A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

PIGE: Uma importante ferramenta para o desenvolvimento

Redação / AG por Redação / AG
12 de janeiro de 2024
em Comunidade
0 0
A A
Obras do Distrito Industrial chegam na fase de conclusão
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Conversamos com autoridades municipais para entender melhor o impacto dessas importantes iniciativas

O cenário empresarial em Campo Bom está passando por transformações significativas, impulsionadas pelo Programa de Incentivo à Geração de Empregos (PIGE) e pela criação do Distrito Industrial. Conversamos com autoridades municipais para entender melhor o impacto dessas iniciativas.

O Programa de Incentivo à Geração de Empregos (PIGE) tem sido uma peça-chave na estratégia de atrair e manter empresas em Campo Bom. O Prefeito Luciano Orsi explica que, por meio desse programa, a cidade concede subsídios para novas empresas ou para aquelas que buscam expandir suas operações. O subsídio é concedido com base em estudos que projetam tanto o número de empregos a serem gerados quanto a receita que retornará ao município nos próximos anos.

Expansão empresarial e geração de empregos

Campo Bom viu um influxo notável de novas empresas em 2023, registrando a abertura de 800 novos CNPJs até o momento, incluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs). Airton Schafer, responsável por dados econômicos na cidade, destaca a importância desse crescimento para a criação de empregos e fortalecimento da economia local.

Com um total de 10.248 CNPJs ativos, Campo Bom exibe uma economia diversificada, destacando-se pelo crescimento das indústrias de tecnologia. O setor industrial tem sido um motor significativo para o desenvolvimento econômico, com grandes empresas contribuindo para a vitalidade da cidade.

Nova fronteira empresarial

Segundo Flávio de Andrade, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, nove empresas estão confirmadas para integrar o projeto, sendo que seis já assinaram contratos.

A previsão otimista é de que, até 2024, o distrito esteja em pleno funcionamento, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Como Empreender em Campo Bom?

O Prefeito Luciano Orsi esclarece que o PIGE é concedido após um estudo detalhado, conhecido como “Pré-PIGE”, que ocorre após o contato entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedetur) e a empresa interessada. O empreendedor pode apresentar projetos de expansão ou instalação, buscando incentivos financeiros. Quanto ao Distrito Industrial, as vagas foram preenchidas após um processo licitatório, considerando critérios como geração de empregos e receita.

Incentivos para Empresários

Flávio de Andrade, destaca que além do PIGE, a cidade oferece o “Campo Bom para Negócios”. Esse incentivo é direcionado a pequenos e médios empreendedores que buscam expansão de mercado, qualificação de gestão e mão de obra. Em 2023, seis empresas foram beneficiadas pelo PIGE, enquanto 58 aproveitaram o programa Campo Bom para Negócios.

Campo Bom demonstra que está comprometida em criar um ambiente propício para o crescimento empresarial, gerando empregos e impulsionando a economia local. Com o PIGE e o Distrito Industrial, a cidade se consolida como um polo atrativo para investimentos e oportunidades de negócios.

Post Anterior

Brigada Militar revela estratégias vitoriosas na luta contra o crime

Próximo post

Tae Kwondo para todos

Notícias relacionadas

Moradores se manifestam contra atualização da tabela de Lougradouros, aprovada pela Câmara
Comunidade

Moradores se manifestam contra atualização da tabela de Lougradouros, aprovada pela Câmara

31 de outubro de 2025
Rap in Concert chega à sua 3ª edição com duas sessões no Teatro Marlise Saueressig
Comunidade

Rap in Concert chega à sua 3ª edição com duas sessões no Teatro Marlise Saueressig

31 de outubro de 2025
Prefeitura apresenta Plano de Investimentos para 2026-2029
Comunidade

Caminhão rompe cabos e causa interrupção de serviços na Av. Brasil

30 de outubro de 2025
Próximo post
Tae Kwondo para todos

Tae Kwondo para todos

Dez toneladas de vidro já foram recolhidas para reciclagem

Mais de 100 toneladas de vidro foram recolhidas com os PEVs em 2023

Aprenda a prevenir incêndios domésticos no clima frio

Heróis anônimos em ação: O incansável trabalho dos bombeiros de Campo Bom

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Série de livros coordenada por pesquisador de Campo Bom registra a experiência de escolas em meio à enchente de 2024
  • Colégio Sinodal Tiradentes é destaque no JEBs 2025 com dois ouros
  • Moradores se manifestam contra atualização da tabela de Lougradouros, aprovada pela Câmara

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • No episódio 09 do AG CAST, recebemos Gilberto Franceschetti e Tanise Turra, do Grupo Krause, uma empresa com 103 anos de história e referência no setor funerário da região.

Em uma conversa inspiradora, eles compartilharam a trajetória da empresa, os diferenciais que fazem da Krause um grupo de destaque e o compromisso com o acolhimento das famílias em todos os momentos.

Também contaram detalhes sobre o Dia da Lembrança, uma ação especial promovida no Dia de Finados, que celebra a memória e o amor daqueles que partiram.

🎧 Assista a entrevista completa em nosso canal do YouTube (LINK NA BIO)
  • Na noite de quinta-feira (30), uma ação integrada entre as forças de segurança pública e a fiscalização da Prefeitura de Campo Bom resultou na interdição de um estabelecimento comercial localizado no bairro 25 de Julho.

