A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Feevale Techpark comemora 20 anos de olho no futuro

Redação / AG por Redação / AG
13 de dezembro de 2024
em Educação
0 0
A A
Feevale Techpark comemora 20 anos de olho no futuro
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

No evento que celebrou duas décadas de inovação, parque tecnológico da Universidade Feevale anunciou novidades para 2025

Na comemoração aos seus 20 anos, o Feevale Techpark, parque tecnológico da Universidade Feevale, relembrou duas décadas de muitas conquistas nas áreas do empreendedorismo e da inovação e anunciou muitas novidades para 2025 – entre as quais o lançamento de um novo condomínio empresarial em Campo Bom. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 13, dia do aniversário do parque, no Câmpus II da Universidade, e contou com a presença de representantes de empresas, poder público, imprensa e parceiros do parque.

O Feevale Techpark é um ambiente de inovação e desenvolvimento tecnológico, dedicado a fomentar o empreendedorismo, a pesquisa e a colaboração entre empresas, startups, universidades e centros de pesquisa. O parque tecnológico da Universidade Feevale foi reconhecido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) como um dos três melhores do Brasil. Atualmente, possui unidades em Campo Bom, Novo Hamburgo e Porto Alegre, coordena o Hub Agro em Esteio e atua, ainda, em Sapiranga.

Manuela Bruxel, coordenadora do Feevale Techpark, apresentou os principais números do parque. Profundamente integrado à Universidade e às suas linhas de pesquisa, o ecossistema possui empresas com foco em cinco áreas de atuação: Tecnologia da Informação e Comunicação (53%); Indústria Criativa (16%); Ciências da Saúde e Biotecnologia (13%); Materiais e Nanotecnologia (11%); e Ciências Ambientais e Energias Renováveis (7%). Conta com mais de 122 empresas vinculadas, que geraram mais de mil empregos diretos em 2024. O faturamento, apenas neste ano, foi de mais de R$ 260 milhões.

Roberto Cardoso, conselheiro da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale, afirmou ser um orgulho ver que a semente do Feevale Techpark, plantada há 20 anos, deu muitos frutos. “A Feevale, mais uma vez, consolida o seu DNA comunitário e de desenvolvimento e empreendedorismo”, afirmou.

A diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, lembrou que o parque nasceu em Campo Bom, em 1998, mas cresceu para Novo Hamburgo, Esteio, Sapiranga e Porto Alegre e, certamente, se expandirá para fora do país. “Essa é uma das nossas motivações, trabalhar para que tenhamos mais empresas, mais empregos gerados e mais faturamento, podendo estar em diversos municípios, estados e países, como parque tecnológico da Universidade Feevale”, pontuou.

Giovani Feltes, prefeito eleito de Campo Bom, em sua fala, homenageou todos aqueles que atuam na área da ciência, da tecnologia e da inovação. “Eu ainda sou de um mundo que é analógico, não digital, mas tenho ressaltado a importância e a inevitabilidade desta revolução. Por isso o Feevale Techpark está em Campo Bom e continuamos a perseverar para fazer a vida em sociedade ainda melhor. Espero que a comunidade, através de sua gente e dos seus governantes, tenha o propósito de construir uma cidade, uma região, um Estado e um país melhor”, declarou.

Já o deputado estadual Issur Koch reforçou que ainda é preciso mudar o paradigma de que gerar emprego e renda no Brasil é muito difícil, mas que ecossistemas de inovação como o Feevale Techpark são essenciais nesse processo. “Se o Brasil evoluiu em 2023, em termos de tecnologia pelo índice mundial, subindo para 49ª posição e assumindo o posto de país mais inovador da América, tenho certeza que o Feevale Techpark tem responsabilidade nessa história. O papel do poder público, nesse processo, é criar o melhor cenário e garantir que vocês possam fazer o que fazem de melhor, que é gerar oportunidades para tantos jovens e para tantas empresas”, reiterou.

O reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, cumprimentou e agradeceu a todos que, de alguma forma, contribuíram para a construção do Feevale Techpark nesses 20 anos. “Com certeza, o parque tecnológico da Universidade Feevale contribui para colocar o Vale do Sinos e o Rio Grande do Sul no cenário da inovação mundial. Meu papel, como reitor, é, além de dar continuidade aos projetos de sucesso, lançar novas iniciativas. Temos um desafio muito grande, que envolve a universidade, as empresas, o poder público, a sociedade, em favor da educação, da inovação e do empreendedorismo, e temos procurado cumprir nosso papel com excelência”, completou.

