A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Lei que regula atuação de boates e “tele cevas” em Campo Bom entrará em vigor para período de avaliação

Redação / AG por Redação / AG
26 de julho de 2023
em Comunidade
0 0
A A
Homem é preso por cumprimento de mandado
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, para garantir mais tranquilidade e segurança aos moradores

Denúncias recebidas pela Fiscalização e Guarda Municipal, relacionadas à perturbação do sossego, levaram a Prefeitura de Campo Bom a criar normas que regulamentam a atuação de casas noturnas, bares, pubs e “tele cevas”. Para garantir mais tranquilidade e segurança aos campo-bonenses, especialmente nas zonas residenciais, foi encaminhado para a Câmara de Vereadores, aprovado de forma unânime na segunda-feira (24), projeto de lei que regula a atuação do setor. Entenda como funcionará a lei:

Está proibida a instalação e o funcionamento de casas noturnas, discotecas, danceterias, salões de dança e similares nas zonas residenciais 1, 2 e 3 (acesse as zonas clicando aqui). Incluem-se, nesta determinação, todos os estabelecimentos que executem música ao vivo ou eletrônica.

Restaurantes, lancherias, bares, pubs e assemelhados, independente da zona territorial, podem funcionar de domingo a quarta-feira, das 7h às 00h (meia-noite), e nas quintas, sextas, sábados e vésperas de feriados, das 7h às 2h (duas horas da manhã do dia seguinte). No caso dos estabelecimentos não-localizados nas zonas residenciais, a execução de música ao vivo ou eletrônica deve ser previamente informada à Fiscalização Municipal.

Os comércios varejistas de bebidas alcoólicas, os “tele cevas”, ficam proibidos de executar música ao vivo ou eletrônica, com atuação permitida apenas no formato tele-entrega ou “pegue e leve” de domingo a quarta-feira, das 7h às 00h, e nas quintas, sextas, sábados e vésperas de feriados, das 7h às 2h.

As casas de festas locadas para a realização de festas infantis, aniversários, casamentos e afins, localizadas nas zonas residenciais 1, 2 e 3, devem solicitar autorização prévia junto à Fiscalização Municipal. O horário de funcionamento será o mesmo dos restaurantes, bares, pubs e “tele cevas”.

Os eventos festivos, bailes, jantares dançantes e assemelhados, realizados por associações, clubes esportivos, entidades religiosas e afins, devem ser previamente informados à Fiscalização Municipal.

A lei entra em vigor a partir da data da publicação no Diário Oficial dos Municípios e será avaliada pela Administração Municipal por período de 90 dias, com canal aberto para todos os setores envolvidos apresentarem sugestões e até mesmo críticas. Tudo será levado em consideração, podendo a lei sofrer alterações depois disso.

Post Anterior

Município recebe seminário do governo estadual para artesãos

Próximo post

Município se mobiliza para implantação da Sala Lilás e Brinquedoteca no Hospital Lauro Reus

Notícias relacionadas

Saneamento básico: Corsan explica realizações de obras em diversas ruas e bairros do município
Comunidade

Saneamento básico: Corsan explica realizações de obras em diversas ruas e bairros do município

18 de maio de 2026
Projeto Frida transforma retalhos em roupas para mães e bebês no município
Comunidade

Projeto Frida transforma retalhos em roupas para mães e bebês no município

18 de maio de 2026
Entre passos e patas: a inspiradora história de conexão entre o atleta Maykel e seu cão Johnnie
Comunidade

Entre passos e patas: a inspiradora história de conexão entre o atleta Maykel e seu cão Johnnie

18 de maio de 2026
Próximo post
Município se mobiliza para implantação da Sala Lilás e Brinquedoteca no Hospital Lauro Reus

Município se mobiliza para implantação da Sala Lilás e Brinquedoteca no Hospital Lauro Reus

Empresa irá se instalar na cidade e gerar mais de 100 empregos

Empresa irá se instalar na cidade e gerar mais de 100 empregos

Rotaract Club celebra 15 anos de fundação

Rotaract Club celebra 15 anos de fundação

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Saneamento básico: Corsan explica realizações de obras em diversas ruas e bairros do município
  • FCC leva inovação à primeira edição do Campo Bom Expo.Summit
  • Biomedicina é o novo curso de graduação da Faccat

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 19.03

➡️ Vem aí, o Campo Bom Expo.Summit.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpacheco 

Há algumas semanas, movimentações de retroescavadeiras, patrolas e caminhões vêm chamando a atenção de moradores em diversas ruas de Campo Bom. A equipe de reportagem do Jornal A Gazeta buscou os responsáveis pelas obras com o objetivo de esclarecer à comunidade o que, exatamente, está sendo feito na cidade.

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está executando obras do sistema de esgotamento sanitário em Campo Bom, com a instalação de redes coletoras de esgoto e ramais de ligação. De acordo com a companhia, as intervenções em andamento visam beneficiar a população com a coleta e o tratamento de esgoto, ampliando a infraestrutura de saneamento básico no município.

As obras fazem parte do processo de universalização do saneamento no Brasil, conforme previsto na Lei nº 14.026/2020 — o Marco Legal do Saneamento. A legislação determina que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto até 2033.

Com o objetivo de atender a essas metas, a Corsan iniciou as obras em Campo Bom neste ano. Atualmente, os trabalhos de implantação de redes coletoras, ramais de ligação e reconstituição de pavimentos estão concentrados em ruas dos bairros Bela Vista, Vila Rica e Santa Lúcia.

As equipes realizam os serviços entre 6h e 18h, período em que podem ocorrer bloqueios parciais ou totais das vias. O cronograma é alinhado entre o setor de Engenharia da Corsan e a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos. Além disso, equipes de responsabilidade social da companhia acompanham o andamento das obras para orientar a população e reduzir transtornos na rotina dos moradores.

No total, serão investidos cerca de R$ 15 bilhões em infraestrutura de saneamento no Rio Grande do Sul. Desse montante, aproximadamente R$ 231 milhões estão previstos para as obras de esgotamento sanitário em Campo Bom.

A previsão é que o município alcance 90% de cobertura de esgotamento sanitário até 2033, conforme as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, que determina a universalização dos serviços até 31 de dezembro do mesmo ano.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM: agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Solidariedade, criatividade e afeto deram forma ao Projeto Frida, desenvolvido em parceria entre a Eh Cultural e o Centro Cultural Eintracht, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) Municipal. A iniciativa transformou retalhos doados em roupas destinadas a mães e bebês da comunidade campo-bonense.

O projeto envolveu crianças, adolescentes e artesãs em um processo colaborativo de criação e produção. Inspirados pela mascote do Eintracht, símbolo que representa mulheres acolhedoras, os participantes desenvolveram a marca Frida, unindo imaginação, aprendizado e sensibilidade.

A partir dos tecidos arrecadados, artesãs confeccionaram peças infantis feitas manualmente, resultando em 450 itens produzidos coletivamente ao longo da ação.

As roupas serão destinadas a famílias atendidas por entidades parceiras do projeto: o Hospital Lauro Reus, a Liga Feminina de Combate ao Câncer e a Pastoral da Criança, responsáveis pela distribuição das peças às mães e aos bebês da comunidade.

Além do caráter solidário, o Projeto Frida também buscou estimular o envolvimento cultural, o trabalho em grupo e a valorização do cuidado e da empatia por meio da arte e da produção artesanal.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.gazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 18.03

➡️ Cohab Leste e Jardim do Sol, são os próximos bairros a serem atendidos no cronograma de podas.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpacheco 

Em Campo Bom, onde a prática de esportes faz parte da rotina da comunidade, não é difícil encontrar corredores ocupando a ciclovia e a pista de atletismo. Entre tantos, porém, uma dupla em especial tem chamado a atenção de quem passa. Sempre lado a lado, o corredor Maykel Sábio e seu inseparável companheiro, o Border Collie, Johnnie, transformaram a corrida em uma história de parceria que vai muito além do exercício físico.

A relação começou de forma simples, no início de 2024. Morando em apartamento e atento à necessidade de gasto de energia do cão, Maykel encontrou na corrida uma solução e também um novo propósito. Ainda filhote, Johnnie já demonstrava preferência por acompanhar o tutor. “Comecei caminhando com ele, mas quando eu ia correr na pista, ele preferia vir comigo do que brincar”, relembra.

