Alunos do 2º e 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Fernando Ferrari, em Campo Bom, estão colocando em prática o espírito empreendedor através da miniempresa Plantchê Sociedade Anônima Estudantil, criada dentro do Programa Miniempresas 2025, da Junior Achievement RS.
A iniciativa, voltada à formação de jovens empreendedores, proporciona aos estudantes uma imersão completa no universo corporativo. Eles vivenciam todas as etapas da criação e gestão de uma empresa real, com setores bem definidos como finanças, marketing, sustentabilidade, recursos humanos e produção.
O carro-chefe da Plantchê é um kit de horta urbana, desenvolvido para o cultivo de microverdes em pequenos espaços. O produto inclui sementes de salsa, repolho e rabanete, borrifador spray, substrato e uma cartela com instruções de plantio — incentivando práticas sustentáveis e uma alimentação mais saudável.
Para viabilizar o negócio, os alunos realizaram a venda de ações e ainda conquistaram o apoio de empresas locais, como a BoxPrint, que doou papel cartonado ondulado e papel pardo utilizados na confecção das embalagens, rótulos e sacolas personalizadas da marca.
O Jornal A Gazeta foi até a Escola Fernando Ferrari conversar com as alunas Luiza Johann Colleto, Luiza Matana Sartório, Isadora Bervian, Letícia Cardoso da Silva, Hanah Gabriely Candido Debalski e Maira Rafaela dos Santos Wrasse, integrantes da equipe da Plantchê.
Elas explicaram que a ideia do produto surgiu a partir de um problema real: um dos pais dos integrantes do grupo, que trabalha com agricultura, relatou a dificuldade de vender seus produtos para famílias que vivem em áreas urbanas. Foi então que os estudantes perceberam a oportunidade de criar uma solução prática, sustentável e acessível.
— “Nosso principal objetivo é ajudar pessoas que não têm tanto espaço em casa através da nossa horta”, explicou Maira.
— “A sustentabilidade foi o foco principal do nosso projeto”, reforçou Isadora.
— “Nós tivemos seis encontros de três horas, onde separamos nossas equipes em setores diferentes pra montar as nossas caixas”, contou Hanah.
— “Foi uma experiência muito legal e desafiadora também”, disse Luiza, ao relembrar a participação da equipe na feira de miniempresas promovida pela Junior Achievement.
— “Na embalagem da nossa caixa também possui a escrita em braile, em inclusão às pessoas com deficiência visual”, destacou Letícia, ressaltando a preocupação com a acessibilidade.
O esforço e a criatividade dos estudantes renderam frutos: a Plantchê conquistou o 3º lugar na Batalha de Miniempresas da Junior Achievement RS, realizada na sede da Dell Brasil. O evento reuniu equipes de várias cidades e proporcionou um ambiente de aprendizado, inovação e troca de experiências.
O projeto evidencia o quanto a educação empreendedora pode transformar a realidade dos jovens, estimulando o protagonismo, a consciência social e a inovação com propósito.