Perspectivas para 2025

Durante o evento, foram apresentadas as novidades do Feevale Techpark para o próximo ano, que reserva o lançamento de um novo lote no Feevale Techpark e do Hub Onehealth, além da confirmação da terceira edição do Feevale Summit, entre muitas outras atividades. Confira:

  • Lançamento do novo condomínio empresarial Feevale Techpark: novo condomínio empresarial, em Campo Bom, contará com 16 lotes, e uma área superior a 10 hectares
  • Lançamento Hub Onehealth: a primeira incubadora tecnológica em biotecnologia e saúde única do Rio Grande do Sul será estabelecido na unidade de Campo Bom do parque. A Instituição foi contemplada no edital Parques Tecnológicos, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), que destinará cerca de R$ 15 milhões em recursos ao projeto
  • Feevale Summit: foi confirmada a terceira edição do evento de empreendedorismo e inovação da Universidade, que acontecerá nos dias 1º e 2 de outubro de 2025
  • Open park com alunos: oportunidade para a comunidade acadêmica conhecer de perto as empresas do Feevale Techpark, e entender como uma ideia pode se tornar uma startup
  • Construção da matriz de materialidade e ações FT 2030: será criado um portfólio prevendo ações para os próximos anos do Feevale Techpark, pensando no Pacto Global + ODS
  • Palestra de empreendedorismo feminino: entre as ações pretendidas para a semana da mulher, em 2025, está a realização de uma palestra temática sobre o empreendedorismo feminino, suas potencialidades e dificuldades
  • Gincana envolvendo as unidades e seus empreendedores: atividades que resgatam a história do Feevale Techpark e conectam seus empreendedores, fomentando o engajamento e pertencimento.
  • Intervenção artística – Monumento Feevale Techpark: um símbolo físico representando a história e trajetória do Feevale Techpark, a ser instalado na unidade do parque em Campo Bom
  • Feira de bem-estar e saúde aberta à comunidade local: em 2025, o Feevale Techpark promoverá atividades de bem-estar e atendimento à saúde, abertos à comunidade e comunidade acadêmica
Post Anterior

EMEI Leonel de Moura Brizola é inaugurada em Campo Bom, primeira escola do bairro Firenze

Próximo post

Casa do Artesão tem horário especial de Natal

Notícias relacionadas

Formandos do Ensino Fundamental na Emef Santos Dumont participam de visita ao Projeto Pescar
Educação

Formandos do Ensino Fundamental na Emef Santos Dumont participam de visita ao Projeto Pescar

16 de abril de 2026
Estudantes participam de concurso para definir o logotipo da Semana Municipal do Brincar
Educação

Estudantes participam de concurso para definir o logotipo da Semana Municipal do Brincar

14 de abril de 2026
Professores da rede municipal formam a única turma do RS a participar do UNIAFRO 2026
Educação

Professores da rede municipal formam a única turma do RS a participar do UNIAFRO 2026

14 de abril de 2026
Próximo post
Casa do Artesão tem horário especial de Natal

Casa do Artesão tem horário especial de Natal

Destaques do Esporte em Campo Bom reconhecidos na Noite dos Campeões

Destaques do Esporte em Campo Bom reconhecidos na Noite dos Campeões

Prefeito Giovani Feltes anuncia mais três nomes para compor sua equipe de governo

Prefeito Giovani Feltes anuncia mais três nomes para compor sua equipe de governo

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Inscrições abertas para a Rústica do Trabalhador, que ocorre em 1º de Maio
  • UBS Paulista dará suporte aos atendimentos do PA na próxima segunda-feira
  • Formandos do Ensino Fundamental na Emef Santos Dumont participam de visita ao Projeto Pescar

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 16.03

➡️ Rústica do Esporte em Ação no Dia do Trabalhador está com as inscrições abertas.

 MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetaCB.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem investigado por envolvimento em um homicídio ocorrido em Campo Bom, no dia 16 de fevereiro, se apresentou à polícia na cidade de Palmeiras das Missões. Ele estava foragido desde a data do crime.

