A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Jardim das Ideias: Uma história de reflexão sobre acreditar nos seus sonhos

Redação / AG por Redação / AG
30 de junho de 2021
em Comunidade
0 0
A A
Jardim das Ideias: Uma história de reflexão sobre acreditar nos seus sonhos
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

As histórias em quadrinhos são narrativas contadas a partir de uma estrutura que utiliza o desenho e o discurso direto como na fala. Isto é, associam às linguagens verbais com as visuais, envolvendo elementos como personagens, tempo, espaço e acontecimentos organizados em sequência, numa relação de causa e efeito.

Desenvolvido pelos campo-bonenses Djeison Hoerlle e Leonardo Wolff, Jardim das Ideias acompanha o Gabriel, um teimoso e inventivo menino, que, em meio ao luto e a saudade, acaba recebendo a misteriosa visita do Paladino Amarelo, seu super-herói favorito, vindo diretamente das histórias em quadrinhos. O herói surge em três momentos distintos da vida de Gabriel, trazendo para cada um deles um significado muito particular, inspirando-o não apenas a superar as adversidades da vida, mas também, a inspirar as outras pessoas.

Jardim das Ideias trará uma história completa em 96 páginas, sendo 16 coloridas, e estará à venda por R$25,00. A HQ vai poder ser adquirida pela campanha no site de financiamento coletivo Catarse, a partir do dia 02/07. Após a campanha de financiamento, estará disponível no site da editora Universo Fantástico.

O AG conversou, com exclusividade, com o roteirista, Djeison Hoerlle, sobre o projeto, como foi desenvolvido e as principais inspirações da história. Confira a seguir.

A Gazeta: Como você e o Leonardo começaram essa parceria?
Djeison Hoerlle:
Eu já seguia o perfil do Léo no Instagram há bastante tempo e adorava o estilo de arte bem estilizado dele. Depois que eu decidi que escreveria uma HQ, ele foi minha primeira opção. Enviei um áudio de 2 minutos explicando a proposta da história, ele adorou e cá estamos.

AG: Quem escreveu a história? E quem ilustrou?
Djeison:
Eu escrevi alguns contos que posteriormente adaptei para o roteiro. Juntos eu e o Léo fizemos o storyboard e por fim ele deu vida e cor para aquele amontoado de palavras.

AG: Como surgiu o gosto pela leitura de quadrinhos?
Djeison:
No meu caso foi em duas etapas. A primeira, como a maioria dos brasileiros, surgiu com a Turma da Mônica, uma edição com participação do meu jogador favorito da época, o Ronaldinho. Depois que cresci voltei minha atenção para literatura clássica, voltando a curtir quadrinhos somente em 2019 depois que li Sandman. Com o Léo foi muito mais por influência dos mangás que ele comprava com os vale-cultura que a prefeitura dava para os estudantes na Feira do livro.

AG: Essa história foi inspirada em que? Pode ser considerada uma história autobiográfica?
Djeison:
Jardim das Ideias é produto de uma analogia que surgiu na minha cabeça durante o banho. Estava pensando em como as action figures parecem ter substituído as imagens de santos católicos nas prateleiras das residências, mesmo sendo bem semelhantes em sua essência. Figuras heróicas, inspiradoras, não raramente superdotadas. Essa foi a espinha dorsal da obra, mas logicamente há nela muito do passado dos autores, e principalmente, das expectativas que temos para o futuro.

AG: De alguma maneira, Campo Bom pode ter te inspirado em algum trecho da história? Se sim, qual? Como?
Djeison:
Acredito que tudo que criamos é resultado de nossas experiências e vivências. Eu vivi em Campo Bom a minha vida toda e amo esse lugar. Muito da ternura pela infância retratada na obra está intimamente ligada com a infância maravilhosa que essa cidade me proporcionou, e o Léo soube captar isso maravilhosamente nos cenários.

AG: A escrita sobre mundo fantástico serve pra escapar do mundo real?
Djeison:
Talvez para alguns, sirva, mas no meu caso é muito mais sobre dar significado e propósito para o mundo que vivemos.

AG: Qual o papel da arte na tua vida? E na do Leonardo?
Djeison:
Desde muito cedo notei em mim uma predileção muito grande por criar. Direcionei isso para diversos segmentos, como conteúdo para blogs, música, teatro e curta-metragens antes de chegar na escrita de ficção. No caso do Léo, acredito que seja ainda mais intenso. Se eu sou uma espécie de arroz-de-arte, ele já é um artista de nicho, estando há anos focado nos seus objetivos, sempre estudando e dando um jeito de conciliar tudo para produzir cada vez com mais qualidade.

AG: Já tem outras histórias prontas?
Djeison:
Prontas ainda não, mas tenho alguns projetos em andamento como uma HQ contando a história dos Crimes da Rua do Arvoredo, que deve sair no começo do próximo ano. Tem uma comédia sobre o caso do ET de Varginha, também pro próximo ano, e um romance que eu não arrisco falar a data de lançamento pois sempre acho algo para melhorar nele.

