A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Mais de 80% dos atendimentos da telemedicina foram concluídos em menos de 30 minutos

Redação / AG por Redação / AG
9 de julho de 2020
em Saúde
0 0
A A
Campo Bom lança serviço de Telemedicina
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Serviço oferecido pela Prefeitura de Campo Bom é pioneiro no Brasil a contar com retaguarda de hospital e entrou em operação na segunda-feira (dia 6)

Campo Bom deu início, na manhã da última segunda-feira (6), ao serviço de telemedicina. Nas primeiras 48 horas de funcionamento, 16 pessoas entraram em contato com o telefone 0800 da central de atendimento. O que motivou as ligações, em sua maioria, foram as chamadas “Dúvidas de Saúde”. Os pacientes queriam informações sobre o coronavírus, alterações respiratórias, possíveis dores que estivessem sentindo e o processo de agendamento de exames e consultas. A maioria dos casos foi resolvida no primeiro contato telefônico do paciente com o enfermeiro, sem necessidade de posterior atendimento médico.  Dos 16 atendimentos, 13 foram concluídos em menos de 30 minutos.

A depiladora Vera Lili Sell, moradora do Centro, foi a primeira paciente a precisar de uma análise médica mais aprofundada. Seguindo o protocolo de atendimento da Telemedicina Campo Bom, após passar pela triagem, a paciente foi direcionada a uma teleconsulta com médico vinculado ao Hospital Lauro Reus. “Entrei em contato com a telemedicina por causa de uma mancha no pescoço. O atendimento foi muito bom, achei que fosse uma picada de aranha, mas o médico pediu para que eu ficasse em observação e que se percebesse qualquer mudança, eu poderia entrar em contato novamente”, explica ela.

Pioneirismo no atendimento médico de ponta a ponta

A Telemedicina Campo Bom vai buscar manter atendimentos médicos para pacientes com doenças crônicas que, por receio de se contaminarem com o coronavírus, estão evitando as consultas nas unidades de saúde do Município. “Temos a realidade da telemedicina em Campo Bom. E mais: num molde pioneiro para todo o Brasil. O nosso serviço, além de prestar o atendimento telefônico e a possibilidade da videoconsulta, tem também a retaguarda do Hospital Lauro Reus, então, é um sistema completo”, disse o prefeito Luciano Orsi.

Para a secretária municipal da Saúde, Suzana Ambros Pereira, a telemedicina vem em um momento muito importante em que a Prefeitura trabalha constantemente para garantir que a comunidade não saia de casa se não for preciso. “Queremos que as pessoas procurem menos as unidades de saúde e realmente só procurem o hospital naqueles casos em que realmente houver necessidade. A telemedicina vem para preencher essa lacuna e esperamos que a população utilize bastante porque muitas dúvidas serão resolvidas ali, sem necessidade de deslocamento. Reforço que é um momento de isolamento social e domiciliar e de manter os cuidados de higiene”, lembra a secretária.

O serviço funciona 24 horas por dia todos os dias, sem limite no número de atendimentos. O estimado é que 30% da população recorra a esse serviço no primeiro mês. “Não queremos que as pessoas fiquem em casa e deixem a saúde de lado. Queremos que busquem atendimento de saúde com quem possa ajudá-las e salvar suas vidas”, comenta o diretor médico do Hospital Lauro Reus, Rafael França.

Como funciona

O paciente liga gratuitamente para o número 0800 772 8989 e é atendido por um enfermeiro supervisionado por médico. A partir do dia 13 de junho, também será possível entrar em contato com a telemedicina através de WhatsApp, com número que ainda será divulgado. É necessário se identificar, informar nome completo, CPF, data de nascimento e número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) registrado em Campo Bom. Após a identificação, a pessoa deve descrever seus sintomas e, de acordo com seu relato, ela será incluída no protocolo correspondente, chamado de Desfecho, que é composto por quatro níveis.

Desfecho 1 Cidadão recebe atendimento e orientação de enfermeiro para autocuidado em casa e uma ligação de retorno em até 24 horas para verificação do estado de saúde. Atendimento concluído.

Desfecho 2 Caso tenham sido identificados pelo enfermeiro sintomas agudos ou crônicos o cidadão será direcionado para uma consulta por videochamada (que pode ser whatsapp, Skype, outras) em outra ligação que será feita por médico vinculado ao Hospital Lauro Reus. Se ele não possuir acesso à internet, será orientado a procurar atendimento presencial que pode ser em UBS ou Hospital, de acordo com o caso. Cidadão recebe ligação de retorno em até 24 horas para verificação do estado de saúde após consulta com o médico, seja por vídeo ou presencialmente. Atendimento concluído.

Desfecho 3 Caso sejam identificados pelo médico em videochamada sintomas graves e o cidadão será direcionado para a realização de uma consulta médica presencial no Hospital Lauro Reus. Paciente recebe ligação de retorno em até 24 horas após sua consulta no hospital para verificação do estado de saúde. Atendimento concluído.

