Evento, promovido pelo Ministério Público do RS em parceria com a Prefeitura, será realizado no dia 22
Na quinta-feira, dia 22, profissionais da educação, saúde, segurança e assistência social de Campo Bom participarão de uma palestra promovida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). A atividade faz parte do Projeto Sinais e será realizada na Câmara de Vereadores, a partir das 14h.
A palestra será ministrada pelo Promotor de Justiça Dr. Márcio Abreu Ferreira da Cunha e abordará temas atuais relacionados à violência propagada por meios digitais, além de estratégias para prevenção do problema. O evento é voltado a profissionais da rede pública e privada de ensino, conselhos tutelares, agentes da segurança pública, entre outros.
Criado pelo Núcleo de Prevenção à Violência Extrema do MPRS, o Projeto Sinais busca identificar produtores de violência, mapear processos de radicalização e desenvolver programas de desengajamento e prevenção. A iniciativa foca na violência extrema que pode ser cometida por crianças, adolescentes e jovens.
O objetivo é capacitar os profissionais para reconhecer sinais que indicam possíveis riscos, contribuindo para que medidas preventivas sejam adotadas de forma antecipada. Conforme o núcleo, ainda que seja difícil prever com exatidão atos de violência, certos comportamentos podem servir de alerta para escolas, famílias e autoridades.