A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Prefeitura de Campo Bom recomenda que comunidade use mais a Telemedicina

Redação / AG por Redação / AG
24 de fevereiro de 2021
em Saúde
0 0
A A
Campo Bom lança serviço de Telemedicina
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Em função do acelerado crescimento de casos de Coronavírus no Estado e no Município, as pessoas devem evitar, sempre que possível, as idas às UBSs e ao hospital

O agravamento da pandemia está sendo sentido também em Campo Bom. O Hospital Lauro Reus e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sendo muito procurados por muitos casos não urgentes. Para diminuir essa circulação de pessoas nesses locais e os riscos de contágio, a Prefeitura recomenda que a comunidade use mais os serviços da Telemedicina. Criado em julho do ano passado, esse sistema tem mostrado eficiência. A Prefeitura disponibilizou o serviço, por meio da Secretaria da Saúde, com o objetivo de manter atendimentos, especialmente importantes para pacientes de doenças crônicas. Tudo para evitar que tais moradores tivessem que se deslocar até as UBSs neste período de distanciamento social. O serviço atende no 0800 772 8989 e no WhatsApp (51) 99615-3914, nas 24 horas por dia, todos os dias, sem limite no número de atendimentos. A equipe da Telemedicina Campo Bom é composta por seis enfermeiros e sete médicos.

O prefeito Luciano Orsi ressalta que, neste momento de bandeira preta e de alto risco de contágio do Coronavírus, é necessário que as pessoas evitem sair de casa e precisando atendimento médico, primeiro busquem a Telemedicina. “Mais do que nunca, precisamos da compreensão e conscientização de todos. Estamos diante de um quadro muitíssimo preocupante, de risco eminente de um colapso no atendimento da saúde. Fizemos tudo o que poderia ser feito em termos de estrutura para enfrentar a pandemia e a Telemedicina é mais uma ferramenta que pode ajudar”, explica o prefeito.

Como funciona a Telemedicina

O paciente liga gratuitamente para um dos telefones citados e é atendido por um enfermeiro supervisionado por médico. A pessoa precisa se identificar, informar nome completo, CPF, data de nascimento e número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Após a identificação, deve descrever seus sintomas e, de acordo com seu relato, será incluída no protocolo correspondente, chamado de Desfecho, composto por quatro níveis.

Desfecho 1 – O paciente recebe atendimento e orientação de enfermeiro para autocuidado em casa e uma ligação de retorno em até 24 horas, para verificação do estado de saúde.

Desfecho 2 – Caso o enfermeiro identifique sintomas agudos ou crônicos, o paciente será direcionado para uma consulta por videochamada (que pode ser WhatsApp, Skype, outras) em outra ligação que será feita por um médico vinculado ao Hospital Lauro Reus. Se o paciente não possuir acesso à internet, será orientado a procurar atendimento presencial em UBS ou no hospital, de acordo com o caso. O paciente também recebe ligação de retorno em até 24 horas, para verificação do seu estado de saúde após a consulta com o médico.

Desfecho 3 – Caso o médico, em videochamada, identifique sintomas graves, o paciente será direcionado para a realização de uma consulta médica presencial no Hospital Lauro Reus. O paciente recebe ligação de retorno em 24 horas após a consulta no hospital, para verificação do seu estado de saúde.

Desfecho 4 – Caso o médico identifique risco de morte do paciente, haverá orientação a um acompanhante ou ao próprio paciente para que chame o Samu para levá-lo ao Hospital Lauro Reus, onde receberá atendimento.

Post Anterior

Inicia a revitalização do Largo Irmãos Vetter

Próximo post

Secretaria de Trânsito de Campo Bom suspende atendimento presencial nesta quinta e sexta-feira

Notícias relacionadas

Público em geral já pode se imunizar contra a gripe em Campo Bom
Saúde

Público em geral já pode se imunizar contra a gripe em Campo Bom

2 de junho de 2026
Curso “A Chegada do Bebê” abre inscrições para gestantes em Campo Bom
Saúde

Curso “A Chegada do Bebê” abre inscrições para gestantes em Campo Bom

26 de maio de 2026
Campo Bom reforça prevenção às ISTs e ganha destaque estadual na qualificação de testes rápidos
Saúde

Campo Bom reforça prevenção às ISTs e ganha destaque estadual na qualificação de testes rápidos

18 de maio de 2026
Próximo post
Secretaria de Trânsito de Campo Bom suspende atendimento presencial nesta quinta e sexta-feira

Secretaria de Trânsito de Campo Bom suspende atendimento presencial nesta quinta e sexta-feira

Projeto polêmico deverá lotar a Câmara na sessão de segunda-feira

Câmara restringe circulação de pessoas e altera horário da sessão

GGI-M apoia medidas de restrições no combate ao coronavírus em Campo Bom

GGI-M apoia medidas de restrições no combate ao coronavírus em Campo Bom

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Vereadores vão a Chapecó conhecer projetos de acolhimento a pessoas em situação de rua
  • Lions e Rotary são reconhecidos como entidades de interesse público municipal pela Câmara de Vereadores
  • Público em geral já pode se imunizar contra a gripe em Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Na manhã desta quarta-feira (3), no gabinete do prefeito Giovani Feltes, a Prefeitura de Campo Bom anunciou uma série de investimentos e projetos voltados ao fortalecimento das políticas ambientais do município. O anúncio integra a programação da Semana do Meio Ambiente e contempla ações nas áreas de sustentabilidade, proteção animal e gestão ambiental.

