Outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. A campanha Outubro Rosa compartilha informações sobre o câncer de mama promovendo a conscientização da doença, proporcionando maior acesso aos serviços de saúde e diagnóstico precoce.
Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos somente em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. Em 2021, somente no Brasil, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres.
Prevenção
Ainda segundo o Inca, a prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores. Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são passíveis de mudança.
Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.
Evidências científicas sobre a relação entre alimentos, nutrição, atividade física e prevenção de câncer podem ser consultadas aqui.
Como identificar
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.
E, dentro do mês de outubro, a Liga Feminina de Combate ao Câncer Lilian Reuter, de Campo Bom, estará com diversas ações de conscientização sobre o câncer de mama. Além de palestras, haverá atividades, como Zumba, em empresas do município e, claro, tudo isso gratuito e aberto ao público. Confira a programação:
15/10 | 12:30 – Palestra na empresa Seculum;
20/10 | 18:00 – Zumba no espaço Cupcake (Rua Emilio Blos II, 680, Paulista) promovido pela Academia Lisi Fit e com venda de camisetas;
26/10 | 14:00 – Palestra empresa Plinio Fleck;
26/10 | 19:00 – Palestra dra Daniela Lessa na Câmara de Vereadores;
28/10 | 15:00 – Palestra Lar Colmeia | 18:00 Palestra no Sesi
26/10 a 29/10 – Grupo Arezzo venda de camisetas;
Além dos pontos habituais de venda das camisetas de combate ao câncer, a Liga irá realizar pontos extras no grupo Arezzo. O horário será das 11:30 às 13h. Confira: 25/10, Arezzo. 26/10, Alexandre Birmann. 27/10, Schutz e 28/10, Five.
Em outubro, unidades de saúde de Campo Bom têm horário extra para atendimento à mulher
Outubro Rosa é o mês de conscientização acerca do câncer de mama e de promoção do cuidado com a mulher. Pensando nisso, o Município terá horários extras de atendimento em suas unidades de saúde, com serviços destinados especialmente a elas. Serão realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, coletas de citopatológico do colo uterino e solicitações de mamografia. “Mais do que orientar as mulheres da nossa comunidade sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero, temos o papel, como Município, de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico”, explica o prefeito Luciano Orsi.
Os horários extras serão, em sua maioria, nos sábados, com datas diferentes para cada unidade. O secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock, aponta que o cronograma foi criado para que mulheres de todos os bairros tenham oportunidade de atendimento. “São serviços que já temos normalmente nas unidades, mas ao proporcionarmos dias e horários diferentes, abrimos portas para que mais mulheres busquem orientação e, possivelmente, tenham a chance de um diagnóstico precoce”, diz.
Confira os horários extras de atendimento:
- ESF Aurora: horário do trabalhador extra, dia 14/10, das 17h às 19h
- ESF Porto Blos: horário do trabalhador extra, dia 14/10, das 17h às 19h
- UBS Paulista: 16/10, sábado, das 8h às 17h
- Centro Materno Infantil: dia 20/10, das 18h30 às 20h
- ESF Operária: 23/10, sábado, das 8h às 17h
- ESF 25 de Julho: dia 23/10, sábado, das 8h às 12h
- ESF Imigrante Sul: 23/10, sábado, das 8h às 12h
- ESF Firenze: 23/10, sábado, das 8h às 12h