Na terça-feira, 13 de maio, uma ação conjunta entre a Polícia Civil de Campo Bom, a Vigilância Sanitária e o Centro Municipal de Proteção Animal (CEMPRA) resultou na apreensão de 35 aves e na desarticulação de uma rinha de galos no bairro Rio Branco.
A operação foi desencadeada após a Vigilância Sanitária receber denúncias e acionar a Polícia Civil para averiguar a suspeita de que uma residência estava sendo utilizada para a prática ilegal. No local, foram encontrados 16 galos com lesões compatíveis com rinhas, além de um tambor que era utilizado nos combates. Outras aves também foram apreendidas.
O proprietário do imóvel foi intimado a prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia. A ação contou com o apoio de médicos veterinários da Vigilância e do CEMPRA, que deram os primeiros cuidados aos animais. As aves foram encaminhadas para os procedimentos legais de proteção e acolhimento.
A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas são fundamentais para o combate aos crimes de maus-tratos contra animais e podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 98401-3237.