A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Feevale Techpark comemora 20 anos de olho no futuro

Redação / AG por Redação / AG
13 de dezembro de 2024
em Educação
0 0
A A
Feevale Techpark comemora 20 anos de olho no futuro
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

No evento que celebrou duas décadas de inovação, parque tecnológico da Universidade Feevale anunciou novidades para 2025

Na comemoração aos seus 20 anos, o Feevale Techpark, parque tecnológico da Universidade Feevale, relembrou duas décadas de muitas conquistas nas áreas do empreendedorismo e da inovação e anunciou muitas novidades para 2025 – entre as quais o lançamento de um novo condomínio empresarial em Campo Bom. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 13, dia do aniversário do parque, no Câmpus II da Universidade, e contou com a presença de representantes de empresas, poder público, imprensa e parceiros do parque.

O Feevale Techpark é um ambiente de inovação e desenvolvimento tecnológico, dedicado a fomentar o empreendedorismo, a pesquisa e a colaboração entre empresas, startups, universidades e centros de pesquisa. O parque tecnológico da Universidade Feevale foi reconhecido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) como um dos três melhores do Brasil. Atualmente, possui unidades em Campo Bom, Novo Hamburgo e Porto Alegre, coordena o Hub Agro em Esteio e atua, ainda, em Sapiranga.

Manuela Bruxel, coordenadora do Feevale Techpark, apresentou os principais números do parque. Profundamente integrado à Universidade e às suas linhas de pesquisa, o ecossistema possui empresas com foco em cinco áreas de atuação: Tecnologia da Informação e Comunicação (53%); Indústria Criativa (16%); Ciências da Saúde e Biotecnologia (13%); Materiais e Nanotecnologia (11%); e Ciências Ambientais e Energias Renováveis (7%). Conta com mais de 122 empresas vinculadas, que geraram mais de mil empregos diretos em 2024. O faturamento, apenas neste ano, foi de mais de R$ 260 milhões.

Roberto Cardoso, conselheiro da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale, afirmou ser um orgulho ver que a semente do Feevale Techpark, plantada há 20 anos, deu muitos frutos. “A Feevale, mais uma vez, consolida o seu DNA comunitário e de desenvolvimento e empreendedorismo”, afirmou.

A diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, lembrou que o parque nasceu em Campo Bom, em 1998, mas cresceu para Novo Hamburgo, Esteio, Sapiranga e Porto Alegre e, certamente, se expandirá para fora do país. “Essa é uma das nossas motivações, trabalhar para que tenhamos mais empresas, mais empregos gerados e mais faturamento, podendo estar em diversos municípios, estados e países, como parque tecnológico da Universidade Feevale”, pontuou.

Giovani Feltes, prefeito eleito de Campo Bom, em sua fala, homenageou todos aqueles que atuam na área da ciência, da tecnologia e da inovação. “Eu ainda sou de um mundo que é analógico, não digital, mas tenho ressaltado a importância e a inevitabilidade desta revolução. Por isso o Feevale Techpark está em Campo Bom e continuamos a perseverar para fazer a vida em sociedade ainda melhor. Espero que a comunidade, através de sua gente e dos seus governantes, tenha o propósito de construir uma cidade, uma região, um Estado e um país melhor”, declarou.

Já o deputado estadual Issur Koch reforçou que ainda é preciso mudar o paradigma de que gerar emprego e renda no Brasil é muito difícil, mas que ecossistemas de inovação como o Feevale Techpark são essenciais nesse processo. “Se o Brasil evoluiu em 2023, em termos de tecnologia pelo índice mundial, subindo para 49ª posição e assumindo o posto de país mais inovador da América, tenho certeza que o Feevale Techpark tem responsabilidade nessa história. O papel do poder público, nesse processo, é criar o melhor cenário e garantir que vocês possam fazer o que fazem de melhor, que é gerar oportunidades para tantos jovens e para tantas empresas”, reiterou.

O reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, cumprimentou e agradeceu a todos que, de alguma forma, contribuíram para a construção do Feevale Techpark nesses 20 anos. “Com certeza, o parque tecnológico da Universidade Feevale contribui para colocar o Vale do Sinos e o Rio Grande do Sul no cenário da inovação mundial. Meu papel, como reitor, é, além de dar continuidade aos projetos de sucesso, lançar novas iniciativas. Temos um desafio muito grande, que envolve a universidade, as empresas, o poder público, a sociedade, em favor da educação, da inovação e do empreendedorismo, e temos procurado cumprir nosso papel com excelência”, completou.

