Espaço no bairro Operária recebeu refeitório, instalação de área coberta e novos instrumentos musicais.
Foram entregues na quarta-feira, 1º, as melhorias e obras de ampliação realizadas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Sady Arnildo Schmidt. A Prefeitura de Campo Bom, junto à direção do CEU, conseguiu um adendo ao projeto original para ampliação da Praça. Da obra de construção do espaço, havia restado cerca de R$ 200 mil, verba que foi aproveitada para abertura de novas salas e refeitório, instalação de uma área coberta e aquisição de aparelhos de som e instrumentos musicais, equipamentos para cozinha, entre outros itens. “Estamos participando de um momento ímpar na história do CEU. Temos conseguido, com um trabalho bastante forte, ampliar ainda mais esse serviço, tanto nas questões de assistência social como na criação de um espaço artístico e cultural referência na nossa cidade”, afirma o prefeito Luciano Orsi.
Para o coordenador da Praça CEU, Liandro Camargo, poder entregar essas melhorias é um sonho realizado. Ele aguarda ansiosamente pelo retorno daqueles que irão efetivamente aproveitar o espaço: os alunos. “É tudo para vocês. A gente se esforça para que vocês tenham cada vez mais apego e apreço pelo que fazemos aqui no CEU. Tudo é possível, não pelo CEU, mas pela força de vontade e pelos serviços que a gente oferta para a comunidade. Assim que passar toda essa situação que a gente enfrenta, sintam-se convidados a conhecer. Esperamos vocês de braços abertos. O CEU é nosso”, celebrou o coordenador.
Novos espaços
O CEU passa a contar com ambientes reformados e também novos espaços, como sala para atendimentos, reuniões e para armazenamento de documentos oficiais. Outro ambiente construído foi o refeitório, com aquisição de mesas para alimentação, pia de cozinha, freezer horizontal e, ainda sob licitação, um fogão semi-industrial para a cozinha. O local vai acomodar os alunos das várias oficinas ofertadas durante as refeições, bem como os usuários dos Grupos de Acolhimento do Cras. “A obra vai atender a comunidade da grande Operária de uma forma muito rica, porque toda a estrutura é para poder realmente proporcionar cultura e lazer e atender a comunidade de forma dinâmica, como a comunidade merece”, disse a secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Schneider.
Equipamentos
Uma solicitação recorrente de alunos e pais era a implantação de uma oficina de música no CEU. Agora, graças à aquisição de inúmeros instrumentos e equipamentos de som, isso se tornou possível. Entre os itens comprados destacam-se mesa de som 24 canais, caixas de retorno, microfones, bateria, violões, pandeiros, contrabaixo, flautas, cavaquinho e teclado. Para as oficinas de artesanato e grafite, foram adquiridas furadeira, grampeadora profissional e serras. Para ajudar na higienização dos uniformes do futsal e quimonos do judô, foram adquiridas uma lavadora e uma secadora de roupas.
CRAS
Na Praça CEU também funciona o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Próximo à entrada, foi instalada uma área coberta em forma de “L”, para que a comunidade fique protegida do sol ou da chuva enquanto aguarda na fila para retirada se cestas básicas, por exemplo. Durante a pandemia pelo novo Coronavírus, os serviços mais urgentes seguem sendo entregues pelo Cras.