A Operação “Sossego” foi desencadeada após diversas denúncias da comunidade, que relatavam perturbação do sossego público, infrações e crimes de trânsito, além do uso de entorpecentes no local.

Durante a ação, que reuniu equipes da Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Fiscalização de Trânsito e fiscais de postura, tributário e Vigilância Sanitária da Prefeitura de Campo Bom, mais de 500 pessoas foram abordadas. As equipes apreenderam bebidas alcoólicas de procedência duvidosa, entorpecentes e caixas de som utilizadas para emissão de som em volume excessivo.

Na área externa do estabelecimento, foram fiscalizados diversos veículos, resultando em 66 autuações — sendo quatro por embriaguez ao volante e 26 por recusa ao teste do etilômetro —, além do recolhimento de 13 motocicletas e sete automóveis.

O local, que já havia sido autuado anteriormente por descumprimento das normas municipais, foi interditado por tempo indeterminado.

A operação reforça o compromisso do poder público e das forças de segurança com a ordem pública, a segurança e o bem-estar da comunidade campo-bonense, demonstrando a efetividade do trabalho integrado entre os órgãos municipais e estaduais.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 31.10

Destaques da edição impressa 2.264

➡️ UBS Morada do Sol;

➡️ Motociclista pede ajuda;

➡️ Detalhes sobre a concessão das vias estaduais.

MAIS NOTÍCIA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A partir de novembro, as quadras de areia da EMEF CEI passam a ser abertas ao público para a prática de futebol e voleibol, oferecendo mais uma opção de esporte e lazer em Campo Bom.

O espaço poderá ser utilizado de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, e aos sábados e domingos, das 8h às 20h. O acesso às quadras será pela Avenida Brasil, próximo à Rodoviária.

Segundo a Administração Municipal, a ação reforça o compromisso da Prefeitura em ampliar os espaços públicos voltados ao esporte e à convivência comunitária. “Queremos incentivar cada vez mais a prática esportiva e o uso dos espaços públicos pela população. As quadras da EMEF CEI são um ambiente seguro e adequado para o lazer das famílias”, destaca o prefeito Giovani Feltes.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 31 de outubro.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • 🎬 Programação Cinema do CEI – 30 de outubro a 5 de novembro 🍿

📍 Sala Bárbara Paz – Av. dos Estados, 1080, Campo Bom

🕑 14h – A Casa Mágica da Gaby
Duração: 1h38min 
Classificação: Livre

Sinopse: Gaby e seus amigos descobrem uma casa cheia de objetos encantados e criaturas falantes. Quando um colecionador tenta capturar os segredos do lugar, ela embarca em uma jornada mágica para proteger seu lar e provar o poder da amizade.

🕟 16h30 – Tron: Ares
Duração : 1h59min 
Classificação: 12 anos

Sinopse: No novo capítulo da saga Tron, o programa digital Ares é enviado ao mundo real em uma missão inédita. Com visuais impressionantes e muita ação, o filme explora o limite entre tecnologia e humanidade.

🕖 19h00 – Maurício de Sousa – O Filme
Duração: 1h50min 
Classificação: Livre

Sinopse: A trajetória inspiradora do criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, ganha vida nas telas. O longa celebra sua carreira, mostrando bastidores, histórias marcantes e depoimentos emocionantes de artistas e fãs que cresceram com seus personagens.

🎟️ Ingressos:
	•	Quarta e quinta-feira: R$ 6,00 (todas as sessões)
	•	Sexta, sábado e domingo:
• Sessões das 14h – R$ 6,00
• Sessões das 16h30 e 19h – R$ 12,00

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 30.10

➡️ Educação Infantil de Campo Bom marca presença na Mostratec Júnior 2025;

➡️ Último curso do RS Qualificação tem início em Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na última terça-feira (28), as EMEIs Claudy Schaefer e Sempre Unidos representaram Campo Bom na Mostratec Júnior, apresentando projetos de pesquisa que encantaram o público e os avaliadores do evento.

Com o tema “Escorpião, que bicho é esse?”, os pequenos da EMEI Claudy Schaefer mostraram curiosidade científica e consciência ambiental ao explorar as características desse animal e a importância de conhecê-lo para garantir a segurança da comunidade. Já as crianças da EMEI Sempre Unidos desenvolveram o projeto “Quebra, junta, transforma: o lugar certo do vidro!”, abordando a reciclagem e o descarte correto dos resíduos de vidro, unindo sustentabilidade e aprendizado prático.

Durante o evento, as crianças apresentaram suas descobertas ao público e a três avaliadores, que destacaram o domínio das crianças sobre os temas e a forma clara e confiante com que compartilharam suas pesquisas. Ao final da tarde, todas as escolas participantes foram premiadas com medalhas, celebrando o empenho e a dedicação de cada grupo.

A participação reforça o compromisso da rede municipal de ensino com a educação científica desde os primeiros anos escolares, incentivando o protagonismo infantil, a curiosidade investigativa e a aprendizagem significativa. “Momentos como este mostram o quanto nossas crianças são capazes de pensar, criar e comunicar com autonomia. A pesquisa é uma ferramenta poderosa para desenvolver o olhar crítico e despertar o interesse pelo conhecimento”, destacou a secretária municipal de Educação e Cultura, Mara Daubermann.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile