Investimento de mais de R$ 5 milhões da Prefeitura e do Governo Federal criou 188 novas vagas de educação infantil em tempo integral
O dia 12 de dezembro de 2024 fica marcado na história de Campo Bom pela inauguração da primeira escola municipal do bairro Firenze, uma das regiões da cidade que mais cresceu nos últimos anos. Com investimento de R$ 5,3 milhões da Prefeitura e do Governo Federal, a EMEI Leonel de Moura Brizola criou 188 vagas de educação infantil em tempo integral que a partir de 2025 atenderão às famílias do bairro que hoje, muitas vezes, precisam atravessar a cidade para levar os filhos à escola.
É o caso do Nicolas dos Santos Backes, 2 anos, que mora há poucos metros da nova escola e atualmente estuda na EMEI Tico-Tico, no Imigrante Norte, conta a mãe Mariana. O Domynic Nascimento de Souza, 1, também espera frequentar a EMEI Leonel de Moura Brizola, informam os pais Tiago e Micheli, que moram na rua da escola.
Para o prefeito Luciano Orsi, a entrega fecha com chave de ouro um trabalho de 8 anos que priorizou a educação. “Nós investimos em todas as escolas, criamos mais de mil vagas em tempo integral, compramos uniformes para todos os quase 10 mil alunos da rede. Construir uma nova escola, num bairro que não tinha nenhuma, apenas reforça o nosso compromisso de oferecer educação pública de qualidade a todas as nossas crianças”, observa. A secretária municipal de Educação nos 8 anos de governo de Orsi, Simone Schneider, participou da cerimônia junto com o prefeito, que destacou a importância do seu trabalho à frente da pasta.
A escolha do nome é uma homenagem ao ex-governador Brizola que tinha como principal bandeira a educação pública, regulamentada pelo Decreto nº 7.676 de 10 de dezembro de 2024. A escola tem mais de 1,3 mil m² e possui 11 salas de aula, lactário, fraldário, sala de amamentação, playground, entre outros espaços. Além da estrutura física, o Município investiu em materiais pedagógicos para equipar a nova escola. É a 44ª escola de Campo Bom, a 24ª de Educação Infantil.