Desfecho 4 Caso seja identificado pelo médico risco de morte do paciente. Haverá orientação a um acompanhante ou ao próprio paciente para que chame o Samu para levá-lo ao Hospital Lauro Reus onde receberá atendimento.

Post Anterior

Município confirma mais 24 casos de Coronavírus

Próximo post

Polícia apura se ossada é de jovem desaparecido em Campo Bom

Notícias relacionadas

Saúde de Campo Bom recebe novo veículo para auxiliar nos atendimentos à população
Saúde

Saúde de Campo Bom recebe novo veículo para auxiliar nos atendimentos à população

9 de janeiro de 2026
Ampliação de horários nas Unidades de Saúde qualifica atendimento à população em 2025
Saúde

Ampliação de horários nas Unidades de Saúde qualifica atendimento à população em 2025

5 de janeiro de 2026
Vacina contra a Bronquiolite está disponível nas unidades de saúde de Campo Bom
Saúde

Vacina contra a Bronquiolite está disponível nas unidades de saúde de Campo Bom

9 de dezembro de 2025
Próximo post
Polícia apura se ossada é de jovem desaparecido em Campo Bom

Polícia apura se ossada é de jovem desaparecido em Campo Bom

Família de Lívia Teles consegue complementação do tratamento na Justiça

Família de Lívia Teles consegue complementação do tratamento na Justiça

noticia urgente coronavirus

Campo Bom registra a 14ª morte por coronavírus

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Campo Bom está entre os municípios-alvo da Operação Acerto de Contas, que investiga esquema milionário de evasão fiscal
  • Brigada Militar de Campo Bom implementa treinamentos mensais de tiro a partir de 2026
  • Carro pega fogo na Avenida dos Municípios

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • Um carro Ford Focus, de cor preta, pegou fogo na manhã desta terça-feira, por volta das 7h22, na Avenida dos Municípios, na entrada do bairro Vila Rica.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu a ocorrência, realizando o controle das chamas. No veículo havia apenas uma pessoa, um homem que conduzia o carro, e ninguém ficou ferido, conforme informações dos bombeiros. As causas do incêndio não foram informadas. O caso chamou a atenção de motoristas que passavam pelo local no início da manhã.

Imagens: Anderson/CBMRS

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Como parte da programação comemorativa dos 67 anos de Campo Bom, o projeto Festejando Campo Bom Verão promove, no dia 30 de janeiro, um espetáculo cultural gratuito para a comunidade. Às 20h, o Auditório Marlise Saueressig (Teatro do CEI) recebe a peça “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana”, com a atriz Deborah Finocchiaro. A entrada será franca, por ordem de chegada, limitada à capacidade do teatro. A classificação é livre.

O espetáculo propõe uma imersão poética, lírica e bem-humorada na obra de Mario Quintana, reunindo poemas, textos e frases marcantes do autor. Em cena, Deborah Finocchiaro interpreta, canta e dá vida aos escritos do poeta, explorando tanto seu lado confessional quanto seu olhar crítico, irônico e provocador sobre a vida e a sociedade.

A montagem combina teatro, poesia, música e artes visuais, com o uso de projeções, criando uma experiência sensível e envolvente para públicos de todas as idades. Estreado em 2006, o espetáculo já percorreu diversos estados brasileiros, participou de festivais nacionais e internacionais e conquistou 17 prêmios, entre eles Melhor Espetáculo, Melhor Atriz, Direção e Júri Popular.

Após uma pausa de oito anos, a produção retoma sua trajetória em 2025. Com duração de 60 minutos, “Sobre Anjos & Grilos” reafirma a força da arte cênica como instrumento de reflexão e aproximação do público com a poesia.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Guarda Municipal de Campo Bom prendeu, na manhã de domingo (25), um homem por violência doméstica no bairro Porto Blos. A equipe foi acionada pela Central de Operações para atender uma ocorrência em andamento.

Ao chegar ao local, os agentes encontraram o agressor ainda na residência. A vítima apresentava um corte na região da orelha, provocado pela agressão.

Diante dos fatos, o autor foi conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais, onde permaneceu detido.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na tarde de sábado (24), a Guarda Municipal de Campo Bom prendeu um homem por tráfico de drogas no bairro Rio Branco. A ação ocorreu durante patrulhamento preventivo em uma área já conhecida pela comercialização de entorpecentes.

Durante a ronda, os agentes visualizaram dois indivíduos em atitude suspeita e realizaram a abordagem. Na revista pessoal, com um dos suspeitos foram encontrados R$ 75,00 em dinheiro, três eppendorfs contendo substância análoga à cocaína e 19 buchas de substância análoga ao crack, todas embaladas e prontas para a venda.

O homem confessou estar comercializando os entorpecentes no local. O outro abordado informou ser usuário e que estava ali para adquirir a droga. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais, onde o responsável pela venda permaneceu detido.

A Guarda Municipal de Campo Bom informou que segue atuando de forma permanente no combate ao tráfico de drogas e na promoção da segurança da comunidade. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Guarda Municipal de Campo Bom prendeu, na noite de sexta-feira (23), um homem acusado de cometer violência psicológica contra a própria mãe, uma idosa, no bairro Metzler.