Entre as iniciativas apresentadas está a criação do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, que terá como objetivo ampliar o apoio a programas e ações voltadas à causa animal. Também foi anunciada a reforma do Centro Municipal de Proteção aos Animais (CEMPRA), visando melhorar a estrutura e o atendimento oferecido.

Outro destaque é a implantação do Parque de Saneamento Ecológico, projeto voltado à promoção de soluções sustentáveis e à preservação ambiental. A administração municipal também prevê a instalação de um Sistema de Videomonitoramento Ambiental, que auxiliará na fiscalização e no combate a crimes ambientais.

Além disso, a Prefeitura anunciou a implantação de novos ecopontos, ampliando os locais destinados ao descarte correto de resíduos e incentivando práticas sustentáveis entre a população.

Segundo a administração municipal, os investimentos representam um avanço nas políticas públicas ambientais, reforçando o compromisso com a preservação dos recursos naturais, a proteção animal e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Mais detalhes na edição impressa desta semana 📰

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • De forma unânime, a Câmara de Campo Bom aprovou, na última segunda-feira (1º), dois projetos de lei que declaram Lions Clube e Rotary Club como “entidades de relevante interesse público municipal”. Os projetos, de autoria do vereador João Paulo (MDB), reconhecem a importância dos serviços voluntários, sociais, comunitários e educacionais prestados à comunidade campo-bonense e, na prática, permitem ampliar as parcerias com o Poder Público, fortalecendo a continuidade dos serviços.

O Lions Clube Campo Bom foi fundado em 1959 e o Rotary Club de Campo Bom, em 1957. “É um título que o Município concede àquelas instituições que de fato trazem benefícios para a nossa comunidade. Essa lei, eu não tenho dúvidas, contribui muito para que os clubes possam apresentar projetos e buscar recursos, fortalecendo os serviços”, observou João Paulo. “A comunidade de Campo Bom, por meio da Câmara de Vereadores, reconhece e agradece tantas horas de serviços prestados e dedicação”, concluiu. Os atuais presidentes dos clubes, Leandro da Silva (Lions) e Léo da Silva (Rotary), bem como os próximos presidentes, Beto Ferreira e Jennifer Pereira, e demais membros prestigiaram a sessão.

Ainda durante a mesma sessão ordinária, os vereadores também aprovaram por unanimidade projeto de lei de autoria do vereador Inácio Marasca (Republicanos) instituindo campanha municipal permanente de incentivo à doação de sangue e de órgãos. Em sessão extraordinária, mais cedo, foram aprovados ainda dois projetos de lei de autoria do Executivo Municipal criando os fundos municipais de Desenvolvimento Urbano (FMDU) e de Proteção e Bem-Estar Animal (FMPBEA).

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • 🇧🇷 Vamos iniciar a série de reportagens “O Mundo Joga, Campo Bom Vibra!”, em alusão à Copa do Mundo FIFA 2026. 🇧🇷

E para contar essa história, queremos conhecer as tradições e memórias que fazem parte da paixão pelo futebol em nossa cidade. Sua família tem algum ritual especial durante a Copa? Reúne parentes e amigos para assistir aos jogos? Guarda lembranças marcantes de outras edições? Ou conhece alguém que tenha uma história curiosa relacionada à Copa do Mundo?

Queremos ouvir você!

Entre em contato conosco e compartilhe sua história. Ela pode fazer parte da nossa série especial rumo à Copa do Mundo de 2026 💚💛💙🤍
  • AG CONTIGO | 02.06

➡️ Vacinação contra a gripe é liberada para população em geral.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, está destinando R$ 1,37 milhão à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para garantir a continuidade e a qualificação dos serviços oferecidos pela entidade. Atualmente, a instituição atende 48 pessoas, com idades entre 13 e 49 anos, por meio de atividades de escolarização e projetos voltados ao desenvolvimento e inclusão dos usuários.

A maior parte dos recursos é proveniente da Secretaria de Educação, que repassará R$ 859 mil para a ampliação e o aprimoramento das propostas pedagógicas desenvolvidas pela APAE. O objetivo é atender não apenas os alunos já matriculados na instituição, mas também estudantes que estejam concluindo o Ensino Fundamental na rede municipal, o Ensino Médio na rede estadual e aqueles que enfrentam dificuldades de adaptação no ensino regular ao longo de sua trajetória escolar.

Na área da Saúde, a entidade receberá R$ 319 mil até o final de 2026. O valor será destinado à manutenção de atendimentos interdisciplinares nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, neurologia pediátrica e acompanhamento psicossocial, incluindo suporte aos familiares dos usuários.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Social repassou R$ 192 mil neste ano para a realização de grupos de convivência e fortalecimento de vínculos. As atividades incluem ações socioeducativas, culturais, esportivas e de lazer, promovendo a interação social e a integração comunitária das pessoas com deficiência.