Post Anterior

Processo seletivo disponibiliza 35 vagas na área da Saúde

Próximo post

Secretaria de Educação lança livro que conta as memórias dos bairros de Campo Bom

Notícias relacionadas

Prefeitura monitora qualidade da água e mantém vigilância em saúde 
Comunidade

Prefeitura monitora qualidade da água e mantém vigilância em saúde 

10 de abril de 2026
Projeto que prevê a reestruturação da Banda Municipal é aprovado na Câmara de Vereadores
Comunidade

Banda Municipal realiza ensaio aberto na Praça João Blos neste sábado

10 de abril de 2026
Câmara convoca audiência pública com a Corsan para esclarecimentos sobre poços artesianos
Comunidade

Abastecimento de água será retomado gradualmente em três regiões do município

8 de abril de 2026
Próximo post
Secretaria de Educação lança livro que conta as memórias dos bairros de Campo Bom

Secretaria de Educação lança livro que conta as memórias dos bairros de Campo Bom

Campo Bom começa a vacinar trabalhadores de supermercados, mercearias, padarias e fruteiras, além do público acima de 43 anos

Campo Bom começa a vacinar trabalhadores de supermercados, mercearias, padarias e fruteiras, além do público acima de 43 anos

Campo Bom apresenta saldo positivo no Caged nos primeiros cinco meses do ano

Campo Bom apresenta saldo positivo no Caged nos primeiros cinco meses do ano

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Prefeitura monitora qualidade da água e mantém vigilância em saúde 
  • Banda Municipal realiza ensaio aberto na Praça João Blos neste sábado
  • Homem foi preso por porte ilegal de arma na RS-239, em Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 10.04

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ Idoso que perdeu tudo em incêndio, precisa de ajuda para recomeçar;

➡️ Atleta de Campo Bom busca apoio para disputar Pan-Americano;

➡️ Escritoras de Campo Bom ganham destaque com novas obras.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem de 41 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo na noite de quinta-feira (9), em Campo Bom. A ocorrência foi registrada por volta das 18h30, na RS-239, na altura do número 7111.

De acordo com a guarnição, a abordagem ocorreu durante patrulhamento, após informações de que o condutor de um veículo Audi A5 preto estaria armado. Durante a revista, os policiais localizaram uma pistola calibre 9mm, acompanhada de 16 munições, além de 7,6 gramas de maconha.

Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão. Ele foi encaminhado inicialmente para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 10 de Abril.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • AG CONTIGO | 09.04

➡️ Sábado tem Dia D de vacinação em alguns postos de saúde do município.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Campo Bom recebeu, nesta semana, duas novas ambulâncias que irão reforçar o atendimento na rede municipal de saúde. Com investimento total de R$ 772 mil, os veículos chegaram ao município com o objetivo de ampliar a estrutura disponível para o transporte de pacientes e atendimentos de urgência.

Conforme a administração municipal, as ambulâncias passam pelos trâmites necessários de emplacamento e preparação, etapa que garante mais segurança tanto para os usuários quanto para as equipes de trabalho.

Após a conclusão dos processos administrativos, os veículos passarão a integrar a rotina de atendimentos, contribuindo para mais eficiência e segurança no transporte de pacientes.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 08.04

➡️ Moradores reclamam de gosto e odor na água da Corsan; Companhia diz que situação já está normalizada.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 07.04

➡️ Exposição “Faces de Campo Bom” está aberta ao público.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Companhia atribui alterações à proliferação de algas e garante que água segue dentro dos padrões de potabilidade

Nas últimas semanas, moradores de Campo Bom têm manifestado preocupação com a qualidade da água fornecida pela Corsan. Entre os principais relatos estão gosto semelhante ao de terra e presença de odor, situação que tem gerado dúvidas entre os consumidores.

Diante das reclamações, a reportagem do Jornal A Gazeta entrou em contato com a Corsan para esclarecer o que estaria causando as alterações percebidas pela população.

Em nota, a companhia informou que a água distribuída no município passa por rigoroso controle de qualidade em todas as etapas do abastecimento, desde a captação até a rede de distribuição, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e os parâmetros estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888/2021.

Segundo a Corsan, as alterações de cheiro e gosto estão relacionadas, principalmente, à floração e à proliferação de algas no manancial utilizado para captação da água bruta. O fenômeno, conforme a empresa, é favorecido por fatores como períodos de pouca chuva e maior concentração de matéria orgânica e resíduos na água.

A companhia explica que esse processo pode provocar mudanças sensoriais, como odor e sabor, exigindo ajustes no tratamento. Para minimizar os efeitos, são adotadas medidas específicas nas estações, como o uso de carvão ativado e permanganato.

Ainda conforme a Corsan, essas alterações não representam risco à saúde da população, desde que os demais parâmetros de potabilidade permaneçam dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente.

A empresa orienta que clientes que identificarem necessidade de verificação em seus imóveis ou queiram solicitar serviços, como expurgos, entrem em contato pelos canais oficiais de atendimento, como o aplicativo Corsan, Agência Virtual, WhatsApp ou pelo telefone gratuito 0800 646 6444.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetaCB.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.