A ocorrência foi registrada após acionamento da Central de Operações, que informou sobre uma situação de agressão em uma residência da localidade. Ao chegar ao endereço, os agentes encontraram a vítima com escoriações pelo corpo e visivelmente abalada emocionalmente.

Segundo relato da idosa, ela já havia solicitado anteriormente uma medida protetiva contra o filho e vinha sofrendo episódios recorrentes de violência psicológica nos últimos dias.

Diante da situação constatada no local, o suspeito foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia, onde permaneceu à disposição da Justiça.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 26.01

➡️ Confira a programação completa do aniversário de Campo Bom neste sábado, 31.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpacheco 

A música foi o primeiro elo e segue sendo o alicerce da história de Bia Medeiros e Cristiano. Foi através dela que Karla Beatriz Medeiros Silva, 26 anos, e Leonardo Cristiano da Silva Wasem, 27, se encontraram, se reconheceram e decidiram caminhar juntos, na vida e nos palcos. Hoje, moradores de Campo Bom, o casal transforma sentimentos, sonhos e experiências em canções.

Cristiano é campo-bonense de nascimento. Bia, natural de Maceió (AL), chegou à cidade em junho de 2024, movida pelo amor, pela busca de novas oportunidades e pelo desejo de reconstruir laços familiares. Juntos, escolheram Campo Bom como cenário de um novo capítulo, carregando histórias diferentes, mas unidas pelo mesmo propósito: viver da música.

Bia canta desde a infância. Aos 7 anos, deu os primeiros passos no coral do SESC e, ainda jovem, passou a atuar profissionalmente, integrando bandas de destaque no Nordeste, como a Forrozão das Antigas. Cristiano também encontrou cedo na música um refúgio, tocando gaita ainda criança, mesmo dividindo o tempo com outra paixão, o handebol, no qual chegou a atuar profissionalmente por diversos clubes do país.

O encontro aconteceu de forma natural, entre mensagens nas redes sociais, conversas sobre música e encontros em shows. O relacionamento cresceu, assim como os desafios da vida adulta. Vieram o trabalho, as responsabilidades e, com eles, a decisão de pausar a carreira artística para viver o momento mais transformador de todos: a chegada do filho, o pequeno Cris.
Foi em Campo Bom que a música voltou a chamar mais alto. Incentivados pelo amigo de infância e hoje empresário Matheus Araújo, Bia e Cristiano decidiram retornar aos palcos, agora como dupla. Mais do que um projeto musical, nasceu uma parceria que carrega afeto, cumplicidade e verdade em cada apresentação.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • MATÉRIA DE CAPA | ✍ @mairanpacheco 

O dia 17 de janeiro foi marcado por um dos maiores eventos esportivos do Rio Grande do Sul: a Travessia Torres-Tramandaí (TTT). Considerada uma das provas mais desafiadoras, a competição exige resistência extrema dos atletas, que enfrentam fortes ventos e o intenso calor do Litoral Norte gaúcho. A prova foi dividida em diferentes categorias: 84 km (ultramaratona), 42 km (maratona), 21 km (meia-maratona) e 8,3 km (5 milhas). 

Reforçando a tradição esportiva de Campo Bom, diversos atletas locais estiveram presentes na travessia. Mais do que simples participações, os campo-bonenses assumiram papel de destaque e alcançaram resultados expressivos, escrevendo seus nomes na história da 20ª TTT. A seguir, conheça alguns dos conterrâneos que brilharam em uma das provas mais emblemáticas do calendário esportivo gaúcho.

O jovem gari campo-bonense Renan Gomes se desafiou na primeira participação da Travessia Torres-Tramandaí e teve um desempenho extraordinário. Inscrito no percurso de 21km, Renan conquistou o 1º lugar geral.

Rodrigo Schröer percorreu, pela segunda vez,  os 84km e conquistou o 14º lugar geral masculino e a 5ª posição na categoria 30/39 anos.

Aos 57 anos, Osvaldo Paiva participou da prova pela 7ª vez. Percorrendo os 84km, ele conquistou o 2º lugar na categoria 50/59 anos.

Em 8h16, Daniel Pinto completou os 84km da ultramaratona da Travessia Torres-Tramandaí.

Daniela Oliveira, de 35 anos, percorreu os 42km, conquistando a 5ª colocação geral.

A comissária de voo Katielli Wetter, 28 anos, percorreu os 8,3km em sua primeira TTT.

Mariana Blos, 32 anos, participou da TTT pela primeira vez, percorrendo os 8,3km.

Lucas Jacobs, de 30 anos, encarou o desafio e completou os 8,3km em 44min20s. 

O grupo Ao Infinito e Além, composto por oito amigas que se uniram através do esporte, percorreu os 84km da prova, na modalidade revezamento. Geanine Weschenfelder (15.060km), Cristiane Queiroz (10.170km), Márcia Freitas (16.965km), Fernanda Pocahy (7.335km), Rayssa Meira (13.760km), Daiane Naatz (4.640km), Fernanda Araujo (8.160km) e Rafaela Finotti (8.300km).

LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile