A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Jornal A Gazeta: uma ferramenta de ensino

Redação / AG por Redação / AG
16 de setembro de 2019
em Educação
0 0
A A
Jornal A Gazeta: uma ferramenta de ensino

Angélica Spengler/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Trabalho desenvolvido em uma escola do bairro Barrinha além de ampliar o universo dos alunos, ajuda a formar leitores e torna as aulas mais interessantes

Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem-informados. Trazendo textos com características distintas, fotografia e recursos gráficos, o jornal é uma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação. Estimular o hábito da leitura entre os pequenos é um dos pilares que movem o programa AG Educa, que leva a edição impressa do único semanário de Campo Bom para dentro das salas de aulas do município. A iniciativa realizou mais uma edição na segunda-feira, 9, na Emef Princesa Isabel, o convite foi feito pelas professoras do 4º e 5º ano do ensino fundamental, Daiane Makoski e Lisiane Cunha que utilizam as edições do Jornal A Gazeta como ferramenta pedagógica.

Como se faz jornal?

O diretor e fundador do AG Mauri Spengler falou para os cerca de 40 alunos sobre como as matérias são realizadas, as funções dentro do jornal e respondeu perguntas sobre o cotidiano de uma redação. “Essa interação é muito importante, pois além de trazer o jornal para dentro da sala de aula, busca desfazer dúvidas dos alunos e estimular eles a desenvolverem o hábito da leitura, tão importante para a evolução de cada criança”, relatou Mauri.

De acordo com a professora do 5º ano Lisiane Cunha, é perceptível perceber que quando leva o jornal para a sala de aula os estudantes ficam mais atentos, curiosos e procuram as notícias que falam de suas realidades. “A leitura, além de educar e informar, também é fundamental como instrumento de socialização do indivíduo e todos eles já sabem, na sexta-feira é dia de ler o AG. Utilizá-lo como ferramenta pedagógica durante as aulas, é poder assegurar não apenas a leitura entre estudantes, mas também permitir a contextualização dos fatos do cotidiano da nossa cidade”, explica Lisiane, que afirma que a leitura do jornal desempenha um papel fundamental para que os alunos desenvolvam senso crítico e, também, sejam mais proativos e dedicados quando há alguma atividade que envolva, não só produção de texto, mas também a discussão de temas que acontecem em Campo Bom. “Alguns alunos que lêem jornal chegam, às vezes, com alguma notícia que até mesmo nós, professores, não estamos sabendo, e acabam compartilhando com a turma inteira. Acho que é isso que faz da leitura algo tão importante”, finaliza.

Leitura do jornal contribui para desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento

O domínio da leitura e da escrita é essencial para que o aprendizado, não só de Língua Portuguesa, mas de todas as outras disciplinas escolares aconteçam efetivamente. Para se gostar de ler e escrever é necessário um processo formativo no qual a escola tem um papel fundamental, promovendo momentos, como os que acontecem na Emef Princesa Isabel, onde o aluno tem contato constante com diferentes gêneros e está sempre envolvido em práticas de leitura e escrita. “Eles ficam empolgados para ler, e, principalmente compreender o que acontece em Campo Bom, quando a proposta envolve o AG. O fato deles se reconhecerem nas páginas do semanário e a linguagem jornalística ser de fácil entendimento colaboram com o aprendizado de temas complexos, como política e economia e tornarnando o ensino mais simples”, comentou Daiane Makoski, professora do 4º ano do ensino fundamental.

A garotada que lê o AG

“Eu olho tudo, mas a parte que mais gosto mesmo é a do esporte, sempre vou direto para essa página, depois faço as atividades do AG Kids”

Cassiano Chagas, 10 anos

“Eu gosto quando podemos usar as matérias na aula, conversamos sobre e a professora sempre faz uma atividade diferente”

Yasmim Frank Flores, 10 anos

“Eu gosto muito de ler a página do Mauri, acho legal porque fala sobre coisas da cidade e todo mundo consegue entender. Sempre começo nessa parte”

Júlia Adams, 11 anos

Post Anterior

Dez dias de programação intensa para celebrar os Festejos Farroupilha em Campo Bom

Próximo post

Livro relata o cotidiano de internos da CASE

Notícias relacionadas

Campo Bom amplia repasse do Fundeb após avanço em indicadores educacionais
Educação

Campo Bom amplia repasse do Fundeb após avanço em indicadores educacionais

4 de maio de 2026
Afroteca transforma leitura em ferramenta de educação antirracista na EMEI Amarelinha
Educação

Afroteca transforma leitura em ferramenta de educação antirracista na EMEI Amarelinha

27 de abril de 2026
Estudantes da rede municipal participam do #QualificaJovem e se preparam para o mercado de trabalho
Educação

Estudantes da rede municipal participam do #QualificaJovem e se preparam para o mercado de trabalho

27 de abril de 2026
Próximo post
Livro relata o cotidiano de internos da CASE

Livro relata o cotidiano de internos da CASE

Prefeitura promove reunião com ONGs de Proteção Animal

Prefeitura promove reunião com ONGs de Proteção Animal

Comunidade participa de curso de Compostagem Urbana

Comunidade participa de curso de Compostagem Urbana

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Prefeitura orienta moradores a respeitarem cronograma de podas em Campo Bom
  • Junta de Serviço Militar orienta população e reforça prazo para alistamento obrigatório
  • Jovem campo-bonense morre em acidente de moto na RS-239

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 07.05

➡️ Sexta-feira tem semifinal da Série Ouro de Futsal, no Karl Heinz Kopittke.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetaCB.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 06.05

➡️ Feira do Agricultor terá programação especial para o Dia das Mães.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um grave acidente de trânsito resultou na morte de um motociclista na noite de terça-feira (5), por volta das 22h30, na RS-239, em Campo Bom. O acidente aconteceu nas proximidades do quilômetro 23 da rodovia.

A vítima foi identificada como Bruno Luiz da Silva, de 26 anos. Conforme informações apuradas, ele conduzia uma motocicleta Honda CG 150 no sentido Sapiranga–Novo Hamburgo, quando acabou colidindo na lateral traseira de um veículo BYD Dolphin, com placas de Novo Hamburgo, que acessou um dos retornos da rodovia.

Com a força do impacto, o motociclista foi arremessado por alguns metros e morreu ainda no local. No automóvel estavam três ocupantes, que não sofreram ferimentos.

O corpo de Bruno será sepultado no Cemitério Municipal de Campo Bom. O velório tem início às 21h desta quarta-feira, na Capela A e o sepultamento acontece amanhã, 07,  às 10h.
  • AG CONTIGO | 05.05

➡️ Pista de atletismo recebe provas da Olimpíada Estudantil nesta terça e quarta-feira, 06.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Abriu nesta segunda-feira (4), o processo seletivo simplificado para contratação emergencial e temporária de agentes comunitários de saúde (ACS). As inscrições seguem até o dia 10 de maio de 2026.

A seleção tem como objetivo suprir afastamentos e licenças de profissionais titulares na rede municipal de saúde. Ao todo, são três vagas disponíveis, distribuídas entre as unidades ESF Quatro Colônias, ESF Santa Lúcia e ESF Mônaco.

Para participar, é necessário que o candidato resida na área de atuação da vaga pretendida desde a data de publicação do edital. A lista completa das ruas abrangidas por cada unidade está disponível no documento oficial.

O edital com todas as informações sobre requisitos, prazos e etapas do processo seletivo pode ser acessado pelo link em nosso site. 

A função de agente comunitário de saúde atua diretamente no acompanhamento de famílias, promoção da saúde e prevenção de doenças nas comunidades atendidas.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O município receberá R$ 3.445.412,27 em recursos complementares do VAAR (Valor Aluno Ano Resultado), mecanismo vinculado ao Fundeb. O repasse está previsto para 2026 e será realizado em 12 parcelas ao longo do ano.

O valor representa um aumento de 28,58% em relação ao montante recebido em 2025. Entre os municípios dos vales do Sinos e Paranhana que atenderam às exigências do Ministério da Educação, Campo Bom aparece com o maior valor habilitado para o recebimento.

O VAAR é uma modalidade de complementação da União ao Fundeb destinada a redes públicas de ensino que, além de atender critérios de gestão educacional, apresentam avanços em indicadores como aprendizagem, atendimento escolar e redução das desigualdades educacionais.

Para acessar os recursos, os municípios precisam cumprir uma série de condicionalidades definidas nacionalmente. Entre os critérios estão a adoção de processos técnicos para escolha de diretores escolares, a participação mínima dos estudantes em avaliações como o Saeb, a redução das desigualdades de aprendizagem, o alinhamento curricular à Base Nacional Comum Curricular e a integração com políticas educacionais estaduais e federais.

O cálculo do valor recebido considera fatores como desempenho educacional, cumprimento das exigências legais e comparação com outras redes públicas de ensino no país.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 04.05

➡️ Elias Weiss conquista o 2º Lugar no Canastra Brou Experience 2026.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Morreu na manhã desta segunda-feira, 04, o homem que havia sido baleado durante uma ação do Comando Rodoviário da Brigada Militar, após tentar fugir de uma barreira e avançar com o veículo contra um policial, na RS-239, nas proximidades do bairro Quatro Colônias.

O homem foi identificado como Flamarion Alexander Martins, de 48 anos. Ele conduzia um Fiat Uno com registro de furto na cidade de Parobé.

Segundo o delegado Rodrigo Camara, da Polícia Civil de Campo Bom, no decorrer da ação, o homem que conduzia o Fiat Uno, furtado na noite anterior, tentou fugir da abordagem e direcionou o veículo contra um policial militar, situação que levou à intervenção com uso de arma de fogo por parte da guarnição.

Após ser atingido, Flamarion foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Lauro Reus, onde permaneceu internado. Nesta segunda-feira, foi confirmada a morte cerebral.

Conforme a Polícia Civil, o homem possuía extensa ficha criminal, com antecedentes por lesão corporal, ameaça, furto simples e qualificado, apropriação indébita, resistência, desobediência, violência doméstica e descumprimento de medida protetiva de urgência. Ainda segundo a investigação, ele utilizava tornozeleira eletrônica no momento da ocorrência.

A Polícia Civil requisitou perícias e acompanhou os trabalhos técnicos do Instituto-Geral de Perícias no local. As circunstâncias da ocorrência seguem sendo investigadas.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.