Perspectivas para 2025

Durante o evento, foram apresentadas as novidades do Feevale Techpark para o próximo ano, que reserva o lançamento de um novo lote no Feevale Techpark e do Hub Onehealth, além da confirmação da terceira edição do Feevale Summit, entre muitas outras atividades. Confira:

  • Lançamento do novo condomínio empresarial Feevale Techpark: novo condomínio empresarial, em Campo Bom, contará com 16 lotes, e uma área superior a 10 hectares
  • Lançamento Hub Onehealth: a primeira incubadora tecnológica em biotecnologia e saúde única do Rio Grande do Sul será estabelecido na unidade de Campo Bom do parque. A Instituição foi contemplada no edital Parques Tecnológicos, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), que destinará cerca de R$ 15 milhões em recursos ao projeto
  • Feevale Summit: foi confirmada a terceira edição do evento de empreendedorismo e inovação da Universidade, que acontecerá nos dias 1º e 2 de outubro de 2025
  • Open park com alunos: oportunidade para a comunidade acadêmica conhecer de perto as empresas do Feevale Techpark, e entender como uma ideia pode se tornar uma startup
  • Construção da matriz de materialidade e ações FT 2030: será criado um portfólio prevendo ações para os próximos anos do Feevale Techpark, pensando no Pacto Global + ODS
  • Palestra de empreendedorismo feminino: entre as ações pretendidas para a semana da mulher, em 2025, está a realização de uma palestra temática sobre o empreendedorismo feminino, suas potencialidades e dificuldades
  • Gincana envolvendo as unidades e seus empreendedores: atividades que resgatam a história do Feevale Techpark e conectam seus empreendedores, fomentando o engajamento e pertencimento.
  • Intervenção artística – Monumento Feevale Techpark: um símbolo físico representando a história e trajetória do Feevale Techpark, a ser instalado na unidade do parque em Campo Bom
  • Feira de bem-estar e saúde aberta à comunidade local: em 2025, o Feevale Techpark promoverá atividades de bem-estar e atendimento à saúde, abertos à comunidade e comunidade acadêmica
Post Anterior

EMEI Leonel de Moura Brizola é inaugurada em Campo Bom, primeira escola do bairro Firenze

Próximo post

Casa do Artesão tem horário especial de Natal

Notícias relacionadas

Rede municipal de ensino participa da Semana do Brincar, que inicia neste sábado
Educação

Rede municipal de ensino participa da Semana do Brincar, que inicia neste sábado

21 de maio de 2026
Campo Bom amplia repasse do Fundeb após avanço em indicadores educacionais
Educação

Campo Bom amplia repasse do Fundeb após avanço em indicadores educacionais

4 de maio de 2026
Afroteca transforma leitura em ferramenta de educação antirracista na EMEI Amarelinha
Educação

Afroteca transforma leitura em ferramenta de educação antirracista na EMEI Amarelinha

27 de abril de 2026
Próximo post
Casa do Artesão tem horário especial de Natal

Casa do Artesão tem horário especial de Natal

Destaques do Esporte em Campo Bom reconhecidos na Noite dos Campeões

Destaques do Esporte em Campo Bom reconhecidos na Noite dos Campeões

Prefeito Giovani Feltes anuncia mais três nomes para compor sua equipe de governo

Prefeito Giovani Feltes anuncia mais três nomes para compor sua equipe de governo

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Rede municipal de ensino participa da Semana do Brincar, que inicia neste sábado
  • Três pessoas são presas por tráfico de drogas no Imigrante
  • Brigada Militar apreende quatro fuzis e revólver na Operária

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Ultimo dia de Expo.Summit por aqui 😊

📷 Briane Colissi/AG
  • AG CONTIGO | 21.05

➡️ Se tu ainda não veio pro Expo.Summit, a hora é agora! Vem ver o que tá rolando por aqui.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Três pessoas foram presas por tráfico de drogas durante uma ação da Brigada Militar realizada na noite de terça-feira (20), no bairro Imigrante, em Campo Bom.

Conforme informações da corporação, por volta das 19h30, uma guarnição realizava patrulhamento tático motorizado pela Rua Fridolino Martin, local conhecido pela comercialização de entorpecentes, quando visualizou a entrega de um invólucro entre um homem e uma mulher.

Diante da suspeita, os policiais realizaram a abordagem e localizaram drogas, materiais utilizados para fracionamento e comercialização de entorpecentes, dinheiro em espécie e equipamentos eletrônicos.

Os suspeitos foram encaminhados para atendimento na UPA de Campo Bom e, posteriormente, apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo para os procedimentos legais.