Com o tempo, o que era adaptação virou rotina. E a rotina, paixão. Hoje, a dupla soma quilômetros em treinos diários e também em longas distâncias, sempre marcada por uma sintonia que chama atenção. Na maior parte do percurso, Johnnie corre solto, atento a cada movimento, mantendo-se próximo ao tutor com naturalidade. “Eu me sinto 100% conectado com ele. A gente se entende o tempo todo”, conta Maykel. Segundo ele, o cão é extremamente expressivo, o que permite uma comunicação constante, construída na convivência diária e reforçada a cada treino.

A dedicação também envolve cuidados. Com preparo físico desenvolvido desde cedo, Johnnie acompanha diferentes intensidades de treino e demonstra resistência até em percursos mais longos. Para garantir o bem-estar do parceiro, Maykel escolhe horários com temperaturas mais amenas e trajetos com acesso à água, além de manter uma alimentação adequada, com rações voltadas para cães atletas.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpacheco 

A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais no combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em Campo Bom. No município, a rede pública de saúde oferece testes gratuitos, orientações e diferentes formas de prevenção, facilitando o acesso da população ao cuidado.

Além do HIV, as ISTs mais comuns são sífilis, hepatites B e C, gonorreia, clamídia, herpes genital e HPV. Muitas delas não apresentam sintomas no início, o que torna ainda mais importante fazer testes com frequência, principalmente para quem tem vida sexual ativa.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é possível fazer testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites nas unidades de saúde e em serviços especializados. Os exames são seguros, gratuitos e o resultado sai rápido, o que ajuda no diagnóstico e no início do tratamento. Também está disponível o autoteste de HIV, que pode ser feito em casa, com mais privacidade e autonomia.

Quando o resultado dá positivo, cada infecção tem um tipo de tratamento. No caso do HIV, por exemplo, os medicamentos evoluíram muito e hoje permitem que a pessoa tenha qualidade de vida e viva normalmente. Com o tratamento correto, é possível chegar a um nível em que o vírus não é mais transmitido. Para as outras ISTs, o tratamento também é eficaz e varia conforme cada caso.

A prevenção vai além do uso de preservativo. Hoje, existe a chamada prevenção combinada, que inclui camisinha, testagem regular, uso da PrEP (antes da exposição ao HIV), da PEP (após uma situação de risco, em até 72 horas), vacinação e tratamento das infecções. Todos esses recursos estão disponíveis gratuitamente em Campo Bom, inclusive no Hospital Lauro Reus, no caso da PEP.

Outro ponto importante é a informação. Profissionais da saúde destacam que ainda existe muito preconceito, o que faz com que muitas pessoas evitem procurar atendimento. “Falar sobre o assunto de forma aberta e sem julgamentos é essencial para cuidar da saúde e evitar novas infecções”, destaca a farmacêutica Alice Lemos.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Noite de decisões e grandes emoções no Municipal de Futsal 🏆

O Olimpique conquistou o título da categoria 50 anos após vencer o Farrapos pelo placar de 5x3, em uma grande final.

Já na Série Ouro, o Treze levou a melhor sobre o Amigos da Bola e garantiu o troféu com vitória por 5x2 em uma partida quente e cheia de emoção do início ao fim.

Todos os detalhes na edição impressa da próxima sexta-feira.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Uma ação conjunta entre a Brigada Militar e a Guarda Municipal resultou na prisão de dois homens suspeitos de envolvimento em um furto a uma farmácia na área central de Campo Bom.

Conforme apurado pelas forças de segurança, os indivíduos teriam furtado diversos produtos do estabelecimento. A ação foi registrada pelas câmeras de monitoramento da farmácia, auxiliando nas buscas realizadas pelas equipes.

Durante as diligências, um dos suspeitos foi localizado e abordado. O segundo homem, ao perceber a aproximação dos agentes, abandonou uma mochila contendo os materiais furtados e tentou fugir, mas acabou alcançado logo em seguida.

Após atendimento médico de praxe, ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para o registro da ocorrência e demais procedimentos legais.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.