um momento de aprendizado, troca, compartilhamento, debate e reflexão.”
Para conferir todas as matérias da série Multiplicando Vidas, clique aqui.