Os recursos da assistência social também contribuem para programas de habilitação e reabilitação, incentivando o desenvolvimento das potencialidades individuais e a inclusão social dos atendidos. Além disso, a APAE desenvolve ações voltadas à inserção no mercado de trabalho, buscando promover autonomia, independência e melhores condições de vida às pessoas com deficiência.

Outro serviço mantido pela entidade é o Centro Dia, que oferece atenção integral e cuidados diários aos usuários, contribuindo para a socialização, a qualidade de vida e a prevenção do isolamento, do abandono e da institucionalização.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | Um compromisso semanal que atravessa gerações, resiste ao tempo e transforma o futebol em muito mais do que um jogo. Em 2026, o tradicional grupo Futebol das Quintas celebra 50 anos de história em Campo Bom, reunindo amigos, famílias e memórias construídas desde 1976, quando tudo começou com uma ideia simples: criar um momento de lazer no meio da semana.

A iniciativa nasceu com o empreendedor Djalmo Inácio da Silva, que, ao deixar os jogos de fim de semana por conta dos compromissos familiares e profissionais, decidiu formar uma equipe para atuar durante a semana. A oportunidade surgiu com a inauguração do Pavilhão de Esportes Cristo Rei, no bairro Porto Blos, onde, em 20 de junho de 1976, o grupo realizou sua primeira partida, durante um campeonato promovido pela Paróquia Cristo Rei.

Desde então, as quintas-feiras ganharam um significado especial. Inicialmente formado por funcionários da empresa Quinnjalmo, o time logo passou a contar com amigos convidados, consolidando uma base que, ao longo dos anos, se tornaria uma verdadeira família. Histórias marcantes não faltam, como o próprio dia da estreia, que coincidiu com o nascimento da filha de Djalmo, ou as viagens, campeonatos e confraternizações que ajudaram a fortalecer os laços entre os integrantes.

Apesar de participações em torneios e conquistas importantes, como um título em competição promovida pela Viação Campo Bom e o reconhecimento como equipe mais disciplinada na Copa Jornal A Gazeta de Veteranos, o grupo optou por seguir um caminho próprio. A filosofia sempre foi clara: o futebol como espaço de amizade, respeito e diversão, longe de disputas ríspidas. Assim, os amistosos, os churrascos e a resenha após os jogos passaram a ser a essência do Futebol das Quintas.

Com o passar das décadas, novas gerações foram incorporadas. Filhos dos fundadores começaram a frequentar a quadra ainda jovens e, pouco a pouco, assumiram protagonismo dentro e fora de campo. Hoje, o grupo já conta com representantes da terceira geração, mantendo viva uma tradição que atravessa famílias e reforça o sentimento de pertencimento.

ACESSE A NOTÍCIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 01.06

 ➡️ Confira a programação do Festejando Campo Bom.
 
MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A atleta de Campo Bom, Isadora Leal, que frequentemente ganha destaque nas páginas do Jornal A Gazeta por suas conquistas no atletismo, alcançou mais um importante capítulo em sua trajetória esportiva. A jovem foi convocada para representar o Brasil na prova dos 5.000 metros do Campeonato Ibero-Americano Sub-20 de Atletismo, que acontece entre os dias 19 e 21 de junho de 2026, em Lima, no Peru.

A convocação coloca a atleta entre os principais nomes da modalidade no país e reforça o crescimento de sua carreira dentro do atletismo nacional. Em entrevista ao AG, Isadora falou sobre a emoção de vestir a camisa da Seleção Brasileira. “ Acho que esse é o sonho de todo atleta, e poder viver isso agora parece até difícil de acreditar. Me sinto muito honrada e realizada por vestir a camisa do meu país. Nunca imaginei que tudo isso aconteceria tão rápido, então cada momento tem sido ainda mais especial. Estou vivendo uma fase muito feliz e sou grata por tudo que estou conquistando!”, destacou.

A equipe da ANR também celebrou a conquista da atleta e ressaltou a importância da convocação para o esporte da região. “Mais um capítulo histórico para a ANR e para o atletismo da nossa região. A atleta Isadora Haubert Leal foi convocada para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano Sub-20 de Atletismo, na prova dos 5.000 metros.

Uma conquista construída com quilômetros de treino, disciplina diária, esforço, renúncias e muito trabalho ao longo da temporada. Vestir a camisa da Seleção Brasileira representa o reconhecimento de uma trajetória que vem sendo construída passo a passo.

A convocação reforça não apenas o talento da atleta, mas também a força do trabalho desenvolvido pela ANR, comissão técnica, familiares e todos que fazem parte dessa caminhada.
Agora é hora de representar o país, o Rio Grande do Sul e nossa região em nível internacional. Seguimos juntos nessa torcida!”, publicou a equipe.

A participação de Isadora no campeonato internacional representa mais um marco para o esporte campo-bonense e para o atletismo gaúcho, levando o nome da cidade ao cenário esportivo internacional.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.