A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Hospital realiza primeira sessão de equoterapia, projeto pioneiro no Estado

Redação / AG por Redação / AG
1 de outubro de 2019
em Saúde
0 0
A A
Hospital realiza primeira sessão de equoterapia, projeto pioneiro no Estado
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A manhã de terça-feira, 24, entrou para a história do Hospital Dr. Lauro Reus de Campo Bom, por ser a primeira vez que uma casa de saúde gaúcha recebeu uma sessão de equoterapia. A inciativa, única no estado do Rio Grande do Sul, e, uma das primeiras do Brasil em instituições hospitalares, ocorreu em parceria com o Centro Hípico Manège Metzler.

Internos e seus acompanhantes foram convidados a irem até o estacionamento do HLR e com o auxílio das equipes médicas e do instrutor de equitação Gustavo Xavier conheceram a égua de 13 anos Ofélia, treinada e preparada para este tipo de ação. “Apesar de ser um animal robusto, o cavalo é um animal sensível. Capaz de identificar facialmente como deve se portar, respeitando as limitações dos pacientes”, afirmou Xavier.

A equoterapia proporciona verdadeiros ganhos à saúde física e emocional de seus praticantes. É uma terapia que tem o cavalo como aliado no tratamento de reabilitações diversas, como o autismo, favorecendo ganhos como a melhora do equilíbrio, da postura e o desenvolvimento da coordenação motora, além de facilitar a integração social e desenvolvimento da autonomia, “questões muito importantes no desenvolvimento de nós humanos”, de acordo com a psicóloga e coordenadora do projeto #terapiacomamorHLR, Fernanda Vanzella. Conforme a médica, a intensão é ir além da equoterapia, trazendo também os pets de pequeno porte para dentro da casa de saúde. “Posteriormente, conforme for a aceitação dos pacientes, pretendemos implantar também, como uma opção a pet terapia”, revela.

Ainda segundo Fernanda, a terapia melhora o equilíbrio e a postura, ajuda na coordenação motora, aumenta a força muscular, ajuda na interação social, na autoestima e na afetividade. Durante uma sessão de 30 minutos, o cavalo consegue fazer movimentos tridimensionais e possibilita mais de 9 mil ajustes musculares e tônicos. De acordo com Xavier, a prática traz muitos benefícios mas, especialmente, no desempenho psicomotor, na fala e sociabilidade. “Praticamente inexistem contraindicações. E esse tipo de benefício, com apoio de um animal, apenas o cavalo proporciona”, destaca.

Humanização

A responsável técnica do Hospital Dr. Lauro Reus, Inajara de Oliveira Abreu, explica que esse é um projeto em que o hospital busca o fator da humanização. Ela lembra que, em 2017/2018 sessões experimentais de cão terapia foram realizadas na casa de saúde. “Nós estamos buscando cada vez mais tornar o período de internação menos exaustivo, penoso, tanto para os pacientes como para as famílias que os acompanham. E a equoterapia proporciona momentos de distração e felicidade, o que consequentemente irá contribuir para a alta hospitalar o mais breve possível”, afirma a responsável técnica.

Cerca de sete pacientes participaram da primeira sessão do #terapiacomamorHLR, entre eles a aposentada Iolanda dos Santos, que está internada há cerca de 14 dias. “Achei maravilhoso, minha família tinha um cavalo há anos atrás e sempre gostei. Agora, receber uma visita desta aqui no hospital foi uma grata surpresa”, comenta.

Já Djuliana Marques do Santos, que acompanhava a irmã Luana, de 23 anos, portadora de paralisia cerebral, a sessão de equoterapia mudou o ambiente pesado do hospital. “Eu gostei muito e a Lu também, dá pra ver que ela chamava o cavalo para perto dela”, revela.

Post Anterior

Preço da passagem de ônibus de Campo Bom vai subir

Próximo post

Limpeza de reservatório da Corsan deixa três bairros sem água hoje

Notícias relacionadas

Encontro de profissionais da saúde debate violência contra a mulher
Saúde

Encontro de profissionais da saúde debate violência contra a mulher

26 de março de 2026
UBS Paulista terá atendimento na próxima segunda-feira, dia 11, durante o feriadão
Saúde

Unidades de saúde da Paulista e Firenze encerram os atendimentos do mês da mulher neste sábado

25 de março de 2026
Mais de 100 pacientes foram atendidas por mutirão de saúde no último final de semana
Saúde

Mais de 100 pacientes foram atendidas por mutirão de saúde no último final de semana

24 de março de 2026
Próximo post
Limpeza de reservatório da Corsan deixa três bairros sem água hoje