De acordo com informações do delegado Rodrigo Câmara, a Polícia Civil de Campo Bom, com apoio da inteligência da Brigada Militar, realizava buscas intensas há semanas na região do Norte do Estado, após identificar que o suspeito havia fugido para o local. Conforme o delegado, ao perceber que poderia ser capturado, o investigado decidiu se apresentar espontaneamente na delegacia de Palmeiras das Missões, acompanhado de seu advogado. Em depoimento, ele alegou que deixou Campo Bom por estar sendo ameaçado por pessoas ligadas à vítima e afirmou que pretende colaborar com as investigações.

Relembre o caso: O crime ocorreu na noite de 16 de fevereiro, por volta das 19h, no bairro Jardim do Sol. A vítima foi identificada como Gleisson Elvis Gomes, de 32 anos, morador do bairro Porto Blos.

Na ocasião, equipes da Brigada Militar e da Polícia Civil foram acionadas e encontraram o homem já sem vida no local. 

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 15.04

➡️ Dra. Ivanda receberá o Título de Cidadã Campo-bonense, nesta quarta-feira (15).

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazwtacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Guarda Municipal de Campo Bom prendeu um homem por tráfico de drogas na noite de segunda-feira (13) e apreendeu aproximadamente 100 quilos de maconha durante uma ação de fiscalização em uma das vias de acesso ao município.

A ocorrência teve início durante uma operação de abordagem a veículos, quando o condutor de um automóvel desobedeceu à ordem de parada, furou o bloqueio viário e colocou em risco a integridade de um dos agentes.

Diante da fuga, as equipes iniciaram acompanhamento tático e, após cerca de dois quilômetros, conseguiram interceptar o veículo.

Na busca veicular, foram encontrados 181 tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 100,231 quilos da droga. No carro estavam três ocupantes, sendo que o motorista assumiu a responsabilidade pelo entorpecente.

Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais. A ação reforçou o trabalho das forças de segurança no combate à criminalidade e na proteção da comunidade.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na manhã de segunda-feira (13), a Guarda Municipal de Campo Bom prendeu um indivíduo pelo crime de violência doméstica, no Centro do município. A ação teve início após a Central de Operações acionar a guarnição para atender a uma ocorrência em que o suspeito teria agredido sua companheira e a ameaçado de morte com o uso de uma faca.

Ao chegarem ao local, os agentes constataram que a vítima apresentava lesões aparentes no rosto e no pescoço, enquanto o agressor ainda se encontrava na residência.

Diante da situação, ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia para o registro da ocorrência. Após análise da autoridade policial, foi determinada a prisão em flagrante do suspeito.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 14.04

➡️ Campo Bom promove concurso para escolha do logotipo da Semana Municipal do Brincar.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Polícia Civil de Campo Bom, cumpriu mandado de prisão preventiva, na manhã de segunda-feira (13), contra um homem de 26 anos, no bairro Santo Antônio.

O indivíduo estava foragido da Justiça e figurava como suspeito de uma série de furtos qualificados a residências no bairro Colina Deuner, registrados entre os meses de março e abril de 2026. Ele é investigado em ao menos seis ocorrências policiais.

Conforme a investigação, o suspeito já havia sido preso em flagrante no dia 16 de março, no contexto dos mesmos crimes, sendo posteriormente colocado em liberdade provisória com medidas cautelares. No entanto, ele descumpriu as determinações judiciais e voltou a praticar delitos poucos dias depois. O padrão de atuação foi identificado por meio de imagens de câmeras de segurança e também por reconhecimento feito por moradores da região.

Diante do descumprimento das medidas e do risco de continuidade dos crimes, foi solicitada a prisão preventiva, que foi cumprida pela Polícia Civil. Após os procedimentos legais, o preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A identidade não foi divulgada, conforme determina a Lei de Abuso de Autoridade.

A Polícia Civil reforça que a comunidade pode contribuir com informações de forma anônima pelo WhatsApp (51) 98401-3237.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na madrugada desta segunda-feira, 13, um tamanduá-mirim foi resgatado na Avenida Bibiano Trott, em Campo Bom, após sofrer um choque elétrico ao cair de um poste.

A ocorrência mobilizou a vereadora Kayanne Braga (PDT), que foi acionada por moradores da região após o flagrante. O animal foi encontrado ferido e recebeu os primeiros cuidados ainda no local.

Com o auxílio da ONG CBC, o tamanduá foi encaminhado para uma clínica veterinária em Novo Hamburgo. Posteriormente, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ele foi transferido para o projeto voluntário de fauna silvestre Toca dos Bichos, em Porto Alegre.

De acordo com as informações, o animal está em tratamento, sendo medicado, e apresenta bom estado de recuperação.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.