Durante a ação, foram apreendidos:

* 50 gramas de cocaína;
* 49 eppendorfs de cocaína;
* 33 porções de cocaína embaladas em plástico branco;
* duas porções escuras de cocaína;
* dez porções de cocaína em sacolas brancas;
* 15 porções de maconha tipo skunk;
* três porções médias de maconha prensada;
* um drone e acessórios da marca LSRC;
* sete aparelhos celulares;
* uma câmera de monitoramento;
* um caderno de anotações;
* embalagens ziplock utilizadas para fracionamento;
* plástico filme;
* uma balança de precisão;
* R$ 903 em dinheiro.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O primeiro dia do Expo.Summit CB foi um sucesso!

Centenas de pessoas passaram pelo evento ao longo desta quarta-feira, acompanhando palestras, painéis e cases voltados à tecnologia, inovação e novas oportunidades.

O Jornal A Gazeta esteve presente fazendo a cobertura completa de tudo o que movimentou o evento. E amanhã tem mais por aqui! 👏🔥

#ExpoSummitCB #CampoBom #Inovação #Tecnologia #Empreendedorismo

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Campo Bom respira inovação 🚀

Começou nesta quarta-feira, 20, o Expo.Summit CB, evento voltado à tecnologia, inovação e novas oportunidades. A manhã foi marcada pela cerimônia de abertura, reunindo autoridades locais, empresários, comunidade e a organização do evento em um encontro que promete conectar ideias, tendências e o futuro dos negócios. 

A programação está recheada de palestras e painéis com cases de empresas locais e também de todo o Brasil, trazendo experiências, estratégias e inspirações para quem busca inovação e crescimento.

E o primeiro dia ainda reserva grandes nomes: os painéis de Alice Salazar e Dado Schneider prometem movimentar o evento. 

Confira alguns registros feitos pela nossa equipe nessa manhã 📷

Fotos: Briane Colissi/ AG

#ExpoSummitCB #CampoBom #Inovação #Tecnologia #Empreendedorismo

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Brigada Militar apreendeu quatro fuzis, um revólver e diversos carregadores durante uma ação da Força Tática do 32º BPM realizada na noite de segunda-feira (19), no bairro Operária, em Campo Bom.

A ocorrência aconteceu durante patrulhamento tático, após informações repassadas por um morador indicarem que um homem estaria comercializando armas de fogo em uma residência localizada na Rua Pessegueiros.

No endereço, os policiais localizaram um suspeito portando um revólver calibre .357 na cintura. Durante a abordagem, o homem informou que armazenava outros armamentos na residência e indicou aos agentes os locais onde os materiais estavam escondidos.

Na ação, foram apreendidos:

- um fuzil calibre 5.56 Smith & Wesson;
- dois fuzis calibre 5.56 com numeração suprimida;
- um fuzil calibre 5.56 IWI Americana modelo Z15TAC16;
- seis carregadores de fuzil calibre 5.56;
- um revólver calibre .357 Taurus;
- um celular Samsung azul;
- um Jet Loader.

Após atendimento médico, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência e demais procedimentos legais.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 19.03

➡️ Vem aí, o Campo Bom Expo.Summit.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpacheco 

Há algumas semanas, movimentações de retroescavadeiras, patrolas e caminhões vêm chamando a atenção de moradores em diversas ruas de Campo Bom. A equipe de reportagem do Jornal A Gazeta buscou os responsáveis pelas obras com o objetivo de esclarecer à comunidade o que, exatamente, está sendo feito na cidade.

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está executando obras do sistema de esgotamento sanitário em Campo Bom, com a instalação de redes coletoras de esgoto e ramais de ligação. De acordo com a companhia, as intervenções em andamento visam beneficiar a população com a coleta e o tratamento de esgoto, ampliando a infraestrutura de saneamento básico no município.

As obras fazem parte do processo de universalização do saneamento no Brasil, conforme previsto na Lei nº 14.026/2020 — o Marco Legal do Saneamento. A legislação determina que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto até 2033.

Com o objetivo de atender a essas metas, a Corsan iniciou as obras em Campo Bom neste ano. Atualmente, os trabalhos de implantação de redes coletoras, ramais de ligação e reconstituição de pavimentos estão concentrados em ruas dos bairros Bela Vista, Vila Rica e Santa Lúcia.

As equipes realizam os serviços entre 6h e 18h, período em que podem ocorrer bloqueios parciais ou totais das vias. O cronograma é alinhado entre o setor de Engenharia da Corsan e a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos. Além disso, equipes de responsabilidade social da companhia acompanham o andamento das obras para orientar a população e reduzir transtornos na rotina dos moradores.

No total, serão investidos cerca de R$ 15 bilhões em infraestrutura de saneamento no Rio Grande do Sul. Desse montante, aproximadamente R$ 231 milhões estão previstos para as obras de esgotamento sanitário em Campo Bom.

A previsão é que o município alcance 90% de cobertura de esgotamento sanitário até 2033, conforme as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, que determina a universalização dos serviços até 31 de dezembro do mesmo ano.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM: agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.