Limpeza de reservatório da Corsan deixa três bairros sem água hoje

Com mais de 20 mil eleitores ainda sem biometria, Cartório realiza plantão sábado

Com mais de 20 mil eleitores ainda sem biometria, Cartório realiza plantão sábado

Prefeitura promove oficinas do Programa Acessuas Trabalho

Prefeitura promove oficinas do Programa Acessuas Trabalho

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Incêndio destrói casa no Jardim do Sol e família pede ajuda
  • Sepultamento de ciclista campo-bonense acontece neste domingo
  • Homem é preso após ameaçar família com arma de fogo em via pública

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Na tarde de ontem (28), um incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros por volta das 17h20, na Rua Cascatinha, no bairro Jardim do Sol.As chamas consumiram completamente uma residência de madeira, fazendo com que a família perdesse todos os seus pertences. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido. A rápida atuação dos bombeiros evitou que o fogo se alastrasse para casas vizinhas, controlando a situação no local.Agora, a família busca apoio da comunidade para recomeçar. Doações de itens domésticos podem ser entregues na Rua Waldenir Faccini, 540, no bairro Morada do Sol. Também é possível contribuir por meio de PIX, pela chave 00124551050, em nome de Tatiane Arnold.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LlINK NA BIO)
  • Morador foi encontrado sem vida enquanto pedalava em Lomba GrandeFaleceu na manhã deste sábado (28), Eberson França dos Santos, de 46 anos, morador de Campo Bom. Ele pedalava pela localidade de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, quando foi encontrado já sem vida por moradores, nas proximidades da Igreja São Jacó, na Estrada Jacó Plentz.O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o óbito foi constatado no local. A área foi isolada pela Brigada Militar, que acionou o Instituto-Geral de Perícias (IGP). A suspeita é de que Eberson tenha sofrido uma parada cardíaca durante o trajeto, que realizava sozinho.Eberson integrava a Liga Campobonense de BMX. Em nota, a entidade lamentou a perda:“É com muita tristeza que comunicamos que nossa família BMX de Campo Bom está em luto. Perdemos um grande amigo, um grande pai de família, um grande incentivador, uma pessoa querida e sempre disposta a ajudar. Fica aqui nosso sentimento e solidariedade à família, parentes e amigos. Eberson, descanse em paz.”O velório ocorre na Capela C do Cemitério Municipal de Campo Bom, com início às 23h30 deste sábado. O sepultamento está marcado para as 10h de domingo (29).Eberson deixa enlutados a mãe, a esposa Tatiana dos Santos Schukes, o filho Otávio, além de demais familiares e amigos.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem foi preso após ameaçar uma família com uma arma de fogo em via pública. A ocorrência foi registrada após a guarnição ser acionada via 190 para averiguar a denúncia.No local, os policiais encontraram o indivíduo, em posse de um revólver, apontando a arma em direção ao pátio de uma residência onde estavam as vítimas, entre elas crianças.Ao perceber a presença policial, o suspeito passou a apontar a arma contra os agentes, desobedecendo inicialmente às ordens de abordagem. Após repetidos comandos, ele largou o revólver sob um veículo e deitou-se ao solo, sendo então contido e algemado.A arma, um revólver com cinco munições intactas, foi apreendida. O homem foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Uma das vítimas acompanhou a guarnição até a delegacia, enquanto a outra se deslocou por meios próprios.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK MA BIO)
  • AG CONTIGO | 27.03Destaques da edição impressa 🗞️➡️ Rio Branco no foco do tráfico;➡️ Agricultores de Campo Bom, participam da Expoagro;➡️ Campo-bonenses são destaque no esporte em diversas modalidades;➡️ CTG’s daqui, dominam o pódio no rodeio de Nova Santa Rita.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰Confira a capa da edição de hoje, 27 de Março.PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • AG CONTIGO | 26.03➡️ Semana da Causa Animal inicia domingo com feira de adoção na Rua Coberta.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Dois homens foram presos por tráfico de drogas na tarde de terça-feira (25), no bairro Rio Branco, em Campo Bom, durante ação da Brigada Militar.A abordagem ocorreu em um ponto conhecido pelo comércio de entorpecentes. Foram detidos dois homens de 41 anos e de 37. Com eles, os policiais apreenderam 19,47 gramas de cocaína, 17,5 gramas de maconha, 4,92 gramas de crack e R$ 103,25 em dinheiro.Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido. A Brigada Militar informou que segue intensificando as ações de combate ao tráfico de drogas na região.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 25.03➡️ 12 mulheres receberão homenagem na Câmara de Vereadores, nesta quarta.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.